Perspectivas da carreira em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Atualmente profissões vinculadas a tecnologia ganham cada vez mais destaque. Conheça uma das profissões que atua nesta área.


O mercado de trabalho para o profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é propício para atuação, logo que é uma das áreas que envolve tecnologia e atualmente a dinâmica social e comercial é regida através dela. 

De tal maneira que antes de concluir o curso o aluno já pode está ingressando no mercado de trabalho. Por ser uma profissão que pode atender vários segmentos o profissional não fica limitado, podendo atuar em:

  • Indústria;
  • Negócios;
  • Empresas de tecnologia, entre outros.

Já que sua atuação é responsável pelos sistemas e verificar os processos (projetar, documentar, especificar, testar, implantar e na manutenção).

Além de está associado a uma empresa é possível trabalhar de maneira autônoma e sem dúvidas não falta oportunidade de trabalho, pois cada vez mais necessita da tecnologia em vários setores. 

Segundo um relatório realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) a Análise e desenvolvimento de sistemas é uma das principais geradoras de emprego de 2009 e 2012, responsável por empregar 49.535 pessoas.

Como está o mercado de trabalho em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Hoje em dia o Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma das atividades mais procuradas pelas empresas. Porque a era é guiada pelos meios de produção e as relações sociais estão cada vez mais orientadas pela tecnologia, fazendo que seja uma profissão promissora, pois a demanda por profissionais das áreas cresce ainda mais.

E para aumentar as chances do profissional ter uma oportunidade de emprego é que existem  poucos profissionais nesta área, sendo que a demanda é grande e tem poucas pessoas capazes para desempenhar essa função. Tudo isso torna um mercado de trabalho abrangente e sem muita competição.

Aliás com a pandemia a tecnologia que já era muito usada se tornou ainda mais, visto que muito do comportamento humano e das atividades tradicionais precisaram ser reinventadas. Diante disso, a procura por profissionais de TI aumentou ainda mais, pois foi necessário se adaptar à nova realidade e usá-la a favor. 

Quem se forma em Análise e Desenvolvimento de Sistema  trabalha onde

Hoje em dia todas as empresas e organizações tanto privada quanto públicas necessitam de um sistema e artefatos tecnológicos que possam auxiliar na sua rotina, por isso o analista pode atuar:

  • Indústria;
  • Comércios;
  • Empresas
  • Instituições públicas ou privadas.

Há inúmeras formas para atuar no mercado nessa área, além que alguns optam por fornecer seus serviços de maneira autônoma, possibilitando mais flexibilidade e independência.

Principais áreas de atuação

Existem algumas áreas de atuação que é comum encontrar profissionais dessa área. Dentre elas estão:

Desenvolvimento de Software

Muitas empresas precisam de software que possa auxiliar na rotina empresarial, dessa forma o profissional dessa área vai usar de códigos e linguagem da programação para criar uma sequência lógica para apresentação de resultados.

Nesse sentido, os analistas podem se especializar em desenvolver programas operacionais para celulares, internet, caixas automáticos, tablets e muito mais, já que há uma gama de linguagens de programação que podem ser usadas para determinados fins.

Administração de Bancos de dados

Não é somente ter um programa é necessário gerir e com isso os analistas vão criar bancos de dados, capazes de armazenar informações importantes. Além disso, vai monitorar o uso, verificando a necessidade de atualizações, manutenções e melhorias.

Com a intenção de manter segura as informações do software.

Administrador de redes

Nesta área o analista é responsável pela infraestrutura de TI de toda a empresa. Desse modo instalações, parametrizações e configurações dos sistemas já contidos serão monitorados por ele. 

Ainda mais, vai garantir estabilidade para o sistema e o cuidado para manter as informações seguras da rede.

Produção de software 

Nesse seguimento o analista precisa ter domínio sobre os processos de implementação, arquitetura, desenvolvimento, testes e evoluções dos sistemas de software. Dessa forma precisa ter conhecimento em engenharia de software para conseguir dar conta de todo o processo que vai passar para a sua criação.

Infraestrutura de TI 

Será o responsável pela implementação das soluções computacionais ou seja vai usar de recurso de hardware, sendo os parques computacionais, infraestrutura de rede, integração entre hardware e software. Nesse sentido será um facilitador para empresas, atendendo suas necessidades tecnológicas.

Negócios

O analista pode participar diretamente dos negócios da empresa através das reuniões e briefings com os clientes, com a intenção de apresentar os requisitos e especificar o uso, tornando ainda mais compreensível a atuação dele na empresa. 

Para desempenhar bem essa parte, é preciso que o analista de sistemas entenda de negócios, assim ele poderá otimizar e atrair ainda mais.

Perfil do profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistema

Todos os profissionais desejam alcançar o sucesso na sua área e o Analista e Desenvolvimento de Sistemas quando tem certas habilidades no seu perfil, têm mais chances para isso. Veja algumas:

  • Proatividade: É indispensável a agilidade nesta área, uma vez que está lidando com a segurança e artefatos tecnológicos que requer cuidado maior. Por isso o profissional deve permanecer atento a atender qualquer situação inesperada;
  • Criatividade: Não há dúvidas de ser uma área que exige um raciocínio rápido, então os analistas devem ser rápidos nos momentos para criar soluções criativas e inovações;
  • Responsabilidade: Vai estar à frente de grandes informações sobre a empresa e seus clientes. O profissional precisa manter sigilo e ser organizado para a dinâmica da empresa fluírem.

Além de todas essas é crucial se manter atualizado para isso é preciso ter uma paixão pelo assunto, para está constantemente estudando e encontrando maneiras de inovar e está a frente no mercado. Pois, a todo instante a tecnologia aparece novidades e desse modo é importante está por dentro para otimizar a produtividade e a gestão de tempo, tanto dos colaboradores quanto da empresa. 

Curso Análise e Desenvolvimento de Sistema da Unit

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode ser encontrado na UNIT, que é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

A graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas presencialmente tem a intenção de formar profissionais ágeis e conhecedores de técnicas, possibilitando analisar, projetar, especificar, codificar, testar, implantar e manter os softwares. Assim, sendo capaz de desempenhar sua função com habilidade e conhecimento.

Por ser uma faculdade renomada torna ainda mais atraente o currículo do profissional que faz sua graduação através da UNIT, pois tem a responsabilidade de capacitar os melhores profissionais para o mercado e estimular os processos inovadores e aumentando suas chances de ingressar nos melhores cargos e receber salários altos. 

POSTS RELACIONADOS

emec