Campus ou Campi: qual o correto a se falar?

Entenda qual é o termo correto a ser falado entre campus ou campi e saiba as principais diferenças entre ambos. Saiba mais com nossas dicas de universidade


Você sabe o que significa e quando usar campus ou campi? Confira a seguir tudo o que precisa saber para nunca mais errar!

A transição entre o Ensino Médio e a entrada no Ensino Superior é um momento muito importante na vida de todo jovem, pois representa a escolha e os primeiros passos de sua carreira profissional.

Apesar de crucial, esse período de mudança é também carregado de dúvidas, seja em relação ao curso que se adequa melhor ao perfil de cada aluno ou mesmo a questões mais básicas relacionadas à vida universitária.

O que é ainda é muito frequente devido à falta de diálogos sobre. Seja por parte das instituições de ensino médio ou mesmo da família e amigos.

Uma dúvida muito comum entre os jovens, e que tende a se prolongar na vida adulta, é sobre qual o termo correto (campus ou campi) para se referir a determinada unidade da universidade que estuda.

Aparentemente simples, essa questão envolve diversos fatores que envolvem a formação e o uso da língua portuguesa.

Afinal, qual a diferença entre Campus e Campi?

alunos caminhando pelo campus da faculdade

Assim como acontece em outros idiomas, a língua portuguesa é permeada de palavras oriundas de outras línguas que são utilizadas no cotidiano do brasileiro. Atualmente, é muito comum ouvir as pessoas dizerem “fazer uma call” quando querem dizer “fazer uma ligação”.

Existem ainda as palavras que passaram por um processo de “aportuguesamento” na sua forma de ser pronunciada e escrita, como é o caso do termo inglês “buffet” que é encontrado no português como “bufê”.

Esse fenômeno linguístico é o que explica o uso dos termos campus e campi na língua portuguesa: ambas são palavras provenientes do latim.

A maioria das pessoas associa o uso de palavras latinas apenas ao Direito, já que tal área faz uso delas historicamente. Contudo, os termos em latim estão presentes em outras áreas, como é o caso dos termos que iremos analisar.

Além das questões linguísticas, a dúvida também ocorre sobre a diferença entre faculdade e universidade, afinal, são tantos termos e questões no universo acadêmico, comum a confusão. 

Campus

A palavra latina campus é utilizada para designar a área que compreende todo o território e o conjunto dos edifícios de uma instituição de ensino, seja ela uma universidade ou mesmo uma escola de ensino básico.

O uso desse vocábulo é normalmente associado às Instituições de Ensino Superior classificadas como Universidade devido a obrigatoriedade delas em oferecer cursos de formação em todas as áreas de conhecimento.

Deste modo, quando queremos dizer que determinados cursos de graduação são lecionados no mesmo local da universidade, apesar de serem em prédios diferentes, dizemos que eles são oferecidos no mesmo campus.

Para comportar todas as áreas é necessária uma estrutura muito mais complexa em comparação com a utilizada por uma IES que oferta cursos apenas em uma área de conhecimento, como é o caso das classificadas como Faculdade.

Campi

E quando é necessário referenciar, ao mesmo tempo, todos os conjuntos de territórios e edifícios da universidade, isto é, todos os campus que ela possui?

Para esses casos, o termo correto é campi. Essa palavra latina possui o mesmo significado que o vocábulo campus, a diferença é que enquanto campus refere-se ao singular, campi refere-se ao plural.

A dúvida em usar campus ou campi é muito comum na língua portuguesa porque, neste idioma, as palavras no plural possuem terminação em “s” e o latim não segue a mesma regra. Contudo, aprendendo na prática o correto, fica fácil aprender.

Como exemplo, pode-se citar a Universidade Tiradentes. O compromisso com o ensino de excelência possibilitou o seu crescimento e a expansão para outros estados nordestinos, permitindo que mais pessoas pudessem obter uma formação de qualidade.

A Unit mantém unidades em Sergipe e Pernambuco. Portanto, pode-se dizer que ela possui cinco campi em Sergipe e um campus em Pernambuco, sendo uma característica dos campi da Unit possuir um corpo docente altamente qualificado e instalações completas com todos os equipamentos necessários ao aprendizado dos alunos.

E a palavra Câmpus?

Outra palavra que costuma aparecer com certa frequência nesse assunto, é câmpus. Essa palavra nada mais é do que a forma aportuguesada do termo em Latim campus. É o mesmo processo que gerou “bufê” a partir do francês “buffet”.

Contudo, nesse processo de aportuguesamento, o vocábulo câmpus surgiu sendo utilizado para todas as situações, sejam elas no singular ou plural. Como consequência, acaba gerando muitas dúvidas e problemas de compreensão.

Por este motivo e também pelo fato de ser corriqueiro o uso de palavras latinas no meio acadêmico (honoris causa, caput, idem, ibidem, entre outros), o mais recomendável é fazer o uso de campus ou campi.

Conheça os cursos de faculdade oferecidos pela Unit em seus campi, além de sua faculdade EAD e comece quanto antes a estudar em uma universidade com mais de 60 anos de tradição e compromisso com a formação profissional de qualidade.

Engenheiro Químico: como é a profissão, como é o curso e onde estudar!
Esteticista: a profissão, o curso, onde estudar e mais!
Engenheiro Mecânico: como é a profissão, o curso e onde estudar!

 

capa-ebook-vida-de-estudante

 Vida de Estudante: o que muda depois de entrar na faculdade

Neste e-book, trouxemos um panorama das principais diferenças entre o Ensino Médio e a Universidade. Confira como a nova rotina na faculdade irá te transformar.

Preencha o formulário abaixo e faça o download. 👇

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec