Blog Unit - Universidade Tiradentes

O vestibular de cada curso: as diferenças e os pontos em comum

Escrito por Unit | Nov 27, 2020 11:00:00 AM

Uma preocupação recorrente de quem vai prestar vestibular é saber como funciona a prova. Essa é, de fato, uma questão muito importante, pois ajuda a planejar os estudos e preparar-se melhor para esse dia. Um detalhe que muitos deixam passar é a diferença dos vestibulares. Conheça as especificidades!

O conteúdo que cai na prova não é nenhum segredo, são temas clássicos do ensino médio que geralmente estão disponíveis em edital.

Porém, como esse conteúdo será cobrado e qual é a importância de cada um, pode variar bastante. Não só entre as instituições, mas principalmente de curso para curso.

Em alguns casos o que varia é o peso da disciplina no resultado final, em outros há uma prova específica.

Descubra quais são as semelhanças e diferenças dos vestibulares de cada curso para ficar esperto na hora de estudar.

O que há em comum entre os vestibulares?

Antes de entrar nas especificidades de cada curso, vamos ao básico que todo vestibulando precisa saber. Algumas características da prova são iguais para todos e não dá para deixar de lado na hora da preparação de jeito nenhum.

O must have dos vestibulares

Redação

A redação, por exemplo, é igual para todos e sempre tem um peso considerável. Isso porque essa parte do vestibular testa habilidades que são essenciais para qualquer profissional, independentemente da área, sejam elas:

  • A capacidade de raciocínio;
  • Clareza e coerência na comunicação;
  • Posicionamento crítico, entre outros.

Disciplinas básicas

Os conteúdos também são sempre os mesmos, como dissemos. Maioria englobando disciplinas básicas do Ensino Médio, sendo as principais:

  • Língua portuguesa;
  • Matemática;
  • Física;
  • Química;
  • Biologia;
  • História;
  • e Geografia.  

Línguas estrangeiras

Ainda é cobrada uma língua estrangeira à escolha do participante na hora da inscrição. Dentre todas, as mais comuns são o inglês e o espanhol.

 

Quais são as diferenças entre os vestibulares?

A principal diferença dos vestibulares entre os cursos é o peso que cada disciplina representa no resultado final. De modo geral, todos os candidatos fazem a mesma prova, com o mesmo conteúdo e as mesmas questões.

O peso das questões varia de acordo com o curso escolhido

Dependendo do curso para o qual você está inscrito, o peso da questão varia. Isso depende da importância de cada tema para a área de estudo na qual o aluno irá ingressar. Abaixo listaremos alguns exemplos de cursos e os pesos de suas matérias específicas.

Engenharia: Matemática, Física e Química

Por exemplo, os cursos de Engenharia exigem um aprofundado conhecimento em Cálculo, Mecânica e Composição de Materiais. Por isso, as questões de Matemática, Física e Química contam mais nota para os candidatos desse curso do que de outros.

Direito: História

Da mesma forma, quem quer fazer Direito não escapa da Filosofia e Ética. Portanto, são as questões de História que o aluno deve priorizar.

 

Uma segunda prova?

Outra possibilidade de diferença nos vestibulares são as provas específicas ou de segunda fase. Essa questão depende de cada instituição, mas é especialmente comum para alguns cursos.

Medicina: Biologia e Química

Os candidatos de Medicina, por exemplo, podem ter que enfrentar uma segunda rodada de avaliações.

Neste caso, geralmente a prova contempla conteúdos mais densos e complexos que são relevantes para o curso escolhido.

A prova também pode ser discursiva ao invés de objetiva, como no vestibular comum. No caso da Medicina, Biologia e Química são exigidas em um nível mais elevado.

Arquitetura e Urbanismo: Desenho técnico

Ainda há as provas de habilidade específica, que testam um conhecimento mais técnico do que teórico. Em Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, há uma prova de habilidade em Desenho Técnico que também pode ser cobrada nos cursos de Design.

Como se preparar para essas diferenças?

Quem esperava apenas uma prova tradicional pode ficar assustado com essas nuances do vestibular, mas é fácil preparar-se para enfrentá-las.

Editais, grades curriculares e cursos pré-vestibulares

O primeiro passo é conhecer a prova da instituição que você escolheu. Por isso, ler os editais é uma parte fundamental da sua estratégia de estudos.

É o edital que indica o tipo de redação, quantas questões serão pedidas e o tempo da prova. Além de informar sobre segundas fases ou provas específicas, quando há.

Outra dica é conhecer a grade curricular do seu curso, assim você tem uma noção de quais são as disciplinas que pesam mais na sua prova.

Já quem precisa enfrentar testes específicos deve procurar orientação.

Os cursos pré-vestibulares costumam oferecer aulas exclusivas de Desenho Técnico e uma preparação intensiva para Medicina. Essas aulas diferenciadas ajudam muito a focar a preparação nos diferenciais que irão garantir seu sucesso.

Leia também:

Como devo estudar para a prova do vestibular