Design Educacional: atuação e impacto na educação

Conheça um pouco da área educacional do designer, veja como essa área é composta, qual sua importância e muito mais!


Já imaginou que por trás de toda aula ou conteúdo didático trabalhado por professores nas salas, há um delineamento de qual a melhor forma de decorrer o processo de aprendizagem.

O profissional dessa área dedicasse a analisar e identificar as possíveis necessidades e metas de aprendizagem. Uma vez traçado esse perfil é criado um plano de ação que possa gerar experiências educacionais inovadoras que possam potencializar o nível de aprendizagem.

Como cada instituição de ensino tem uma forma de operar distinta, é dever do designer educacional traçar as especificações para fazer as estratégias de ação e garantir um método de ensino personalizado e eficaz. 

Uma área que exigiu bastante atenção do profissional designer foi o meio de ensino EAD, principalmente no período pandémico e pós pandêmico, com a aplicação do ensino remoto, alguns instituições decidiram prosseguir com um modelo híbrido de ensino, sem sombra de dúvidas houve a necessidade de um designer educacional para o arranjo.

O que faz um Designer educacional

O profissional de design educacional é o responsável por fazer o delineamento de planejamento pedagógico de unidades de ensino. 

As principais funções designadas a esse profissional é a criação de conteúdos didáticos que auxilie os profissionais da educação no dia a dia. 

Um ponto pouco mencionado sobre o designer educacional é que o mesmo é responsável pelo delineamento de como ferramentas digitais podem ser usadas para fins pedagógicos.

Como atua um Designer educacional

Como o próprio nome diz o designer educacional atua no âmbito educativo, no entanto para atuar nessa área é necessário entender que há alguns modelos de ensino que podem ser empregados. Existem três tipos principais de modelos educacionais: 

  • ADDIE
  • Successive Approximation Model (SAM)
  • 6Ds

ADDIE

O ADDIE trata-se do modelo educacional mais difundido no âmbito do design, esse desenho de trabalho foi elaborado pela Universidade da Flórida-USA Florida State University.

A aprendizagem é difundida em 5 etapas, análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação de forma que seja um aprendizado simples, rápido e eficaz.

Análise: o período de análise é onde o aluno aprende a fazer o levantamento detalhado de todos os objetivos de aprendizagem, das características do público alvo, dos contextos de treinamento, plataformas que serão utilizadas, conteúdos e formas.

Desenho: nessa fase é ensinado a fazer o delineamento de objetivos que devem ser tratados como prioridade, aqui é ensinado diferentes tipos de objetivos para diferentes situações.

Desenvolvimento: trata-se do conteúdo programático didático e da metodologia de avaliação. 

Implementação: aqui é difundido as plataformas que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de atividades.

Avaliação: trata-se do momento de averiguação do nível de conhecimento adquirido pelos alunos.

Successive Approximation Model (SAM)

Sem sombras de dúvidas é o mais ágil e simples na formação, trata-se de um método que conta com três partes apenas: preparação, design e desenvolvimento.

6Ds

O 6ds tem um nome auto explicativo na verdade, pois trata-se de um método dividido em 6 etapas, os D.

D1. Definir os resultados do negócio

D2. Projetar a experiência completa de aprendizado

D3. Direcionar a aplicação

D4. Definir a transferência do aprendizado

D5. Dar apoio à performance

D6. Documentar os resultados

Onde atua um Designer educacional

Existem alguns caminhos que podem ser traçados para alcançar o ramo educacional do design, porém todos eles passam por ensino superior, seja ele técnico ou graduação. O trabalho de designer educacional pode ser desenvolvido em dois níveis: o micro e o macro. 

O macro é chamado de high-level Design, aqui o trabalho visa a criação de projetos, e isso inclui definir a modalidade, formato e demais características.

Aqui o foco principal é o planejamento de cursos, currículos, capacitações, materiais didáticos, livros e vídeos educativos. Aqui o profissional pode trabalhar com os chamados projetos institucionais.

O micro é chamado de low-level Design, que tem uma maior especificação, aqui acontece o planejamento de aula, capítulos de livros, telas, páginas ou produtos unitários. O foco desse processo é a fabricação de material educativo como apostilas, ou material de aprendizagem.

Design sem nome (51)-1

Conheça o curso de Designer educacional da Unit

Através do curso tecnológico de design educacional você irá se tornar um profissional focado na prática, com foco no aprendizado de conceitos pedagógicos, que podem ser incorporados como ferramentas educacionais. 

O curso de design trata-se de um meio técnico de profissionalização, dura quatro semestres. A ministração do curso ocorre de maneira 100% virtual, exceto pela avaliação semestral, que ocorre de forma presencial, nos campi Unit. As aulas acontecem de forma síncrona e assíncrona por meio da plataforma AVA, onde as aulas ficam salvas.

A matriz curricular do curso de Designer educacional da UNIT é composta pelas seguintes disciplinas:

  • Linguagem e Comunicação
  • Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem 
  • Cultura, Sociedade e Sustentabilidade 
  • Storytelling e Conceitos Criativos de Roteirização 
  • Design Educacional: Conceitos e Competências 
  • Design Thinking 
  • Hard e Soft Skills: Criatividade e Resolução de Problemas 
  • Objetos de Aprendizagem para Ensino Digital 
  • Processos Cognitivos: Pedagogia e Andragogia   
  • Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais 
  • Produção de Conteúdo para Ensino Digital (impresso e on-line) 
  • Gamificação e Design de Games 
  • Softwares Educacionais para Ensino Digital 
  • Design de Interação: User Interface (UI) e User Experience (UX) 
  • Experiência Extensionista I   
  • Experiência Extensionista II 
  • Soluções e Metodologias Hands On 
  • Design de Objetos de Aprendizagem e Acessibilidade 
  • Projeto de Design Educacional 

Com a constante mudança no mundo da educação e a necessidade de inovar nessa área, é de se esperar que haja a criação de ferramentas e materiais que possibilita isso, tarefa do designer educacional. Assim, a Unit oferece uma grade curricular que enfatiza a visão estratégica e criativa de seus alunos, ajustando isso às necessidades do mercado de trabalho atual, além de auxiliar na busca do primeiro através do Unit carreiras.

POSTS RELACIONADOS

emec