A vida na faculdade vai mudar você. Entenda como!

A vida de universitário é cheia de desafios e aprendizados. Saiba como é a vida na faculdade e como ela vai mudar sua forma de pensar.


A entrada em uma universidade dá início a muitas transformações na vida de um estudante. A vida de um universitário não é apenas uma oportunidade para aprender uma profissão: ela também consolida a transição da adolescência para a idade adulta.

Em outras palavras, isso significa que, além do conhecimento técnico, você também se transforma ao longo do curso, desenvolvendo novos olhares sobre às inúmeras situações do cotidiano.

Esse processo também é conhecido como amadurecimento. A associação entre universidade e carreira é bastante comum, mas, ao final desse texto, você vai entender porque o legado desse período é muito mais amplo.

 

convivencia-com-pessoas-diferentes

Convivência com pessoas diferentes

Tão logo você comece a frequentar as aulas, irá conhecer muitas pessoas: seus novos colegas, professores, funcionários e alunos de outros cursos. Na sua sala, é provável que você tenha afinidade quase instantânea com alguns dos amigos.

Mas não espere que todos que passam pelo campus sejam seu reflexo. Você irá se deparar e terá que conviver – respeitosamente, espera-se – com a diversidade: gente que pensa, age e tem prioridades bem diferentes das suas.

Em dado momento, poderá até haver um conflito, mas vocês serão encorajados a resolver a divergência de maneira pacífica. Assim, você terá várias oportunidades para exercitar sua capacidade de tolerância.

 

maior-autonomia

Maior autonomia (e responsabilidade também!)

Outro legado importante da passagem pelo Ensino Superior é o grau de autonomia desenvolvido. Diferentemente do Ensino Médio, onde os alunos têm por hábito – ou pelo menos deveriam – pedir permissão do professor para quase tudo, inclusive para ir ao banheiro.

Na faculdade, o aluno é mais independente, não é obrigado a assistir as aulas e, por isso mesmo, também precisa exercitar o compromisso e disciplina. Afinal de contas, o maior prejudicado pela falta de dedicação é o próprio aluno.

As lições de casa são praticamente abolidas, mas, em contrapartida, você tem uma série de trabalhos e outras responsabilidades acadêmicas, que, não raramente, envolvem também a comunidade ao redor, nas chamadas atividades de extensão.

Ao mesmo tempo, qualquer que seja a profissão que você escolheu, os professores se empenham em lhe proporcionar experiências que vão fortalecer seus valores, como ética e solidariedade.

 

networking

Criação e ampliação do networking

Voltando a enfatizar o paralelo entre faculdade e profissão, a gente sabe que muitas oportunidades surgem em nosso caminho em reconhecimento aos esforços que fazemos.

É comum que, como uma recompensa pelo bom desempenho, alguns alunos sejam indicados a um processo seletivo ou a uma vaga propriamente dito. Por isso, é tão importante se preocupar com o fortalecimento de nossa rede de contatos.

Isso significa que você deve aproveitar cada oportunidade para demonstrar seu talento e cativar a todos em sua volta: o mais importante é que professores, palestrantes, funcionários e até mesmo colegas de sala tenham boas referências a seu respeito.

Entendeu por que o legado do Ensino Superior é muito mais amplo do que a associação entre universidade e carreira?

Se quiser saber mais sobre as mudanças proporcionadas pela faculdade, preencha o formulário e baixe o e-book "Vida de estudante: o que muda depois de entrar na faculdade".

 

Leia também:

5 aplicativos para você organizar seus estudos

5 dicas importantes para escolher a carreira certa

 

 

ebook-vida-de-estudante

Vida de Estudante: o que muda depois de entrar na faculdade

Neste e-book, trouxemos um panorama das principais diferenças entre o Ensino Médio e a Universidade. Confira como a nova rotina na faculdade irá te transformar.

Preencha o formulário abaixo e faça o download. 👇

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec