Biomédico: como é a profissão, onde estudar e mais!

Saiba como a biomedicina é uma área interdisciplinar e como os biomédicos contribuem para a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias na saúde.


O biomédico é o profissional que estuda o corpo humano, como ele e suas células se comportam diante de bactérias, vírus e outros organismos, assim como realiza pesquisas, identificando e classificando microrganismos causadores de enfermidades. Ele também desenvolve ou aperfeiçoa remédios e vacinas para combater e prevenir doenças. 

A atuação desse profissional pode ocorrer em diversos tipos de pesquisa, como a de células-tronco, e até ajudar a desvendar crimes mediante os conhecimentos de genética forense, na saúde pública, na hematologia, na embriologia, na bioquímica, na biofísica e na biologia molecular.

Desse modo, é de suma importância compreender um pouco mais a respeito da profissão do Biomédico, como é o curso e sua grade curricular, onde estudar para ingressar nesta carreira promissora e dentre outras informações pertinentes sobre esse profissional.

Como é a profissão do Biomédico

Um biomédico pode atuar em diversas áreas: clínica, laboratorial, desenvolvimento de produtos a serem aplicados na indústria farmacêutica e alimentícia, manipulação de microrganismos que se tornam medicamentos, produção de vacinas e até apoio à Polícia na elucidação de crimes. 

A atuação dessa profissional é bastante requisitada em clínicas e laboratórios, uma vez que o biomédico possui papel importante na identificação de uma série de doenças e patologias.

A profissão de biomédico está regulamentada desde 1979 e, para exercê-la  é necessário possuir diploma de nível superior no curso de Biomedicina e registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) do estado onde atua.

Mercado de trabalho para o Biomédico

O mercado de trabalho para biomédicos é bastante vasto. Segundo o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), existem pelo menos 37 especializações reconhecidas para estes profissionais, essas áreas podem diversificar entre a saúde, docência, pesquisa, patologia, imagenologia, meio ambiente e alimentos, entre outros segmentos.

Atualmente, dentre as áreas mais promissoras e em constante crescimento para biomédicos estão a reprodução humana e a pesquisa genética. Conforme o Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região, existem mais de 30 mil biomédicos em atividade no Brasil.

Como é o curso de Biomedicina

A Biomedicina é uma ciência que se encontra entre a Biologia e a Medicina. O curso forma profissionais aptos a pesquisar e diagnosticar doenças que afetam os seres humanos, identificar suas causas e desenvolver tratamentos para curá-las.

O curso de Biomedicina é uma graduação de nível superior do tipo bacharelado, possui a duração média de quatro anos e conta com disciplinas na área da Saúde e várias atividades práticas em laboratório, além de serem estimulados a iniciar trabalhos científicos, participar de seminários e congressos na área, ou seja, é um curso com carga horária prática intensa.

Nos últimos semestres da graduação em Biomedicina, é preciso realizar o estágio supervisionado e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Como é a grade do curso de Biomedicina

A grade curricular do curso de Biomedicina traz disciplinas que permitem ao aluno explorar e expandir o conhecimento científico e técnico na área. Veja a matriz curricular completa do curso de Biomedicina da Unit clicando aqui.

Onde estudar Biomedicina

O curso de Biomedicina pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. Atualmente, ela está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado do país.

Dessa forma, a Unit tem o compromisso com a empregabilidade do aluno, mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios.

Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade e intercâmbio, através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam  o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição de origem.

Ou seja, quem estuda na Unit está preparado para se tornar um profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho nacional e internacional!

Curso de Biomedicina da Unit

O objetivo principal da faculdade de Biomedicina da Unit é proporcionar aos alunos uma estrutura física completa, moderna e corpo docente especializado, em conformidade com o desenvolvimento da ciência e foco no mercado de trabalho. 

Os egressos são aptos para realizar diagnósticos, analisar resultados de exames, atuar no desenvolvimento de medicamentos, realizar o processamento do sangue e suas sorologias e assinar laudos técnicos.

O biomédico é capacitado para atuar no apoio operacional ao diagnóstico, além de pesquisa, investigação e ensino. É uma profissão que está a serviço da saúde e da ciência.

Portanto, não perca tempo! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você, venha ser um aluno da UNIT!

POSTS RELACIONADOS

emec