Designer Educacional: carreira, curso e locais de formação!

Desconhece as atribuições de um Designer Educacional? Então acesse o nosso site e confira tópicos importantes sobre essa profissão. Venha saber mais!


O design educacional é uma área do conhecimento que trata do planejamento do projeto pedagógico de uma instituição de ensino, preocupando-se em integrar o aluno e a instituição, por meio da utilização da tecnologia e de ferramentas inovadoras.

Essa área foi potencializada em decorrência da crescente inserção de tecnologias como, por exemplo, lousas smart ou de tablets no ambiente de ensino, elas são os principais responsáveis por promover uma interação mais dinâmica e participativa.

Desse modo, é de suma importância compreender um pouco mais a respeito da profissão do Designer Educacional, como é o curso e sua grade curricular, quais são as áreas de atuação, onde estudar para ingressar nesta carreira promissora e dentre outras informações pertinentes para se tornar um bom profissional. 

Como é a profissão de Designer Educacional

O Designer Educacional é o profissional responsável por auxiliar no desenvolvimento, acessibilidade e elaboração de projetos educacionais, trabalhando para integrar o aluno e a instituição, mediante o uso de tecnologias e ferramentas que inovam o processo de ensino-aprendizagem. 

O profissional especializado em Design Educacional está capacitado para atuar em espaços educativos, com o intuito de propor metodologias e tecnologias que viabilizem e potencializem os processos de ensino e de aprendizagem nestes ambientes.

Esse profissional também trabalha adaptando os formatos de materiais educativos já existentes, com o intuito de aprimorar a qualidade e simplificar a linguagem, tornando o conteúdo mais acessível. Por essa razão, é uma profissão que exige interdisciplinaridade e organização.

Portanto, os designers educacionais possuem uma carreira que consiste no aperfeiçoamento do processo de aprendizagem através da inovação e para isso, o profissional deve ser proativo em comunicar-se com diferentes níveis da instituição, desde os alunos até os coordenadores e gestores.

A profissão de designer educacional foi reconhecida em 2008 pela lista do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). 

Como é o curso de Design Educacional

O curso superior de Tecnologia em Design Educacional tem duração, em média, de dois anos, em sua modalidade à distância, na qual contempla ações e reflexões em contextos educacionais abertos e em rede, não formais inclusivos, formais acadêmicos e corporativos. exige do graduando uma dedicação mínima de 20 horas semanais online.

O curso de graduação Tecnológica em Design Educacional tem por objetivo privilegiar a formação baseada em projetos e em ambientes de aprendizagem com mediações digitais. O designer educacional trabalha em espaços educativos, aplicando, propondo metodologias e tecnologias que permitem e potencializam os processos de ensino e de aprendizagem.

Designer Educacional

Onde estudar Design Educacional

O curso de Design Educacional na modalidade EAD pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).

A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. Atualmente, ela está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado do país. 

Dessa forma, a UNIT tem o compromisso com a empregabilidade do aluno, mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios.

Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade, intercâmbio, através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição origem.

O Ensino à Distância veio para solucionar problemas de acesso à universidade para as pessoas que moram longe das grandes cidades, para quem não dispõe de muito dinheiro ou por algum outro motivo não poderia frequentar cursos presenciais.  

Por isso, a principal característica do formato à distância é permitir a inclusão de todas as pessoas no ensino superior, independente da sua condição social e financeira e mediante os avanços tecnológicos, diversos recursos podem ser usados para facilitar o estudo. 

Quem estuda na Unit está preparado para se tornar um profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho nacional e internacional!

Curso de Design Educacional da Unit

A graduação em Design Educacional na modalidade EAD da Unit oferece todas as ferramentas necessárias para formar um designer com as competências e habilidades que o mercado de trabalho exige.

Ingressar no curso superior de Tecnologia em Design Educacional significa reunir uma base de conhecimento significativa para atuar em uma área cada vez mais relevante. Esse setor dedica-se à elaboração de projetos educacionais mais cativantes, de forma visual e didática, funcionando como verdadeiros facilitadores do processo de ensino-aprendizagem.

Portanto, não perca tempo! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você, venha ser um aluno da UNIT EAD!

POSTS RELACIONADOS

emec