Matemático: explorando atuações, métodos e oportunidades profissionais

A matemática está presente em tudo. Ser um matemático é um cargo de extrema importância na formação da sociedade. Para saber mais, acesse o blog e confira!


A matemática faz parte da vida de qualquer ser humano, de forma consciente ou não. É uma das matérias mais importantes na vida escolar, que será usada em praticamente todas as áreas de atuação de qualquer profissional. Por esse motivo, o matemático é uma das pessoas mais importantes para a formação escolar e acadêmica do estudante.

Os Matemáticos atuam na resolução de problemas que envolvam cálculos e lógica. A matemática serve como alicerce para o desenvolvimento de novos conhecimentos em distintas vias de conhecimento, como informática, engenharia, arquitetura, medicina, entre outros.

O mercado de trabalho para o matemático licenciado abrange mais as áreas de ensino. Ele tem a possibilidade de atuar em todas as etapas da educação básica, do infantil até o ensino médio. No Brasil, existe um déficit de professores de matemática, tanto na rede pública quanto na privada. Há também a possibilidade de seguir carreira acadêmica no ensino superior, sendo professor ou pesquisador na área da educação.

O que faz um Matemático

O Matemático pode exercer várias funções dentro da área educacional, dentre elas está a de lecionar. O professor de matemática irá trabalhar o raciocínio lógico com seus alunos através de cálculos matemáticos. Dessa forma, preparando-os para todos os pilares da vida que a disciplina está presente. 

Quem é licenciado em matemática não precisa seguir a carreira de professor apenas. O profissional está capacitado para atuar à frente de escolas e instituições de ensino como um diretor ou líder de coordenação, guiando a estrutura educacional do local com o planejamento anual e os obstáculos que aparecerem no percurso.

Além disso, o matemático pode ser um consultor de design de produtos, pode envolver-se com a biomatemática e até matemática empresarial. Para esse profissional, a tecnologia tem um papel importante, ele pode ser um tradutor de modelos matemáticos para a linguagem de computadores. 

Também pode ser ato do matemático formar por meio da área da programação soluções digitais, resolver impasses concretos que podem advir da economia, da administração, utilizando a programação ou até desenvolver projetos que englobam a robótica, HTML, máquinas e outras tecnologias emergentes.

Design sem nome (35)-1

Diferentes áreas de atuação de um Matemático

Revisor de Material Didático

O licenciado em matemática pode trabalhar em editoras de livros didáticos auxiliando na criação do material, na edição e na revisão. Ademais, com o avanço tecnológico, essa área não se resume a livros, mas também no auxílio da criação de jogos matemáticos digitais e de outros produtos eletrônicos que colaborem com o ensino da matemática.

Pesquisador

A pesquisa é muito importante para a continuidade do desenvolvimento de novas técnicas de ensino e na evolução diária do conteúdo da matéria. Logo, o matemático que atuar como pesquisador tem uma grande responsabilidade com o futuro da área acadêmica, tendo o principal objetivo de avançar nessa matéria milenar.

Gestão Educacional

O matemático pode atuar na direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica sobre projetos e atividades em espaços ou ambientes de educação não formal, como organizações sem fins lucrativos e empresas.

Autonomia

O professor de matemática não necessariamente precisa estar vinculado a uma instituição para exercer sua profissão. O déficit de matemática na população brasileira é real e notório e uma boa alunos do ensino básico necessitam de apoio para uma compreensão mais concreta da matéria. Logo, os professores autônomos de matemática têm um papel importante na formação brasileira.

O que precisa para se tornar um Matemático

Um dos pontos mais importantes para cogitar se tornar um matemático é ter uma boa relação com os números. Saber realizar cálculos matemáticos e exercícios de lógica é fundamental. Além disso, a concentração é crucial para a resolução de operações matemáticas, é dever do matemático desenvolver essa habilidade durante a graduação.

Outrossim, ser uma pessoa comunicativa contribui significativamente para se tornar um bom licenciado em matemática. O contato com os futuros alunos exigirá do profissional a capacidade de transmitir o conhecimento de maneira dinâmica.

É necessário também ter a tecnologia ao seu lado, pois a matemática e os sistemas de computadores caminham lado a lado. Em um mundo em que a tecnologia avança diariamente, precisa-se de que entendam de tecnologia, pois independente da área que for atuar, o profissional terá contato.

Conheça o curso de Matemática da Unit

A Licenciatura em Matemática na Unit tem um total de 6 períodos, tendo em média 3 anos de duração. O objetivo da instituição é formar profissionais capazes de atuar no ensino fundamental e no ensino médio. Além do ensino técnico sobre a área das exatas, o professor formado pela Unit é ensinado a transmitir o conhecimento de maneira didática, tendo o aluno como partícipe do caminho.

Para ser aceito como ingresso nesse curso é necessário prestar o ENEM ou o vestibular, com o Enem os estudantes podem ter acesso ao FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e ao PROUNI (Programa Universidade para Todos). Já o vestibular é por onde os alunos podem concorrer a bolsas de estudo na modalidade parcial e cobertura total da mensalidade, se o mesmo se encaixar nas exigências.

Durante a graduação, o estudante será habilitado a analisar e selecionar um bom material didático, que colabore com a formação dos seus futuros discentes. Ademais, também é ensinado a desenvolver uma escrita e oralidade, que transmitam clareza e precisão no momento de transferência de conhecimento.

A Unit proporciona ao seu discente um programa que colabora para o crescimento profissional dentro do mercado de trabalho, o projeto Unit Carreiras. Os estudantes têm o direito de participar de simulações de entrevistas e receber auxílio na elaboração de seus currículos. Além disso, tem acesso a estágios, projetos de capacitação e ofertas de emprego.

POSTS RELACIONADOS

emec