Faculdade Online: conheça o popular EAD

Conheça a faculdade ead, quais cursos estão disponíveis nessa modalidade de ensino, as pós-graduações e curiosidades sobre o ensino online. Saiba mais!


A tecnologia está avançando a cada dia e tornando possível o que antes era apenas um sonho distante. Conheça aqui tudo sobre a faculdade EAD!

A Educação a Distância (EAD) tem crescido significativamente no Brasil nos últimos anos, e a faculdade EAD tem sido uma das principais responsáveis por essa expansão, pois esse modelo oferece muitas vantagens para quem não pode comparecer presencialmente.

Por meio do ensino à distância, diferente do ensino presencial, o aluno pode estudar no horário e local que for melhor (o que é ideal para quem trabalha ou tem outras responsabilidades). Além disso, o custo mensal é menor e há menos gastos com transporte.

Com isso, as pessoas que antes não podiam ter acesso à educação superior, devido a algum impedimento de horário ou deslocamento, estão conseguindo realizar o sonho de cursar o ensino superior. 

Deste modo, vale a pena conhecer mais sobre a faculdade EAD e descobrir todas as possibilidades que ela oferece para quem deseja uma formação profissional de qualidade. Confira!

O que é EAD? 

A sigla EAD significa Ensino à Distância e refere-se a um modo de ensino em que os conteúdos são transmitidos de forma remota e através de plataformas digitais, sem que haja necessidade de presença física em sala de aula. 

Assim, sua principal característica é a flexibilidade, permitindo que o aluno estude no horário e local que lhe for mais conveniente, desde que tenha acesso à internet para acessar o conteúdo das matérias.

No EAD, as aulas podem ser ministradas ao vivo, com interação em tempo real entre professores e alunos (síncronas) ou gravadas (assíncronas), permitindo que o aluno estude no seu próprio ritmo. 

Além disso, as atividades e avaliações também são realizadas online, o que torna o processo de aprendizagem mais flexível. Outra característica é a utilização de diferentes recursos multimídia, como vídeos, áudios, imagens e textos, deixando o conteúdo mais dinâmico e interativo.

O que é semi-EAD?

Outra opção muito encontrada é a modalidade semi-EAD, que mescla aulas presenciais com atividades realizadas a distância. Nesse modelo, parte do conteúdo é ministrado em sala de aula, enquanto outra parte é disponibilizada em ambiente virtual de aprendizagem.

Essa abordagem é uma alternativa muito interessante para aqueles que buscam a flexibilidade da faculdade online, mas também valorizam o contato mais direto com o professor e colegas de turma.

Qual curso dá para fazer EAD? 

No Brasil, é possível encontrar uma grande variedade de cursos no modelo EAD, desde graduações em áreas como Administração, Pedagogia, Engenharia e Direito, até pós-graduações como MBA e Especialização.

Veja alguns dos cursos mais procurados no formato a distância:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Ciências Contábeis;
  • Gestão Ambiental;
  • Comércio Exterior;
  • Coaching e Mentoring;
  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Design Educacional;
  • Gestão Comercial;
  • Logística;
  • Segurança da Informação.

Conheça também a Pós-Graduação EAD 

mulher estudando via modalidade ead

Assim como a faculdade EAD, a pós-graduação EAD se tornou uma opção muito procurada no país, pois ela permite que profissionais que já estão no mercado de trabalho possam se especializar sem comprometer seus horários de trabalho ou outros compromissos.

Dentre as opções de pós-graduação online podemos destacar:

  • Docência, Performance e Modelagem da Aprendizagem na EAD;
  • Direito Civil e Processual;
  • Finanças Corporativas, Auditoria e Controladoria;
  • Políticas Públicas com Ênfase nos Direitos das Crianças e dos Adolescentes;
  • Tecnologias Educacionais.

Curiosidades sobre EAD

Além da possibilidade de acompanhar as aulas de forma online, o EAD também pode ser aplicado em outras etapas do ensino superior (seja como processo de entrada no curso ou meio de avaliação das disciplinas), e também fornece diversos benefícios que veremos a seguir.

Vestibular Online

O vestibular online é uma forma prática e eficiente de seleção para ingresso em cursos superiores, sejam eles a distância ou presencial. Com ele, o candidato pode realizar as provas em sua própria casa, sem precisar se deslocar até a universidade ou local de prova

Provas e avaliações EAD

Com o avanço tecnológico e o desenvolvimento de plataformas específicas, as provas e avaliações podem ser realizadas em diferentes formatos a distância, como testes online, trabalhos digitados, seminários virtuais, entre outros.

Além disso, os alunos podem contar com o suporte de tutores e professores para tirar dúvidas e obter orientações sobre o processo avaliativo.

Aluno EAD paga meia?

Sim. O Ministério da Educação (MEC) também concede o direito ao pagamento de meia-entrada no ingresso de shows, eventos e cinemas, para alunos de faculdade online. Basta estar regularmente matriculado e fazer a solicitação da Carteira de Estudante.

Na faculdade EAD tem formatura? 

Sim, a faculdade EAD tem formatura. Assim como a modalidade presencial, a faculdade online tem formatura, composta de cerimônia completa, com paraninfo, entrega de canudo e diploma a todos os formandos na ocasião.

Segunda Graduação EAD

Fazer uma segunda graduação tem se tornado uma opção muito interessante para quem deseja ampliar seu conhecimento acadêmico, aprimorar suas habilidades profissionais ou mesmo mudar de área profissional.

Entretanto, com as responsabilidades profissionais e pessoais, muitas pessoas não conseguem manter a rotina necessária a um curso presencial e, nestes casos, fazer uma segunda graduação EAD é a melhor escolha, assim será possível equilibrar os estudos com a rotina.

Além da flexibilidade de horário e local de estudo, cursar a segunda faculdade nesse formato também permite realizar o aproveitamento de disciplinas que já foram cursadas durante a primeira graduação.

A graduação em EAD surgiu para unir a qualidade do ensino presencial com toda a praticidade que a tecnologia pode proporcionar às nossas vidas. Confira os cursos EAD disponíveis na Unit e inicie hoje mesmo o seu curso superior!

O que precisa para trabalhar em banco?
O que é pós-graduação?
Campus ou Campi: qual o correto a se falar?

 

POSTS RELACIONADOS

emec