Descubra a diferença entre curso autorizado e reconhecido pelo MEC

Descubra definitivamente qual a diferença entre curso reconhecido e autorizado pelo MEC e qual se aplica adequadamente ao seu caso. Acesse já e saiba mais!


Com a pressa para iniciar logo a faculdade, muitos alunos não se atentam para detalhes importantes da instituição de ensino escolhida e, que muitas vezes, não são informados na hora da matrícula.

E dentre as principais questões que surgem, uma delas é sobre a diferença entre curso reconhecido e autorizado pelo MEC.

Pois apenas um curso reconhecido pelo MEC pode expedir diplomas que terão validade. Assim, é importante que o estudante fique atento para que o seu sonho de construir uma carreira de sucesso não se transforme em um grande transtorno.

Foi justamente para que você se previna e para que escolha uma faculdade de confiança que escrevemos este artigo!

O que é um curso autorizado pelo MEC?

O Ministério da Educação é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos cursos superiores do país. Para a realização desse monitoramento, ele utiliza alguns instrumentos, como as avaliações, o reconhecimento e a autorização.

Quando uma instituição deseja abrir um novo curso superior, ela pede a autorização do MEC. Esse instrumento possibilita que a faculdade abra as portas de um novo curso, receba matrículas e inicie suas atividades.

O que é avaliado?

No ato de concessão da autorização, o MEC avalia:

  • a organização didático-pedagógica do curso;
  • seu quadro de funcionários;
  • e suas instalações.

No entanto, a autorização ainda não garante que o curso oferecido tem uma qualidade reconhecida. É aí que entra o reconhecimento.

ponto-de-interrogacao-em-giz

O que é um curso reconhecido pelo MEC?

O reconhecimento é o ato que virá após a autorização, caso a instituição atinja todos os padrões de qualidade necessários.

  • Depois de concluído 50% dos primeiros anos de funcionamento do curso, o Ministério da Educação realiza uma nova vistoria, por meio de uma comissão que visita as instalações da faculdade;
  • Dependendo do entendimento da comissão, o curso poderá ser reconhecido ou não, com a possibilidade de solicitar ajustes até que seja feita uma nova inspeção;
  • Apenas após o reconhecimento é que a unidade está apta a emitir diplomas que terão validade no mercado.

Como saber se um curso é reconhecido ou autorizado?

No caso do curso autorizado pelo MEC, é provável que tenha sido criado há pouco tempo e ainda passará pela vistoria de reconhecimento. Caso o curso não possua nem mesmo a autorização, é recomendável que o estudante não realize a matrícula.

Você pode obter essas informações no site do Ministério da Educação. Confira o passo a passo:

  1. Faça uma pesquisa no campo “Busca avançada”. Digite as informações do curso ou faculdade que deseja verificar, clique em “Pesquisar”;
  2. Uma nova janela abrirá. É só acessar a aba “Processos E-mec” e verificar o andamento do reconhecimento ou autorização dos cursos listados.

É importante ressaltar que a autorização ou reconhecimento é dado a um curso, não à faculdade. A faculdade deve ser credenciada, um outro tipo de ato autorizativo. Assim, mesmo se a instituição já possua um curso reconhecido pelo MEC, ela necessitará de uma nova vistoria para a criação de um outro.

A escolha de uma faculdade requer cuidados, já que é um investimento que impacta em seu sucesso profissional. Agora que já possui todas as informações, faça uma boa escolha e continue a sua pesquisa sobre os melhores cursos.

Agora que já conhece melhor a diferença entre curso reconhecido e autorizado pelo MEC, se tem interesse em ingressar na faculdade, acesse já nossos cursos de graduação e se inscreva já! 

 

Leia também:

Como funciona a nota do MEC?

Qual a diferença entre exatas e humanas?

Acesse o e-book Vida de Estudante

capa-ebook-vida-de-estudante

Neste e-book, trouxemos um panorama das principais mudanças para nova vida acadêmica. Confira como essa nova rotina irá te transformar! 😁

👇 Preencha o formulário abaixo e faça o download: 

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec