Vale a pena fazer uma pós-graduação EAD?

A competividade do mercado de trabalho e o rigor por maior qualificação podem ser correspondidos com a Pós-Graduação EAD, por isso, conheça suas vantagens!


Neste artigo, veja como funciona a pós-graduação a distância, quais são os tipos e as principais vantagens. Acompanhe!

A pós-graduação EAD é uma excelente ferramenta para o aprimoramento profissional, principalmente devido aos benefícios do modelo remoto de ensino.

De 2009 a 2019, o número de pessoas matriculadas em cursos superiores à distância cresceu  378,9% – um salto de 330 mil estudantes para mais de 1 milhão e meio –, conforme dados do Censo de Educação Superior. Ou seja, o modelo remoto de ensino vem ganhando bastante alunos.

Além do título de especialista, com a pós-graduação online é possível ampliar o seu network, aprimorar o currículo e dar mais direcionamento na carreira.

Como funciona a pós-graduação EAD?como-funciona-a-pos-graduacao-ead

A pós-graduação EAD é dividida em módulos, ou disciplinas, e a sua carga horária varia de acordo com a matriz curricular do curso escolhido.

A depender da instituição educacional escolhida, a frequência é medida através da entrega de atividades. Durante o período do curso, podem ser elaborados trabalhos, exercícios e provas, que também são utilizados para avaliar o desempenho total do estudante.

Os materiais para estudo ficam disponíveis em uma plataforma e são acessados facilmente. Ainda, além dos horários de estudo serem flexíveis, o estudante também tem acesso a um portal para tirar as suas dúvidas.

Após concluir os módulos, o estudante realiza uma avaliação a fim de testar os conhecimentos adquiridos. Porém, isso também pode variar de acordo com a instituição. Em alguns casos, ao final do curso, é realizado um encontro presencial para a avaliação final.

Além disso, o trabalho de conclusão de curso (TCC) também não é mais obrigatório, ou seja, um benefício para quem deseja ampliar os conhecimentos, porém não possui tempo para elaborar um projeto de conclusão.

Quais as vantagens de fazer uma pós-graduação a distância?5-vantagens-de-fazer-uma-pos-graduacao

A pós-graduação online conta com equipes especializadas de professores prontos para dar suporte e tirar todas as dúvidas dos estudantes, mantendo a mesma qualidade e dedicação do formato presencial. 

A seguir, confira as 5 principais vantagens de fazer uma pós-graduação EAD.

1. Preparação para o mercado de trabalho

Diante das novas demandas do mercado de trabalho, a pós-graduação EAD se torna essencial para o profissional que deseja ser visto como um candidato atualizado e preparado para os cargos de gestão e liderança

Segundo a plataforma Vagas.com, 70% das vagas de trabalho para profissionais que possuem pós-graduação são de nível pleno, sênior, supervisão etc.

2. Flexibilidade nos estudos

Uma das principais vantagens de realizar uma pós-graduação online é a possibilidade de criar a própria rotina de estudos, adaptando os melhores horários do dia para assistir aulas, realizar os trabalhos etc.

Por conta disso, a pós EAD também é uma excelente alternativa para os pais que possuem filhos pequenos, ou para quem trabalha em período integral ou por escala. E, além disso, também é uma ótima oportunidade para quem deseja realizar um curso que não existe em sua cidade, por exemplo.

3. Menor custo

A modalidade a distância costuma ser mais em conta em relação às outras oferecidas no mercado. Além disso, com a pós-graduação online você não possui gastos com transporte e alimentação, uma vez que não precisa se deslocar todos os dias para assistir às aulas.

4. Salários mais altos

Conforme pesquisa realizada pela Catho Educação, os cursos de pós-graduação impactam diretamente no salário de um profissional. Ou seja, fazer uma especialização ainda lhe garante valorização dentro do mercado de trabalho.

5. Possibilidade de reposicionamento profissional

Além de aumentar as chances de promoção, a pós-graduação online ajuda a unir áreas determinadas a fim de torná-lo um profissional diferenciado no mercado de trabalho, sendo uma excelente alternativa para quem se sente insatisfeito na área de atuação.

A pós-graduação EAD pode ser concluída em menos tempo?

Sim, principalmente por conta da autonomia concedida ao aluno.

O curso de pós-graduação pode ter a possibilidade de ser concluído em poucos meses, isso dependerá do programa, da instituição de ensino e da dedicação do estudante. 

Devido à flexibilidades dos horários, também é muito raro que estudantes precisem trancar o curso de pós-graduação EAD, fator que também influencia no tempo de espera para a conclusão dos cursos presenciais.

O diploma da pós-graduação EAD tem a mesma validade?

Sim! O MEC reconhece o diploma do curso de pós-graduação EAD como o mesmo da modalidade presencial.

Uma vez que a instituição escolhida para a realização do curso de pós-graduação online for credenciada no Ministério da Educação, significa que a mesma é confiável.

Como descobrir se a instituição EAD é reconhecida pelo MEC?

Geralmente, quando a instituição de ensino for reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), será indicado na própria descrição do curso ou no site da instituição. No entanto, também é possível consultar através do site: emec.mec.gov.br.

A pós-graduação EAD possui diversos benefícios para quem deseja o aperfeiçoamento profissional. Além disso, por ser um curso remoto, é possível usufruir de diversas vantagens, como a flexibilidade para organizar as suas horas de estudo e os valores mais acessíveis.

E se tem interesse, saiba mais sobre nossa pós-graduação!

 

Leia também:

Tipos de pós-graduação: entenda as diferenças e faça a escolha certa

Segunda graduação ou pós-graduação: qual a melhor opção?

Graduação EAD: mitos e verdades



Referências:
Ensino a distância se confirma como tendência

Você sabia que o TCC não é obrigatório para a sua Pós?

Como fazer uma pós-graduação pode te ajudar a avançar na carreira?

POSTS RELACIONADOS

emec