Dicas para Entrevista de Emprego

Ter postura, dicção e saber responder perguntas clássicas em seleções são apenas algumas formas de se destacar em uma entrevista. Descubra nossas dicas!


Veja aqui dicas para entrevista de emprego e consiga você também superar este desafio e conquistar a sua tão sonhada vaga!

Falar sobre desemprego é tocar em uma realidade sensível de milhões de brasileiros. Atualmente no Brasil, a taxa de desempregados está em torno de 9,3% da população economicamente ativa, um total de cerca de 10,1 milhões de pessoas.

E um dos fatores que mais dificultam a conquista de um novo emprego é o momento da entrevista com o responsável pelo Recursos Humanos. Muitas pessoas, mesmo sendo bem qualificadas, não sabem como se portar neste momento e perdem a oportunidade.

Para ser aprovado pela empresa não basta ter apenas um bom currículo, com cursos e experiências que o qualifiquem à vaga disponível. É necessário saber como agir durante a entrevista, o quê transmitir sobre si, como responder as perguntas, o quê perguntar.

Esses e outros fatores são fundamentais para ser bem sucedido, pois é por meio deles que você obtém, além das competências e experiências, o perfil de profissional desejado pela companhia.

Foi pensando nisso que separamos essas valiosas dicas para entrevista de emprego: para que perca o medo e consiga a esperada recolocação no mercado de trabalho.

As principais dicas para entrevista de emprego

A chave para ir bem em uma entrevista é estar preparado para as possíveis perguntas que serão feitas. Apesar de serem bem variados, as entrevistas costumam envolver dois tipos de indagações: as iniciais e as técnicas.

É muito comum que o primeiro contato com os candidatos seja feito por meio de um funcionário do RH. Essa primeira etapa é para conhecer mais sobre o candidato, seu perfil profissional, como se comporta no dia-a-dia, como reage diante de determinadas questões e situações.

Essas perguntas tem como objetivo saber se possui o perfil de profissional ideal e se compartilha dos valores culturais da empresa.

Já na questão técnica, quem conduz o questionário é o responsável direto do setor da vaga. Esse é o momento de avaliar se possui as competências necessárias à função para a qual está se candidatando.

Vejamos agora quais as questões mais frequentes e como você pode responder para satisfazer o interesse do entrevistador.

Fale sobre vocêmoca-se-apresentando-durante-entrevista-de-emprego

Quando o entrevistador pede para que falemos sobre nós, ele não quer necessariamente saber para qual time torce, qual sua comida favorita, qual o filme que mais gosta. Você pode até falar sobre isso, desde que seja coerente dentro da sua narrativa.

O segredo aqui é selecionar eventos e experiências importantes e que demonstrem sua capacidade de aprendizado. Por exemplo, se já foi empregado, fale sobre os trabalhos que teve e o que aprendeu de relevante.

No caso do primeiro emprego, deverá falar sobre momentos importantes da sua vida que provocaram algum tipo de desafio e como você lidou com a situação. Por exemplo, a organização dos estudos no seu curso de graduação em Engenharia Civil.

É importante também ter uma fala clara, sem muitas pausas, objetiva (mas sem parecer um robô falando), e o mais natural possível. O treinamento em casa é muito importante para conseguir um bom desempenho.

Contar sobre projetos que participou

Essa é uma pergunta clássica em que o foco é saber como você lida com tarefas, quais são suas atitudes diante de um trabalho em equipe e também como gerencia seu tempo. E para isso, vale a pena usar a técnica STAR: Situação, Tarefa, Ação e Resultado.

Para que seja claro e demonstre que, de fato, conhece o que faz, é primordial organizar a sua exposição. Deixe claro o contexto da situação, quais eram as tarefas a serem realizadas e como agiu para atingir os resultados obtidos.

Aqui também é válido apresentar um portfólio com os trabalhos e projetos (nem sempre o pedem), o que pode ser um diferencial. Assim, prepare um material impresso ou disponibilize o link de um site com todos os dados.

Quais os pontos fortes e fracos

É muito comum que as pessoas simplesmente respondam algumas palavras como “comunicativo, organizado, pró-ativo” e “perfeccionista” para dizer que às vezes essa qualidade pode ser um ponto fraco em alguma ocasião específica.

Evite dar esse tipo de resposta padrão. Elabore uma frase, com contexto, citando em que condições o seu ponto forte ou fraco aparece. Isso transmite autoconhecimento e senso crítico.

Especificamente sobre os pontos fracos, você pode comentar também quais atitudes está tomando ou planejando para melhorar. Não precisa ter medo, todos possuem defeitos, o importante é querer melhorar e, nesse caso, ser o mais sincero é ser original.

Por que quer trabalhar nessa instituição?

Essa é uma das dicas para entrevista de emprego mais importantes, pois muitos candidatos são propícios a falarem sobre os benefícios e o salário ou mesmo informações genéricas sobre a empresa.

Evite esse tipo de resposta, isso demonstra desinteresse a respeito do trabalho que deseja. Faça uma pesquisa mais aprofundada, procure conhecer a história da empresa, suas conquistas, os projetos que participa.

Fazendo isso, os entrevistadores perceberam que o seu interesse é genuíno e também que é uma pessoa mais pró-ativa.

Outras considerações

Para além do que já foi dito, para ter sucesso na entrevista é indispensável se ater a alguns pontos básicos, como:

  • Pontualidade, chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência;
  • Organize a sua roupa e os materiais que for levar;
  • Procure dormir cedo no dia anterior para não se atrasar;
  • Procure adequar a sua roupa de acordo com o perfil da companhia, evite roupas muito chamativas e/ou de lazer.

Para obter outras orientações e aprender ainda mais sobre o que os entrevistadores desejam, vale a pena conversar com amigos que cursam a faculdade de RH ou que já trabalhem na área.

Com certeza conseguirá mais dicas para ser bem sucedido na sua entrevista!

 

Leia mais:

A importância da elaboração de um bom currículo

Emprego CLT ou trabalho PJ: qual é mais vantajoso?

Por que o diploma sempre foi associado a emprego e vida próspera?

banner-jornada-do-sucesso

Como construir uma carreira de sucesso?

Nossos especialistas produziram conteúdos incríveis para que você possa descobrir como construir uma bela jornada no mercado de trabalho e uma carreira inovadora.

Inscreva-se agora

MAIS LIDAS DO MÊS

10 características de um líder de sucesso
Transferência entre universidades:  4 erros que você não pode cometer
Saiba como aproveitar disciplinas na segunda graduação EAD
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
5 dicas infalíveis para conseguir aumento salarial
4 bons motivos para cursar Engenharia Mecatrônica
Inglês instrumental: já ouviu falar?

POSTS RELACIONADOS