O setor de Farmácia é o responsável pelo desenvolvimento de diversos produtos que são essenciais no cotidiano. Remédios, cosméticos, artigos de higiene pessoal e limpeza fazem parte da extensa lista dos produtos que dependem de um farmacêutico para serem desenvolvidos e testados até chegar ao consumidor final.
A graduação em Farmácia prepara os profissionais para atuar em diversos ramos. A área mais conhecida é a indústria farmacêutica, onde o graduado participa de todo o processo da criação de remédios, do desenvolvimento à fabricação, analisando a composição e interação entre os princípios ativos, além da aplicação de testes.
A presença do farmacêutico é fundamental nas farmácias e drograrias , uma vez que é responsável por orientar e dispensar remédios controlados aos pacientes, o que só pode ser feito mediante assinatura do profissional.
O mercado de cosméticos e higiene possui grande demanda por farmacêuticos. São esses profissionais que elaboram as receitas de produtos industrializados e manipulados, como creme, batom, shampoo, sabão, detergente, entre outros. Análise dos produtos quanto à eficácia e possíveis contra-indicações também são realizadas pelos graduados em Farmácia.
A graduação em Farmácia ainda possibilita o profissional trabalhar com vigilância sanitária, análises clínicas e toxicológicas, análises laboratoriais - como exame de DNA -, e na indústria alimentícia com pesquisas sobre a qualidade dos alimentos.
Para exercer a profissão em qualquer setor, o farmacêutico precisa, após cursar a graduação em Farmácia, obter o registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF).
Física, química, ciência da saúde e biologia representam grande parte da grade curricular da graduação em Farmácia. Durante o curso, que tem duração mínima de quatro anos, os alunos têm a oportunidade de realizar estágios em farmácias e laboratórios para colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula.
Dentre as matérias obrigatórias estão: fisiologia, microbiologia, ética, farmacocognosia, cosmetologia, assistência farmacêutica, química medicinal e genética, entre outras.
A Faculdade de Farmácia amplia o leque de possibilidades no mercado de trabalho. As áreas de atuação permitem ao graduado ter maior chance de crescimento na profissão, adquirindo conhecimento em diversos ramos e, com isso, podendo exercer as atividades de forma integrada.
Quer saber mais sobre essa graduação? Faça download do e-book do curso de Farmácia da UNIT!
Promover a formação de profissionais generalistas para o amplo exercício das Ciências Farmacêuticas com competência técnica, científica e humanística para o entendimento da realidade do medicamento e da dinâmica de funcionamento do sistema de atenção à saúde, das análises clínicas e toxicológicas e da área de alimentos, considerando todas as suas instâncias constitutivas que abrangem desde a pesquisa até o planejamento, implementação e execução de ações inerentes à profissão farmacêutica, tendo como foco a prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde do cidadão no nível individual e coletivo no âmbito público e privado.
Juliana Maria Dantas Mendonça, Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Sergipe (2008), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2012),MBA em gestão pela Fundação Dom Cabral do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes.Atua como consultora na área de farmácia hospitalar, ênfase em Farmácia Clínica, é doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe, coordenadora e professora assistente do curso de farmácia da Universidade Tiradentes.
Presencial
Matutino | Noturno
Resolução CONSAD/UNIT nº 04/94 de dezembro de 1994
Bacharelado
Carga horária: 4.660 horas
Duração do curso: 10 semestres
____________________
Realize o seu cadastro!