A Biomedicina, também chamada de Ciências Biomédicas, é uma área responsável pelo estudo, investigação e classificação dos agentes patológicos que causam doenças na sociedade.
É um curso que ensina a desenvolver novos métodos de diagnóstico, tratamento e prevenção de enfermidades.
Além disso, a faculdade de Biomedicina também busca fortalecer e expandir o volume de projetos e pesquisas inovadoras no ramo preventivo, aumentando, assim, a qualidade de vida das pessoas que precisem de tratamento.
Nesse sentido, a Biomedicina também promove a criação de novos medicamentos e vacinas mais eficazes, contribuindo para a Medicina, como um todo.
O Biomédico é responsável por realizar análises de amostras, fazendo a classificação, estudo e investigação do que foi coletado.
Pode agir, ainda, de forma integrada com profissionais de áreas relacionadas e com vários setores do sistema de saúde, atuando como agente transformador da Medicina, através da elaboração de novos tratamentos, medicamentos e prevenções.
Não, mas são áreas complementares.
Aliás, é comum haver questionamentos sobre qual é a diferença entre Biomedicina e Medicina, uma vez que são ciências muito parecidas.
Entretanto, não são a mesma coisa.
O médico atua consultando pacientes, identificando sintomas de doenças e prescrevendo medicamentos, enquanto o biomédico utiliza e coleta os dados levantados pelo médico para fazer pesquisas e descobrir meios de formular novos remédios e vacinas.
Então, o que se pode dizer é que uma área contribui para a melhor realização das tarefas da outra, de forma mútua.
Baixe o eBook de Biomedicina!
Isso depende de alguns fatores, pois o concluinte de uma graduação em Biomedicina é o profissional capaz de compreender as transformações do corpo humano e sua relação com o ambiente em que vive, de um modo geral.
Por esse mesmo motivo, é muito requisitado e possui um amplo mercado de trabalho quando conclui a faculdade.
Quando se fala em empregabilidade, vê-se, de fato, que a Biomedicina é um campo da saúde e, geralmente, possui áreas de atuação em clínicas laboratoriais.
No entanto, o biomédico não está limitado apenas ao setor hospitalar uma vez que pode atuar em qualquer setor que for requisitado.
Assim, o profissional formado nesse curso está habilitado para trabalhar em:
Então, durante a faculdade de Biomedicina, o estudante entra em contato com diversas disciplinas da área de Ciências Biológicas e saúde, a fim de aprender sobre o funcionamento do corpo humano, suas alterações e os microrganismos que o afetam.
Desse modo, ao longo do curso de Biomedicina, alguns dos conhecimentos explanados envolvem:
No fim, após a conclusão do curso, é necessário ter o registro no Conselho Regional de Biomedicina para exercer a profissão.
Porque, além de outras coisas, o mercado de trabalho para um ex-aluno de uma faculdade de Biomedicina em Recife é bastante convidativo já que o setor que mais necessita de biomédicos é um dos maiores da área médica: o de análises clínicas.
Inclusive, a oferta de vagas também é grande em algumas subáreas de Biomedicina, como a biologia molecular, citologia oncótica e imagenologia.
Nesse sentido, hospitais, laboratórios de análises clínicas, institutos de pesquisas, universidades e a indústria também absorvem muitos dos profissionais formados em um curso de Biomedicina.
Com os constantes investimentos na área de saúde, o biomédico encontra dezenas de oportunidades no mercado de trabalho.
Além disso, a remuneração atrativa e a possibilidade de contribuir para a saúde e bem-estar da sociedade são bons motivos para que você escolha essa profissão.
R$ 1.053,68
Portaria MEC n°. 249 de 30 de Junho de 2016
Duração do curso: 08 semestres (4 anos)
Composto de profissionais que são referência no mercado
Realize um cadastro rápido para obter outras informações e comece a trilhar uma carreira de sucesso com a Unit-PE!