Cientista Biológico: atuações e perspectivas profissionais

Pensa em seguir a carreira de Cientista Biológico? Acesse nosso blog e conheça tudo sobre o que faz, o curso e muito mais.

Escute o post completo:


Mais comumente chamado de biólogo, o cientista biológico é o profissional que explora tudo que diz respeito aos seres vivos e sua relação com o meio ambiente, além disso estuda sobre a origem, evolução, estrutura e funcionamento dos organismos vivos.

Essa é uma profissão que possui um amplo mercado de trabalho como também oportunidade em vários setores relacionados com sua área de atuação.

Se você se interessa por essa profissão e quer saber mais, continue lendo esse artigo e descubra mais sobre e o que é necessário para se tornar um biólogo.

O que faz um Cientista Biológico

O cientista biológico quando formando em licenciatura pode trabalhar como professor de Biologia, mas caso opte pela opção de bacharel em Biologia encontra oportunidades de emprego em empresas privadas e órgão públicos, por exemplo, atuando desenvolvendo ações de prevenção ao meio ambiente, prestando consultorias a empresas de exploração dos recursos naturais, dentre outras atividades.

Diferentes áreas de atuação de um Cientista Biológico

Já deu pra perceber que o biólogo pode atuar em diversas áreas, conheça a seguir algumas delas e quais são as atividades desenvolvidas:

Saúde Pública

Quando o cientista biológico atua em órgãos públicos, ele faz parte das equipe multiprofissional, a qual conta com profissionais como médicos, enfermeiros, nutricionistas, isso porque ele é um profissional capacitado para lidar com epidemias e doenças emergentes, atuando como Agente de Saúde e Sanitarista.

De forma geral, ele irá ajudar na elaboração de políticas públicas, com o intuito de conscientizar a população sobre doenças e parasitas e de prevenir epidemias.

Além disso, ele pode atuar na saúde coletiva através de seus conhecimentos sobre organismos vivos e natureza, já que o biólogo está apto para reconhecer quais as espécies de bactérias, vírus e parasitas invadem determinada região e assim propor formas de combatê-los.

Outra atividade desenvolvida são os diversos estudos realizados pelos biólogos sobre os microrganismos que sobrevivem em determinadas regiões, sendo assim eles coletam amostras e cataloga todos os tipos de espécies encontradas, além de fazer o acompanhamento destas espécies.  

Indústrias de Biotecnologia

Alguns equipamentos como centrífugas, quantificadores, densitômetros, sistemas de fotodocumentação são essenciais para que um biólogo realize seus estudos e pesquisas na área de Ciências Biológicas.

As empresas que produzem os equipamentos de biotecnologia empregam biólogos para que estes exerçam diversas funções. Além de atuar na área comercial comunicando os compradores sobre as características do produto e qual o mais viável para determinada pesquisa, ele também participa junto com a equipe de engenheiros, do processo de criação de um novo produto.

Lembrando que quando ele atua na área comercial, após determinada venda o biólogo irá realizar um treinamento para ensinar o comprador como deve utilizar os recursos daquele equipamento.

Biologia Marinha

Os biólogos que atuam nesta área estuda as espécies que vivem no mar, através de coletas de amostras e de observações do comportamento dessas espécies marinhas, lembrando que essa coleta e as observações acontecem fora do laboratório, dentro do laboratório é realizada a análise das amostras coletadas, como também a descrição do que foi observado.

Bioinformática

A bioinformática é um recurso muito utilizado em pesquisas, principalmente nas áreas de biologia molecular e área da genética. Esse recurso nada mais é do que utilizar a tecnologia computacional no tratamento de dados biológicos.

Nessa área o cientista biológico é responsável por produzir programas que são capazes de processar os dados coletados nos experimentos científicos. Esse programa precisa armazenar, organizar e relacionar as informações biológicas, como também processar os dados.

Meio Ambiente

Cada dia que passa aumenta a preocupação, seja das indústrias, empresas, governo ou cidadão, com o meio ambiente.

Pensando nisso, é comum que as vagas de empregos para os biólogos aumentem, já que este profissional está envolvido na produção e implementação de programas para a prevenção da fauna e flora, além de pesquisar sobre a população de animais e as vegetações mais comuns em determinada área.

Além disso, faz consultoria em empresas, com a ações voltadas para a recuperação de áreas degradadas ou sobre descarte correto de resíduos oriundos da fabricação de produtos.

Resumindo, ele irá trabalhar com outros profissionais que também são especialistas no assunto para desenvolverem ações voltadas para o meio ambiente.

O que precisa para se tornar um Cientista Biológico

Se você deseja ser um cientista biológico, ou se preferir biólogo, é necessário possuir o diploma no curso superior de Ciências Biológicas ou Biologia, seja na modalidade de bacharel ou de licenciatura, sendo assim tem que ingressar em uma universidade, pública ou particular, que seja reconhecida e aprovada pelo Ministério da Educação (MEC).

Além disso, é interessante fazer algum tipo de especialização, a qual pode ser feita através de uma pós-graduação ou cursos profissionalizantes para ampliar a possibilidades de atuação e se destacar no mercado do trabalho, afinal como foi visto anteriormente é muito amplo as áreas de atuação para o biólogo.

Conheça o curso de Ciências Biológica da Unit

O curso de Ciências Biológicas na Unit pode ser realizado em duas modalidades: Licenciatura e Bacharel.

A modalidade de licenciatura, tem o objetivo de capacitar o aluno para a docência, nessa modalidade o curso tem duração média de 3,5 anos (7 semestres) nos turnos vespertino e noturno.

Na modalidade de bacharel capacita o aluno para atuar nas diversas áreas de atuação existente no mercado de trabalho, porém nessa modalidade o curso tem duração média de 4 anos (8 semestres), sendo ofertado no turno matutino.

Em ambas modalidades, é necessário realizar o trabalho de conclusão de curso (TCC) e o estágio obrigatório supervisionado.  

POSTS RELACIONADOS

emec