Engenheiro Ambiental: como é a profissão, o curso, onde estudar e mais

Deseja realizar uma graduação em Engenharia Ambiental, mas tem dúvidas sobre a profissão e a grade curricular do curso? Vem, vamos responder essas questões nesse conteúdo.


As ações humanas no meio ambiente tem gerado muitos impactos negativos como a diminuição da qualidade do ar, poluição atmosférica e contaminação de rios e mares. Isso porque na medida em que a humanidade cresce, o consumo se desenvolve, bem como os seus efeitos: aquecimento global e escassez dos recursos naturais.

A área da Engenharia Ambiental exerce um papel essencial na reversão desse cenário, propondo soluções que visam diminuir ou controlar a poluição, contribuindo, assim, para a manutenção da vida do planeta.

Nesse sentido, infere-se que a Engenharia Ambiental atua diretamente no desenvolvimento sustentável da natureza, associando as esferas sociais, tecnológicas e econômicas. Ademais, esse ramo também analisa os problemas do meio ambiente com a intenção de projetar e construir sistemas de esgoto e água, por exemplo.

O engenheiro ambiental é, portanto, um profissional fundamental para a preservação dos recursos naturais, diante disso, convém analisar um pouco mais acerca dessa profissão bem como sobre a graduação e a grade curricular do curso de Engenharia Ambiental.

Como é a profissão de Engenheiro Ambiental

O engenheiro ambiental é um profissional que trabalha no diagnóstico, manipulação, tratamento e controle de problemas ambientais, tanto nas áreas urbanas quanto rurais. Além de atuar na identificação e análise das dimensões de um determinado problema, esse engenheiro também é capaz de propor e implantar soluções eficazes.

Ele ainda é habilitado para produzir estudos acerca dos impactos ambientais e para trabalhar em processos de gerenciamento e certificação ambiental (reconhecimento de qualidade ambiental concedida por órgão internacional).

Dentre as principais atribuições de um Engenheiro Ambiental, estão:

  • Avaliação do impacto ambiental gerado por projetos industriais e de engenharia civil, propondo soluções para reduzi-lo;
  • Assegurar que obras está estejam de acordo com as normas e leis ambientais;
  • Realizar pesquisas de campo para avaliar a devastação da natureza;
  • Fazer medições de poluição do ar, água e solo;
  • Promover projetos de recuperação de áreas destruídas;
  • Desenvolver projetos de tratamento de lixo, resíduos industriais e material tóxico.

Como é o curso de Engenharia Ambiental

O curso de Engenharia Ambiental possui duração média de cinco anos (10 semestres), sendo ofertado na modalidade de bacharelado. A grade dessa graduação caracteriza-se pela multidisciplinaridade, uma vez que durante a graduação assuntos da Física, Matemática e Química se mesclam com conteúdos de Geologia, Hidrologia, Ecologia e Topografia.

Nos anos iniciais do curso são abordadas matérias comuns aos cursos de Engenharia. Depois disso, começam a ser ministradas disciplinas mais específicas, como Hidráulica Ambiental, Avaliação dos Impactos Ambientais e Tratamento de Resíduos, por exemplo.

Além disso, o estudante aprende sobre armazenamento e tratamento da água, climatologia e controle de emissões de gases na atmosfera, direito ambiental, legislação e economia, tratamentos dos resíduos, saneamento e drenagem urbana.

Vale mencionar que o aluno também adquire conhecimentos que o auxiliam na realização de projetos ambientais e, principalmente, na contribuição de uma produção mais limpa e sustentável.

Design sem nome - 2023-10-14T170800.962

Onde estudar Engenharia Ambiental

O curso de Engenharia Ambiental pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). 

A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. Atualmente, ela está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado do país.

Dessa forma, essa instituição tem o compromisso com a empregabilidade do aluno, mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios.                

Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade, intercâmbio, através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição origem

Curso de Engenharia Ambiental da Unit

O curso de Engenharia Ambiental da Unit disponibiliza uma formação ampla e reflexiva, capacitando os profissionais para desenvolver tecnologias inovadoras com o intuito de propor soluções para as demandas da sociedade e do meio ambiente. 

Durante a graduação, o aluno irá aprender a utilizar de conhecimentos matemáticos, científicos e tecnológicos que lhe permitirão adquirir uma visão crítica sobre os princípios técnicos e éticos relacionados à área de atuação do engenheiro ambiental.

Além disso, os estudantes também terão a possibilidade de estagiar em vários setores, tais como: 

  • Química;
  • Petróleo;
  • Civil;
  • Alimentos; 
  • Eletroeletrônicos; 
  • Administração industrial, entre outros. 

Dessa forma, infere-se que o curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tiradentes oferece todas as ferramentas necessárias para a formação de um profissional com as competências e as habilidades que o mercado de trabalho exige.

Portanto, não perca tempo! Se matricule já no curso e venha ser um aluno da UNIT! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você!

POSTS RELACIONADOS

emec