Educação Física: quais as diferenças entre licenciatura e bacharelado?

Descubra as principais diferenças entre licenciatura e bacharelado em educação física e decida qual modalidade é a ideal para você.


Na hora da inscrição para o vestibular, alguns estudantes podem ter dúvidas sobre as diferenças entre bacharelado e licenciatura. Apesar de terem grades curriculares bastante próximas, cada modalidade reúne algumas características próprias, que marcam a carreira do profissional formado.

A fim de não errar na escolha, você precisa compreender que diferenças são essas e como elas afetam sua carreira depois de concluir os estudos. Confira!

 

Educação Física bacharelado

educacao-fisica-bacharelado

Os cursos de bacharelado são a maioria nas faculdades e universidades. O modelo de graduação é focado no aprendizado de competências práticas e oferecem oportunidades diversificadas no mercado de trabalho, sendo mais variado do que a licenciatura.

O aluno que escolher o curso de Educação Física bacharelado, estará apto a atuar em:

  • academias;
  • centros desportivos;
  • clubes;
  • como personal trainer ;
  • preparador físico, dentre outras possibilidades.

As oportunidades são amplas para o profissional e as possibilidades de remuneração também, já que o bacharel em Educação Física pode atuar como autônomo e atender a mais de uma organização por vez. É o caso de quem trabalha como personal trainer ou professor de academia.

 

Educação Física licenciatura

educacao-fisica-licenciatura

A licenciatura é uma modalidade de graduação voltada aos profissionais que desejam atuar como professores de ensino fundamental e médio. Ela inclui disciplinas de didática e pedagogia que “ensinam a ensinar”, desenvolvendo competências de comunicação, liderança e organização escolar.

O aluno que opta pela licenciatura em Educação Física deve ter interesse em trabalhar com grupos de crianças e adolescentes, a fim de incentivá-los à prática esportiva e ser, por si mesmo, um entusiasta engajado com o sistema de ensino.

Escolas municipais, estaduais e particulares contratam o profissional, que pode ter as vantagens de ser um concursado ou optar pelo setor privado. E como a disciplina de Educação Física é obrigatória, o mercado para o licenciado oferece demandas constantes.

 

Principais diferenças e semelhanças 

As grandes diferenças entre cada modalidade de formação na Educação Física estão no tempo de formação e nos campos de atuação profissional.

Apesar da licenciatura ser voltada para a docência e o bacharelado ter foco no mercado de trabalho, muitas das disciplinas são similares e quem deseja uma formação completa na área pode combinar os dois cursos.

Quem fez o bacharelado, por exemplo, pode dispensar as matérias similares e cursar apenas as que são exclusivas da licenciatura, conquistando uma formação completa com a segunda graduação.

Em pouco tempo, o estudante torna-se um profissional de dupla titulação e tem ao seu dispor mais oportunidades no mercado de trabalho. É importante conhecer essa possibilidade quando o estudante está com dúvidas sobre qual curso escolher.

 

Esse é o seu caso? Conheça melhor suas opções e saiba como aproveitar essa área da melhor forma possível!

 

Leia também: Existe faculdade de Educação Física à distância?

 

 

POSTS RELACIONADOS