Blog Unit - Universidade Tiradentes

Quais são os cursos de exatas?

Escrito por Unit | May 4, 2023 1:00:00 PM

Os cursos de exatas lidam com áreas que utilizam dados quantitativos e cálculos, abrangendo muitas carreiras. Descubra quais são e se combinam com você!

Os cursos de exatas são responsáveis pela formação de vários profissionais essenciais para a infra-estrutura física e/ou digital, desenvolvimento técnico, educação e pesquisa de um país.

A Engenharia, por exemplo, é um curso da área de exatas que por si só possui vários subtipos, onde geralmente é perceptível um crescimento na oferta de oportunidades:

  • Conforme mostra uma pesquisa da VDI (uma associação de engenheiros do Brasil e Alemanha), após a pandemia, foram registrados crescimentos na oferta de empregos relacionados à engenharia.
  • Em engenharia voltada para TI, o aumento foi de 3,2%. Para empregos na Engenharia Civil, foi de 2,2%. E no recorte entre 2012 até 2020, a quantidade de vagas relacionadas à informática cresceu incríveis 93,3%.

Ou seja, existem vários mercados em busca de ingressantes, mas para poder acessá-los, é preciso conhecer bem seu segmento. O primeiro passo é saber se algum dos cursos de exatas combina com você e, depois, começar a estudar o necessário quanto antes.

Por isso, descubra agora o que são as ciências exatas e quais são os principais cursos que fazem parte dessa área.

Cursos de Exatas

O nome “exatas” vem justamente da necessidade de alcançar resultados precisos através de análises lógicas, de cálculos e rigorosos processos de mensuração quantitativa.

As ciências exatas englobam disciplinas que utilizam a lógica, a matemática e a física para estudar e entender fenômenos quantitativos e naturais que ocorrem no mundo. 

Áreas de Exatas

Desse modo, os cursos de exatas são caracterizados pela busca de soluções objetivas por meio desses métodos científicos citados acima. E as principais áreas de exatas dentro desse universo de números, fórmulas, códigos e técnicas, são:

  • Astronomia;
  • Ciências Atuariais;
  • Ciências da Computação;
  • Engenharia (Elétrica, da Computação, Mecânica, Química, Civil, Naval, etc.);
  • Estatística;
  • Física;
  • Matemática;
  • Química.

Engenharia Civil

A Engenharia Civil é responsável por projetar, construir e manter a infraestrutura física necessária para a sociedade, seja com edifícios, pontes, estradas e até mesmo sistemas de abastecimento de água e saneamento, sempre utilizando conhecimentos de Física, Matemática e materiais para criar soluções eficientes e seguras.

Tudo isso é feito, contudo, levando em conta as necessidades específicas das pessoas, da sociedade num todo e as preocupações ambientais. 

Assim, além de ter oportunidades de trabalho em empresas públicas e privadas, o engenheiro civil também pode atuar em órgãos governamentais e ONGs.

Matemática

Sendo um dos mais populares cursos de exatas, a faculdade e a carreira em Matemática envolvem estudos das propriedades, relações e estruturas (tanto dos números quanto das formas). 

Dessa forma, os matemáticos podem trabalhar em áreas como Educação, Finanças, Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento, seja lecionando, seja resolvendo problemas complexos e criando modelos matemáticos para analisar dados (prevendo resultados e riscos).

Engenharia Química

Já a carreira em Engenharia Química envolve não só usos de princípios da Química, mas também da Física, Biologia e, claro, Matemática. Tudo isso para desenvolver e executar processos industriais que transformam matérias-primas em produtos químicos úteis e seguros.

Aliás, uma das vantagens de quem se forma em engenharia química é a possibilidade de trabalhar em diversos setores, como petroquímica, alimentação, fármacos, meio ambiente e energia.

Ciência da computação

A Ciência da Computação é um dos casos de crescimento recente. A área trata do estudo teórico e prático de computadores e sistemas computacionais.

Portanto, os profissionais de ciência da computação trabalham com programação, desenvolvimento de software, análise de dados, segurança da informação, e muitas outras áreas, como inteligência artificial.

Engenharia de Software

Outro segmento dentro das exatas que trabalha com informática e tecnologia é a Engenharia de software: a área que se dedica a aplicar princípios de engenharia na construção de softwares.

Abrangendo, de tal forma, desde a concepção até a manutenção de sistemas, envolvendo análise de requisitos, design, programação, testes, documentação e gerenciamento de projetos.

Engenharia Elétrica

A Engenharia Elétrica se dedica ao estudo e aplicação dos princípios da eletricidade, eletrônica e eletromagnetismo para criar e/ou manusear sistemas e dispositivos elétricos e eletrônicos.

Assim, os engenheiros elétricos trabalham com projetos, instalações, manutenção e operação de sistemas de energia elétrica, automação industrial e até sistemas de comunicação.

Engenharia mecânica

E o último dos cursos de exatas que precisamos destacar é a Engenharia Mecânica, disciplina da Engenharia que se detém no estudo e desenvolvimento de sistemas mecânicos, desde o design, passando pela fabricação e o teste, até chegar na manutenção e manuseio de máquinas e dispositivos.

Das ciências exatas, os engenheiros mecânicos utilizam a física, a termodinâmica e a matemática para sua atuação diária.

Diferença entre exatas e humanas

Aliás, para quem se pergunta qual a diferença entre humanas e exatas, a principal delas é que as exatas lidam com conceitos e fenômenos matemáticos utilizando métodos objetivos e quantitativos.

Enquanto isso, as humanas estudam as dimensões culturais, sociais e históricas do comportamento humano, utilizando métodos qualitativos e subjetivos para análise e interpretação de fenômenos sociais e culturais.

Mas, independente de qual seja a área de conhecimento que você se identifica, a Unit oferece tanto cursos de exatas como de humanas, permitindo iniciar várias possibilidades de carreira. Então se inscreva já em um dos nossos cursos de graduação