Comércio Exterior: mercado de trabalho, função e perfil!

O comércio exterior é essencial para a economia global. Oportunidades e desafios desse mercado e como se capacitar para atuar em diversas áreas .


Hoje em dia é possível ter em um país o produto de outra localidade com segurança e de forma legal, graças ao Comércio Exterior que age como  intermediador desse processo,  proporcionando diversidade e contato com outras culturas através dos produtos que são disponibilizados.

O profissional de Comércio Exterior se torna ainda mais importante, pois vai lidar com essas relações, se preocupando que haja uma relação amigável e que os países que estejam negociando que o  benefício seja para ambos.

Além disso, também vai  precisar lidar com os órgãos dos países envolvidos para acelerar a burocracia, tornando mais rápido e fácil a comercialização ou a parceria entre eles. 

Como está o mercado de trabalho em Comércio Exterior

Antes, era comum os próprios países negociarem entre si sem a presença de um agente para intermediar essa ação de troca e venda de maneira formal. 

Com a globalização, esse processo foi tornando-se cada vez mais comum. Com isso, chegou um determinado momento onde o surgimento de profissionais especializados fez-se necessário, garantindo que a burocracia e todo o trâmite da lei fosse realizado de forma correta, respeitada e rápida. 

O primeiro a surgir foi o Comex, agindo como um negociador e estabelecendo uma comunicação efetiva entre compradores e vendedores, auxiliando no equilíbrio e respeito dessa relação. 

Um dos fatores que está dando mais ênfase a esse mercado são os filmes, séries e novelas, já que despertam nos telespectadores a curiosidade de provar algum alimento do exterior ou ter objetos vindos de outro país. 

Comércio Exterior

Quem se forma em Comércio Exterior trabalha onde

No Comércio Exterior, seus profissionais podem atuar em entidades públicas ou privadas, colaborando nas negociações e nos processos de importação e exportação. É comum atuar em:

  • Indústrias;
  • Comércio;
  • Instituições Financeiras;
  • Empresas de Logística;
  • Secretarias Municipais ou Estaduais;
  • Ministérios;
  • Órgãos Federais.

O profissional da área também pode optar por ser um negociador no mercado interno, ajudando  empresas nacionais a negociarem entre si. É notável a facilidade desses profissionais estarem ativos no mercado, com uma gama de instituições que podem estar envolvidas nesse processo.

Principais áreas de atuação de Comércio Exterior

A função exercida por esses profissionais é de acordo com o setor da economia que está envolvido e com o porte da empresa. Além disso, sua atuação pode ser em instituições financeiras, empresas de logística, na área privada ou em órgãos públicos. Confira alguma das principais atuações:

Agente de Carga

Nesta área, sua responsabilidade é verificar os processos que envolvem o transporte de carga e o controle do fluxo de embarque e desembarque de qualquer tipo de transporte (terrestre, aéreo ou marítimo).

Afinal, é necessário estabelecer as rotas e os procedimentos de acordo com o meio de transporte que será usado, assegurando que a carga chegue em bom estado, atendendo de acordo com o solicitado por cada empresa.

Além disso, coordena toda a operação, desde a movimentação da mercadoria até os procedimentos logísticos, juntamente com outros profissionais da área.

Analista de Comércio Exterior

Neste ramo, além de planejar e acompanhar a importação e exportação, também será responsável por:

  •  Analisar o fluxo do mercado; 
  • Controlar os documentos;
  •  Fiscalizar os regimes alfandegário e cambial.

Também vai medir e acompanhar as comercializações internacionais, criando estratégias de mercado e prestando consultoria às empresas, com a intenção de conquistar mais clientes internacionais e de aconselhar os clientes em troca e negociações, garantindo bons resultados.

Despachantes Aduaneiros 

Sua responsabilidade é fiscalizar e controlar as mercadorias que entram e saem do país por meio da Receita Federal, ou seja, vai atuar nesse órgão do governo. Sua função será voltada a descobrir se há alguma irregularidade e, em seguida, elaborar um registro e declaração de importação ou exportação.

Operadores Logísticos

Sua atuação é operacional, ou seja, consiste em emitir documentos e realizar procedimentos para que a comercialização e o transporte da mercadoria ocorra adequadamente, sem nenhum imprevisto e levando em consideração o transporte que será usado para que tudo ocorra de forma tranquila e rápida.

Trading Company

Vai ser o responsável por todo o procedimento, desde a negociação até o despacho aduaneiro. Sendo capaz de gerenciar toda a operação de importação e exportação.

Perfil do profissional de Comércio Exterior

O profissional de Comércio Exterior vai estar à frente de várias operações que envolvem contratos e muita documentação, por isso, é necessário ser organizado e conhecer precisamente a legislação dos países da negociação.

Ter ética e responsabilidade também é essencial, já que um erro pode ocasionar grandes malefícios para os países.  

Além disso, deve ser fluente em outro idioma, principalmente no inglês, porque será o responsável por intermediar as negociações. Por essa razão, precisa falar e escrever no idioma mundial.

É responsabilidade do profissional estar atento ao comportamento do mercado e da economia, verificando qual é o melhor setor para as negociações.

Curso de Comércio Exterior da Unit

O curso de Comércio Exterior pode ser encontrado na Unit na modalidade 100% EAD.

A Unit é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Os estudantes têm a sua disposição aulas sobre:

  • Protocolos;
  • Dispositivos legais;
  • Exigências alfandegárias;
  • Gestão de Comércio Exterior;
  • Logística Internacional;
  • Pesquisa de Mercado.

Sendo assistidas através de uma plataforma digital com aulas atualizadas e com informações necessárias sobre a área. Como também tem a sua disposição materiais didáticos digitais atualizados, servindo de aprofundamento dos conteúdos aprendidos. 

O aluno só precisa comparecer ao polo da instituição para a realização das provas todo final de período. Essa é uma forma de se organizar melhor para quando precisar comparecer. 

A Unit também oferece aos seus alunos videoconferências com uma alternativa de aproximar os futuros colegas de profissão e os tutores para, juntos, adquirirem mais aprendizado. 

POSTS RELACIONADOS

emec