Odontologia a área de Biológicas especialista em cuidar da estrutura formada pela face, pescoço e boca (aparelho bucomaxilofacial) das pessoas.
Além de fazer o acompanhamento e diagnóstico de problemas na cavidade bucal, o odontólogo também trata e revitaliza a musculatura mastigatória e gengival, articulações, dentes e tecidos.
Assim, a faculdade de Odontologia tem o objetivo de formar profissionais com competências variadas e requisitadas no mercado de trabalho, dentre elas as técnico-científicas, investigativas, sócio-educativas, administrativas e éticas.
Para isso, o curso de Odonto prepara os acadêmicos em variados níveis de atuação no mercado de trabalho, que se relacionam entre si e são aplicados no dia a dia.
São eles:
Após correção e tratamento da doença localizada, ajudar a promover o retorno da qualidade de vida do paciente.
O cirurgião-dentista pode agir acompanhando todo o processo de melhoria, desde a prescrição de medicamentos à definição de um novo estilo de vida para manutenção do bem-estar do reabilitando.
Esses pilares, respectivamente, possuem ênfase na integralidade da atenção, assegurando a qualidade e humanização do cuidado odontológico prestado à população, nas instituições de saúde públicas e privadas.
Baixe o eBook de Odontologia!
As funções de um odontólogo dependerão do seu nível de especialização.
Após sair da graduação, o bacharel em Odonto precisa ser registrado no Conselho de Odontologia da sua Região, para então, em seguida, atuar como clínico generalista.
Além de estabelecer o primeiro contato com o paciente, o dentista clínico geral é responsável por realizar alguns procedimentos mais simples, como aplicação de flúor, raspagem de tártaro, remoção de cáries, orientações de higiene bucal entre outros.
Caso o odontólogo queira realizar processos mais complexos como cirurgias, por exemplo, é necessário que busque especializações na área almejada se tornando um cirurgião-dentista.
Desde o primeiro período, o estudante da faculdade de Odontologia tem contato com disciplinas que servirão de alicerce para a construção do conhecimento necessário que solidificará uma atuação de excelência.
Por isso, o curso de Odontologia da Unit Pernambuco possui a estrutura necessária para aprimorar o desenvolvimento de seus acadêmicos, inserindo o estudante em simulações do dia a dia da profissão através de atendimento ao público externo, em duas clínicas próprias.
O estudante Unit conta, ainda, com dois laboratórios, onde terá aulas expositivas e poderá praticar em tempo real o que está aprendendo, podendo ver as seguintes disciplinas de conteúdo teórico/prático:
Essas disciplinas são interligadas de todas as formas, se relacionando umas com as outras entre os semestres do curso e garantindo, assim, a interdisciplinaridade.
Depois de terminar o curso de Odontologia o bacharel poderá ingressar em cursos de especialização (Lato Sensu) e ampliar sua atuação na área.
Algumas das especializações mais procuradas são:
Do mesmo modo, é possível seguir uma carreira de docência (Stricto Sensu) e, logo após, enveredar pelo Mestrado e Doutorado, sempre buscando crescimento e novas formas de se destacar no mercado de Odontologia.
A Odontologia é uma prática social histórica muito requisitada uma vez que que tem como objeto principal de atuação a prevenção, tratamento e recuperação de problemas envolvendo o aparelho bucal.
Para isso, Pernambuco tem um pólo médico nacionalmente conhecido, sendo um dos maiores do Brasil e garantindo, assim, ótimas chances de crescimento e ascensão na carreira médica de Odontologia.
Logo, fazer o curso de Odontologia significa entrar em uma área de crescimento constante que nunca ficará defasada, te dando a oportunidade de atuar em consultório próprio, através de um bom cargo em um concurso público ou nas vagas dispostas no mercado de trabalho.
R$ 2.476,24
Presencial
Manhã | Noite
Portaria MEC n°. 296 de 6 de abril de 2017
Bacharelado
Carga horária: 3.520 horas
Duração do curso: 10 semestres (05 anos)
Composto de profissionais que são referência no mercado
Formar profissionais de Odontologia dotados de sólido conhecimento teórico-científico e prático, com formação humanística e ética, visando à melhoria do quadro de saúde buco-dental da comunidade, através de ações educativas, preventivas e curativas, tanto no âmbito individual quanto no coletivo, além de desenvolver a capacidade administrativa, de gerenciamento e espírito de liderança nos serviços de saúde comunitária.