Publicidade e Propaganda: explorando as áreas de atuação

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Ser publicitário requer muita criatividade e técnicas de comunicação para fazer a divulgação dos produtos, marcas, ideias e serviços. Além disso, essa é uma área que possui ótimas oportunidades de emprego, principalmente nas grandes cidades, em agências de publicidade, convenções e na área de marketing de médias e grandes empresas, sem contar que possui salários atraentes.

Se você se interessa por essa profissão e quer saber mais, continue lendo esse artigo e descubra mais sobre e o que é necessário para se tornar um publicitário. 

O que faz um Publicitário

O publicitário é o profissional responsável por desenvolver campanhas publicitárias, criar estratégias de vendas, definir logotipos, embalagens de produtos, outdoors, como também dedica-se para criar e manter uma boa imagem de uma marca.

Essa é uma profissão que permite que o profissional atue em diversas áreas, além de poder atuar como autônomo, fazendo parte de equipes de agências publicitárias ou de empresas privadas.

Diferentes áreas de atuação de um Publicitário

O publicitário pode desenvolver vários trabalhos em diferentes áreas de atuação, conheça a seguir quais são essas áreas:

Campanhas publicitárias

Essa é uma das áreas mais conhecidas e relacionadas a publicidade, nela o profissional desenvolve campanhas publicitárias para alguma marca ou empresa.

Mas engana-se quem pensa que a criação de uma campanha publicitária é um trabalho individual, para que a ideia que foi pensada para determinado produto ou marca chegue até o consumidor final é preciso trabalhar em equipe, afinal a realização de uma campanha publicitária envolve várias etapas. Veja quais são essas etapas:

  • Atendimento: Essa etapa é o primeiro contato do cliente com a agência, nela é necessário uma conversa para que o cliente possa esclarecer sobre o tipo de produto que irá vender, quais os objetivos da empresa com aquela campanha, o público-alvo, dentre outras informações;
  • Planejamento: Depois de conhecer melhor o cliente e os objetivos da campanha, é a hora de determinar as estratégias da campanha, ou seja, definir o que será comunicado, de que forma, qual a linguagem utilizada, qual será a abordagem utilizada;
  • Mídia: Na etapa da mídia será definida qual o meio de comunicação irá divulgar a campanha, qual será o tempo de duração e o número de inserções. Caso a forma de divulgação seja mídias impressas e digitais será definido o tamanho e formato do anúncio, qual a página que será impresso, no caso de divulgação em TV ou rádios, será definido horário, duração que o comercial será veiculado;
  • Criação: Os responsáveis pela etapa de criação irão determinar toda estrutura visual da campanha e produzir as peças publicitárias, além disso definem as imagens e a ordem que elas irão aparecer, produzem tipo um roteiro detalhado para guiar o trabalho de ilustradores, diretores, fotógrafos, desenhistas, por exemplo.

Mas clama, o trabalho do publicitário não finaliza aí, depois da propaganda veiculada na mídia, o publicitário ainda precisa avaliar o impacto daquela campanha para o público, além de fazer um relatório sobre essa avaliação para que a empresa possa verificar os resultados da campanha e se necessário solicitar algum ajuste.

Design sem nome (20)

Campanhas eleitorais

Nas campanhas eleitorais é fundamental a presença de um publicitário, ele irá auxiliar a definir a marca de um determinado candidato, podendo estar envolvido desde a escolha da roupa até as palavras utilizadas nos pronunciamentos.

Além disso, o publicitário pode determinar ou gerenciar as diretrizes para a equipe de comunicação que irá trabalhar junto ao candidato.

Vendas e marketing

Algumas empresas, principalmente aquelas de grande e médio porte, contratam publicitários para o departamento de marketing e de vendas, nesse caso ele irá desenvolver trabalhos voltados para estratégias de venda dos produtos, além disso pode atuar desenvolvendo conteúdos para rótulos e embalagens ou no planejamento de convenções, feiras e eventos.

O que precisa para se tornar um Publicitário

Se você deseja ser um publicitário, não há exigência legal de ingressar em uma faculdade, mas pensado em ser destaque no mercado de trabalho é interessante você se profissionalizar e ingressar em uma universidade, seja pública ou particular, que seja reconhecida e aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) para possuir o diploma no curso superior de Publicidade e Propaganda.

É interessante também começar a trabalhar através de estágios, isso ajuda na inserção ao mercado de trabalho, sem contar que possibilitará um bom portfólios com as campanhas já desenvolvidas e assim possibilitará que você mostre um pouco do seu trabalho aos contratantes.

Conheça o curso de Publicidade e Propaganda da Unit

O curso de Publicidade e Propaganda na Unit oferece aos seus alunos infraestrutura de qualidade para aprendizagem e pesquisa, além disso os alunos possuem aulas práticas, desenvolvem campanhas publicitárias e realizam visitas técnicas sob orientação dos professores, tudo isso voltado para capacitar os alunos para o mercado de trabalho.

Além disso, possui uma Agência Prática Experimental e com ótimas estruturas de laboratórios, incluindo estúdios de áudio, TV, fotografias e laboratório de mídias digitais. 

O curso tem duração média de 4 anos (8 semestres), sendo ofertado nos turnos matutino, vespertino e noturno, além de contar com um excelente corpo docente. Em relação às disciplinas que compõem a grade curricular estão:

  • Teorias da Comunicação;
  • Comunicação Visual;
  • Imagem, Estética e Semiótica;
  • Produção Textual;
  • Produção Audiovisual;
  • Fotografia Publicitária;
  • Marketing;
  • Computação Gráfica;
  • Comportamento do Consumidor.

Além disso, é necessário realizar o trabalho de conclusão de curso (TCC) e o estágio obrigatório supervisionado.

 

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