Descubra a diferença entre curso autorizado e reconhecido pelo MEC

Com a pressa para iniciar logo a faculdade, muitos alunos não se atentam para detalhes importantes da instituição de ensino escolhida e, que muitas vezes, não são informados na hora da matrícula. As duas principais informações são: a existência do reconhecimento e da autorização dada pelo Ministério da Educação.

Apenas um curso reconhecido pelo MEC pode expedir diplomas que terão validade. Assim, é importante que o estudante fique atento para que o seu sonho de construir uma carreira de sucesso não se transforme em um grande transtorno.

Foi justamente para que você se previna e para que escolha uma faculdade de confiança que escrevemos este artigo!

pensando

O que é um curso autorizado pelo MEC?

O Ministério da Educação é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos cursos superiores do país. Para a realização desse monitoramento, ele utiliza alguns instrumentos, como as avaliações, o reconhecimento e a autorização.

Quando uma instituição deseja abrir um novo curso superior, ela pede a autorização do MEC. Esse instrumento possibilita que a faculdade abra as portas de um novo curso, receba matrículas e inicie suas atividades.

O que é avaliado?

No ato de concessão da autorização, o MEC avalia:

  • a organização didático-pedagógica do curso;
  • seu quadro de funcionários;
  • e suas instalações.

No entanto, a autorização ainda não garante que o curso oferecido tem uma qualidade reconhecida. É aí que entra o reconhecimento.

O que é um curso reconhecido pelo MEC?

O reconhecimento é o ato que virá após a autorização, caso a instituição atinja todos os padrões de qualidade necessários.

  • Depois de concluído 50% dos primeiros anos de funcionamento do curso, o Ministério da Educação realiza uma nova vistoria, por meio de uma comissão que visita as instalações da faculdade;
  • Dependendo do entendimento da comissão, o curso poderá ser reconhecido ou não, com a possibilidade de solicitar ajustes até que seja feita uma nova inspeção;
  • Apenas após o reconhecimento é que a unidade está apta a emitir diplomas que terão validade no mercado.

duvida

 

Como saber se um curso é reconhecido ou autorizado?

Se um curso foi somente autorizado, é provável que tenha sido criado há pouco tempo e ainda passará pela vistoria de reconhecimento. Caso o curso não possua nem mesmo a autorização, é recomendável que o estudante não realize a matrícula.

Você pode obter essas informações no site do Ministério da Educação. Confira o passo a passo:

  1. Faça uma pesquisa no campo “Busca avançada”. Digite as informações do curso ou faculdade que deseja verificar, clique em “Pesquisar”;
  2. Uma nova janela abrirá. É só acessar a aba “Processos E-mec” e verificar o andamento do reconhecimento ou autorização dos cursos listados.

É importante ressaltar que a autorização ou reconhecimento é dado a um curso, não à faculdade. A faculdade deve ser credenciada, um outro tipo de ato autorizativo. Assim, mesmo se a instituição já possua um curso reconhecido pelo MEC, ela necessitará de uma nova vistoria para a criação de um outro.

 

A escolha de uma faculdade requer cuidados, já que é um investimento que impacta em seu sucesso profissional. Agora que já possui todas as informações, faça uma boa escolha e continue a sua pesquisa sobre os melhores cursos.

 

Está querendo ingressar em um curso superior? Confira as principais mudanças da vida acadêmica. Baixe o e-book "Vida de Estudante" e boa leitura!

 

Leia também: 

Tem idade certa para fazer faculdade? Saiba se deve entrar aos 18 anos

capa-ebook-vida-de-estudante

Neste e-book, trouxemos um panorama das principais mudanças para nova vida acadêmica. Confira como essa nova rotina irá te transformar! 😁

👇 Preencha o formulário abaixo e faça o download: 

Gostou do conteúdo? 

Continue acompanhando nosso Blog para conferir tudo sobre o Ensino Superior.  🎓

VER MAIS CONTEÚDOS