A Engenharia Mecatrônica é o campo de atuação voltado aos projetos de automação e sistemas para controle de equipamentos.
É um campo multidisciplinar da engenharia que abrange as engenharias:
O engenheiro mecatrônico é capacitado para:
O egresso do curso de graduação em Engenharia Mecatrônica pode, inclusive, projetar softwares que operam máquinas industriais, eletrodomésticos e afins, além de realizar a manutenção de tais equipamentos.
A Engenharia Mecatrônica engloba disciplinas das Engenharias Mecânica, Elétrica, Eletrônica e Computação.
Além disso, possui uma extensa carga horária de disciplinas que utilizam cálculo diferencial e integral e física.
Também fazem parte da matriz curricular de Engenharia Mecatrônica:
Cada vez mais e mais empresas, na capital de Pernambuco, buscam automatizar seus processos em busca de redução de custos e de uma maior precisão nos processos.
Aí entra o trabalho do engenheiro mecatrônico, que é capacitado para desenvolver e implantar projetos de automação e robótica e sistemas para controle de equipamentos.
Além disso, ele é habilitado a operar, construir e dar manutenção em máquinas.
Esses projetos podem envolver não só a construção de máquinas, mas também o desenvolvimento dos softwares embarcados nas máquinas.
As indústrias que têm buscado cada vez mais engenheiros mecatrônicos são:
Baixe o eBook de Engenharia Mecatrônica!
R$ 985,06
Presencial
Manhã | Noite
PORTARIA MEC n° 537, 25 de agosto de 2014
Bacharelado
Carga horária: 4.240 horas
Duração do curso: 10 semestres
Composto de profissionais que são referência no mercado
Francisco Arnaldo de OIiveira Rufino, Francisco Arnaldo Rufino Possui Formação Técnica em Eletrônica e Telecomunicações pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (1983),
Graduação em Engenharia Elétrica - com ênfase em Eletrônica e Telecomunicações, pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI - UPE (1986),
Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica com ênfase em Automação e Controle de Sistemas (Mecatrônica), pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2003 e 2008 respectivamente).
Atualmente é Professor Adjunto III - E do Departamento de Engenharia Elétrica - DEE da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI - UPE, onde atua desde 1989, ministrando aulas teóricas e práticas de Eletrônica e Mecatrônica.
Atua também como Coordenador de Engenharias e Docente de Ensino Superior na UNIT- UNIT - Universidade Tiradentes e como Docente de Ensino Superior na Faculdade de Tecnologia SENAI - PE.
Tem experiência Industrial nas áreas de Engenharia Elétrica, Eletrônica e Desenvolvimento de Equipamentos Eletrônicos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas:
Dedica-se atualmente a ministrar aulas teóricas e práticas de eletrônica e a projetar e construir Robôs Móveis Autônomos com Controle Inteligente para aplicações diversas.
VOLUNTARIADO
"Atuei de 1980 a 1984 como Estudante Voluntário nos Laboratórios de Física, de Eletrotécnica e de Eletrônica da POLI, auxiliando os Professores na preparação de Aulas Práticas, na Manutenção dos Equipamentos de Laboratório e na Montagem dos Experimentos para as Aulas Práticas."
CONTRIBUIÇÃO RELEVANTE PARA A UPE
"Em atendimento à CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/CT-PETRO - REDES TEMÁTICAS - 01/2009 - LINHA 2, Eu e Outros Colegas da UPE e da UFPE encaminhamos um Projeto de Pesquisa que foi APROVADO em Dezembro de 2010. Utilizando parte dos recursos liberados, construímos o LABORATÓRIO DE MECÂNICA COMPUTACIONAL DA POLI, que foi inaugurado em Dezembro de 2014. O Laboratório é utilizado para dar suporte aos Professores e Estudantes da POLI, no desenvolvimento de Pesquisas e Inovações Tecnológicas."
Realize um cadastro rápido para obter outras informações e comece a trilhar uma carreira de sucesso com a Unit-PE!