A Engenharia Ambiental é uma vertente das Engenharias que se ocupa das questões ambientais de maneira integrada, com relação às dimensões ecológicas, sociais, econômicas e tecnológicas.
Uma graduação em Engenharia Ambiental dedica-se à gestão ambiental; abastecimento e tratamento de água; gestão de resíduos; gestão de ecossistemas; gestão de recursos hídricos, climáticos e energéticos; gestão dos solos e subsolos e segurança ambiental.
Quem se forma numa faculdade de Engenharia Ambiental estará capacitado para atender diversos problemas relativos aos ecossistemas humanos e naturais.
O engenheiro ambiental poderá projetar, construir e gerenciar sistemas ambientais, que envolvam recursos hídricos, uso de energias, problemas climáticos, uso dos solos e subsolos, assim como aproveitamento e descarte de resíduos sólidos.
O curso dura em média 5 anos. Nos dois primeiros o estudante será preparado com matérias introdutórias, como acontece nas demais Engenharias.
Nos semestres mais avançados da graduação em Engenharia Ambiental o aluno irá encontrar matérias como Avaliação de Impactos Ambientais, Recuperação de Áreas Degradadas, Legislação e Direito Ambiental, Tratamento de Águas e Efluentes, Saneamento, Meteorologia, Controle de Poluição do Ar e Sonora, Hidráulica, Geoprocessamento, Microbiologia e Bioquímica Industrial, Economia Ambiental, Geologia, Hidrologia, Ecologia, entre outras. .
É uma formação bastante versátil e generalista, que capacita o estudante de forma teórica e ao manejo de softwares relacionados, como aqueles aptos à leitura e ao desenho de mapas.
A graduação em Engenharia Ambiental habilita o estudante a atuar em um vasto campo de atuação profissional, uma vez que se dedica aos ecossistemas humanos e naturais.
Além disso, atualmente há uma grande demanda de engenheiros ambientais, porque as políticas de usos dos recursos naturais vêm exigindo planejamento e alternativas mais eficazes e sustentáveis por parte das empresas e instituições.
Se há interesse no assunto, certamente essa é uma interessante opção de graduação e vale à pena investir nessa carreira.
Quer saber mais? Baixe o e-book da graduação em Engenharia Ambiental da UNIT!
Elayne Emilia Santos Souza, Coordenadora do curso, doutora em Engenharia de Processos pela Universidade Tiradentes. Coordena os cursos de Engenharia de Petróleo, Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Tecnologia em Petróleo e Gás da Universidade Tiradentes. Professora das disciplinas de Refino de Petróleo, Química orgânica e Estágio Supervisionado. Desde 2002 atua na área da educação com experiência didático/pedagógicas há 16 anos de docência, 8 anos de atividades de pesquisa com projetos vinculados ao CNPq, Petrobras e FINEP e 2 anos em indústrias de Petróleo.
Presencial
Noturno
PPC Engenharia Ambiental - 2018
Portaria do MEC Nº 3.130, de 13 de setembro de 2005
Bacharelado
Carga horária: 4200 horas
Duração do curso: 10 semestres
____________________
Realize o seu cadastro!