Descubra a diferença entre esses dois termos e aprenda a usá-los corretamente. Confira nossas dicas sobre universidade!
A transição do Ensino Médio para o Ensino Superior é um momento marcante na vida dos jovens. É hora de escolher a carreira profissional e dar os primeiros passos. No entanto, essa fase de mudança também traz dúvidas, seja sobre o curso ideal para cada perfil ou questões básicas sobre a vida universitária.
Infelizmente, essa falta de esclarecimento é muito comum, pois não há diálogos suficientes sobre o assunto, seja por parte das instituições de ensino, ou mesmo da família e amigos. Uma dúvida que atormenta muitos jovens, e que pode persistir na vida adulta, é: qual é o termo correto para se referir a uma unidade da universidade? Campus ou campi? A questão pode parecer simples, mas envolve aspectos importantes da formação e uso da língua portuguesa.
Afinal, qual a diferença entre Campus e Campi?

Afinal, qual a diferença entre Campus e Campi?
Assim como em outros idiomas, a língua portuguesa também absorveu palavras de outras línguas, que agora fazem parte do nosso cotidiano. É comum ouvirmos expressões como "fazer uma call" em vez de "fazer uma ligação". Além disso, há palavras que foram "aportuguesadas" em sua pronúncia e escrita, como o termo inglês "buffet", que se tornou "bufê" em português.
Esse fenômeno linguístico explica por que usamos os termos "campus" e "campi" em português: ambos vêm do latim. Embora muitos associam o latim apenas ao Direito, devido à sua tradição histórica, palavras latinas também são usadas em outras áreas. Além das questões linguísticas, surge outra dúvida comum: qual é a diferença entre faculdade e universidade? Com tantos termos e conceitos no universo acadêmico, é fácil se confundir.
Campus
A palavra latina 'campus' refere-se à área que abrange o território e os edifícios de uma instituição de ensino, seja uma universidade, faculdade ou até mesmo uma escola básica.
Geralmente, o termo 'campus' é associado a universidades, pois elas oferecem cursos em diversas áreas do conhecimento.
Quando cursos de graduação são oferecidos no mesmo local da universidade, mas em prédios diferentes, dizemos que eles estão no mesmo campus. Isso porque uma universidade precisa ter uma estrutura mais complexa para abrigar todas as áreas do conhecimento, diferentemente de uma faculdade, que geralmente se concentra em uma área específica.
Campi
E quando é necessário se referir a todos os conjuntos de territórios e edifícios de uma universidade, ou seja, todos os campus que ela possui? Nesse caso, o termo correto é campi. Embora compartilhe o mesmo significado que "campus", a diferença está no plural: enquanto "campus" é singular, "campi" é plural.
A confusão entre "campus" e "campi" é comum em português, pois as palavras plurais geralmente terminam em "s", enquanto o latim não segue essa regra. No entanto, com a prática, é fácil aprender o correto. Por exemplo, a Universidade Tiradentes, que se compromete com o ensino de excelência, expandiu-se para outros estados nordestinos, oferecendo formação de qualidade a mais pessoas.
A Unit possui unidades em Sergipe e Pernambuco. Ela conta com cinco campi em Sergipe e um campus em Pernambuco. Uma característica marcante dos campi da Unit é a presença de um corpo docente altamente qualificado e instalações completas, equipadas com tudo o que os alunos precisam para aprender.
E a palavra Câmpus?
Outra palavra que surge com frequência nesse contexto é 'câmpus', que é a forma aportuguesada do termo latim 'campus'. Esse processo de adaptação é semelhante ao que ocorreu com o 'bufê', que vem do francês 'buffet'.
No entanto, o processo de aportuguesamento do termo 'câmpus' levou a sua utilização tanto no singular quanto no plural, gerando dúvidas e problemas de compreensão. Por isso, e considerando o uso frequente de palavras em latim no meio acadêmico (como 'honoris causa', 'caput', 'idem', 'ibidem', entre outras), é recomendável usar 'campus' ou 'campi' para evitar confusões.
Conheça os cursos de faculdade oferecidos pela Unit em seus campi e comece o quanto antes a estudar em uma universidade com mais de 60 anos de tradição e compromisso com a formação profissional de qualidade.
Engenheiro Químico: como é a profissão, como é o curso e onde estudar!
Esteticista: a profissão, o curso, onde estudar e mais!
Engenheiro Mecânico: como é a profissão, o curso e onde estudar!