Áreas de atuação da Psicologia: escolha a que mais se encaixa com você

A Psicologia não se resume apenas no atendimento clínico do paciente que sofre com ansiedade ou depressão. Conheça as diversas possibilidades dessa área!


A Psicologia é a área da ciência recente que prioriza estudar a mente humana e suas interações com o meio externo, seja com as pessoas, com animais ou com o ambiente. 

Ela enfatiza o estudo dos processos mentais e do comportamento, abrangendo os possíveis aspectos da experiência humana em todas as fases da vida, indo da infância à velhice. O avanço das tecnologias possibilitaram um maior desenvolvimento humano, mas também aumentaram os problemas psicológicos e emocionais da população. A psicologia entra como uma via de equilibrar o desenvolvimento com o bem estar mental.

Para que serve a Psicologia

A Psicologia  auxilia o ser humano a se entender como partícipe de uma sociedade e a lidar com as influências externas e como elas irão repercutir internamente no indivíduo. É uma área da saúde que serve de pilar para o compreendimento da mente humana. Essa instituição tão complexa necessita de apoio para lidar com traumas, sentimentos ruins, situações complexas, que podem comprometer a estabilidade psicológica. 

Design sem nome (46)-1

Quais as áreas de atuação da Psicologia

A Psicologia engloba uma série de áreas que irão auxiliar o ser humano de maneiras diferentes. A depender da especialidade, o profissional irá ajudar um perfil específico de pessoas ou prestar um atendimento mais generalista.

Logo abaixo estão as principais áreas que a Psicologia atua.

Psicologia Hospitalar

O psicólogo hospitalar dará ao paciente uma atenção total e a sua história de vida. ele irá estabelecer condutas para dar suporte ao paciente em seus aspectos de maior vulnerabilidade. Para que a avaliação psicológica seja completa serão necessárias informações sobre a história de saúde mental, a rede de apoio e a história patológica pregressa do paciente.

Esse profissional irá atuar nos leitos de unidade de internação, ambulatórios, pronto-socorros e unidades de terapia intensiva. Nos momentos pré e pós cirúrgicos de procedimentos que irão afetar de maneira significativa o paciente, como uma cirurgia bariátrica ou retirada de um membro, o psicólogo deve trabalhar com paciente sua nova realidade, para evitar o desenvolvimento de ansiedade ou depressão.

Neuropsicologia

A Neuropsicologia é uma especialidade que tem por objetivo compreender qual o papel dos sistemas cerebrais nas formas profundas de atividades mentais e dos processos psicológicos. Ela vai estudar as relações entre o cérebro e o comportamento/cognição. Dessa forma, será possível identificar se as alterações psicológicas de uma pessoa correspondem com a idade cronológica dela.

O neuropsicólogo irá avaliar e  investigar o quadro do paciente através de uma anamnese voltada para área da psicologia. Ele irá pontuar as seguintes funções cognitivas: atenção, memória, raciocínio, comportamento, emoções e capacidade de julgamento. O profissional poderá atuar em hospitais, clínicas, escolas e até na área jurídica. 

Psicopedagogia

A Psicopedagogia vai estudar os processos cognitivos, sociais e emocionais, combinando os elementos da Psicologia com a Pedagogia. O foco é trabalhar com crianças e adultos que possuem algum tipo de dificuldade de aprendizado em conceitos técnicos da leitura e escrita, cálculo, socialização escolar e desatenção, a fim de detectar o problema e auxiliar na solução, junto a uma equipe multiprofissional.

O profissional que trabalha nessa área da psicologia irá orientar os pais, professores sobre a melhor maneira de otimizar o aprendizado daqueles que tiverem algum problema. Ele é responsável por cuidar do paciente, capacitar e habilitar através de métodos que facilitem o aprendizado, com o fito de amenizar ou sanar as dificuldades e o indivíduo ser inserido no meio acadêmico de maneira correta.

Psicologia Clínica

Quando o psicólogo termina sua graduação, ele está habilitado a exercer a psicologia clínica. Essa área da psicologia irá auxiliar os pacientes com seus traumas, identificar patologias mentais e tratar por meio de sessões de autoconhecimento e aceitação. Uma boa relação do profissional com o paciente é essencial para que os objetivos sejam atingidos. 

Através da anamnese psicológica, o profissional iniciará uma conversa com paciente para conhecê-lo melhor e saber quais pontos precisam ser abordados com mais urgência e demandam uma atenção mais profunda, e assim, utiliza essas informações como ponto de partida para o tratamento. A depender da personalidade que será tratada pode durar meses a anos para concluir esse processo. 

Psicologia Jurídica

Esse espectro da psicologia estuda os aspectos sociais, psicológicos e comportamentais dos indivíduos, unindo os conceitos próprios da área com o direito. É um dos campos de conhecimento e de investigação, com importantes colaborações nas áreas da cidadania, violência e direitos humanos. Todos esses conhecimentos serão importantes para colaborar em processos de adoção, violência doméstica, novas maneiras de atuar em instituições penitenciárias, entre outros.

O psicólogo jurídico é chamado a auxiliar em processos criminais de várias formas, como na avaliação de suspeitos, compreensão das motivações do crime e detecção de comportamentos perigosos. Ele irá trabalhar com o advogado assessorando-os com o fornecimento de dados e laudos psicológicos que contribuem com o processo judicial.

Psicologia Esportiva 

A psicologia esportiva é o estudo da influência dos fatores psicológicos no desempenho dos atletas no esporte, seja ele coletivo ou individual. Essa área nasceu com o objetivo de viabilizar saúde mental, comunicação, relações interpessoais, liderança e a melhora do desempenho esportivo.

Os atletas profissionais sofrem muita pressão psicológica por conta do campeonato, das partidas e das derrotas. Por esse motivo, o psicólogo esportivo é necessário para ensinar o atleta a explorar o máximo da sua habilidade esportiva. Isso inclui aprender a ter um controle sobre as emoções e sentimentos que ocorrem durante um treino ou competição.

Psicomotricidade

Tudo que é feito durante a vida influencia na evolução mental do ser humano, incluindo a maneira de se movimentar. A Psicomotricidade trabalha justamente com o movimento corporal e seus efeitos na mente humana. A interação com o meio externo através do toque e do movimento são essenciais para o desenvolvimento das crianças nas primeiras fases da vida.

O psicólogo que vai trabalhar nessa especialidade práticas que interfiram diretamente e de forma eficaz, através de movimento e nas respostas aos jogos, restaurando o balanceamento do corpo e mente em processos como dislexias, disgrafias, hiperatividade, autismo, alzheimer, distúrbios de conduta, depressão, psicossomatizações.

Psicologia na Unit

A Unit prioriza a formação de profissionais humanizados, que tenham um cuidado especial com o paciente. 

A graduação em Psicologia é dividida em 10 períodos, totalizando 5 anos, em média.  

Com uma infraestrutura organizada e pronta para ofertar uma formação de excelência, a Unit tem laboratórios de anatomia, fisiologia, histologia e de outras áreas, com qualidade em entrega de serviço e aprendizado. 

A Unit oferece aos alunos a possibilidade de ter contato direto com os pacientes ainda na graduação com a clínica-escola, que oferece apoio à população local e ao aluno uma experiência de como será atuar futuramente na profissão.

POSTS RELACIONADOS

emec