Blog Unit - Universidade Tiradentes

Entenda como funciona um Programa de Mentoria - Unit

Escrito por Unit | Sep 14, 2022 1:00:00 PM

Sabe aquele momento em que nos sentimos perdidos, sem saber qual o próximo passo? O programa de mentoria é a solução ideal para isso, entenda agora!

Há momentos em que nos deparamos com algum problema insolúvel, uma indecisão do que fazer para melhorar. E nessas horas é comum buscarmos a ajuda de um familiar, um amigo querido ou qualquer pessoa, geralmente mais velha, que temos intimidade.

Eles são uma espécie de mentores pessoais em nossas vidas.

Procuramos essas pessoas não por acaso, mas por reconhecermos que possuem muita experiência de vida e sabem transmiti-la por meio de bons conselhos e orientações.

Esse costume não se restringe apenas a vida pessoal, é possível também na vida profissional.

Quando estamos no início da vida profissional, escolhendo qual curso de graduação tem mais a nossa cara, decidindo qual pós-graduação investir primeiro ou mesmo em outros momentos diversos na carreira, como melhorar o desempenho da empresa, fazer uma transição de profissão segura, entre outros.

Diante dessas situações, tem sido cada vez mais comum recomendada a procura por mentores profissionais.

Neste artigo, você irá conhecer sobre o processo de mentoria e como ele pode te ajudar a alcançar seus objetivos profissionais.

O que é um Programa de Mentoria e como ele pode alavancar a sua carreira

O programa de mentoria corresponde a um processo de desenvolvimento profissional com base em planejamentos pré-estabelecidos ou ações situacionais, orientado por um mentor profissional.

O mentor é um profissional com grande experiência e notório saber dentro de uma profissão.

Por ter vivenciado diversas situações e problemas diferentes, eles possuem o know-how de como agir da melhor forma para obter os melhores resultados diante de qualquer situação.

Além disso, o mentor é especializado em ajudar no desenvolvimento das pessoas, utilizando técnicas e adaptando seus métodos para o melhor entendimento do cliente.

Como é na prática?

O funcionamento da mentoria é bastante flexível, pois o foco é sempre nas necessidades do cliente e é a partir delas que o atendimento é organizado. Assim, o programa pode assumir diversos formatos e ter inúmeros procedimentos diferentes.

De modo geral, pode-se dizer que toda mentoria funciona por meio de encontros regulares entre o mentor e o seu mentorado.

No primeiro contato, o cliente expõe quais são as suas expectativas, problemas, objetivos e todas as informações necessárias para que o mentor possa estar ciente do cenário em que o cliente está.

Com o panorama do cliente esclarecido, o mentor então propõe uma série de medidas de curto e médio prazo para serem avaliadas e aplicadas pelo mentorado com o intuito de auxiliá-lo a alcançar os seus objetivos.

Em cada novo encontro, esse processo é reavaliado e novas orientações são feitas, sempre tendo como alvo a meta do cliente.

Seguindo esse mesmo procedimento, a mentoria também pode ser feita para um grupo de pessoas que trabalham juntas e precisam resolver um problema em conjunto ou por pessoas que querem desenvolver uma mesma habilidade, por exemplo, e gostam do aprendizado em coletivo.

Escolhendo a mentoria ideal

Como dito anteriormente, o programa de mentoria é bastante flexível e adaptável a qualquer caso. Mas para facilitar na hora de procurar o profissional e aproveitar ao máximo todo o processo, é possível escolher o tema que mais se aproxima do seu objetivo.

E existem hoje alguns temas principais de mentoria disponíveis para aprendizado. A seguir, veremos alguns deles:

Carreira

Se você tem dúvidas de qual graduação fazer, como pode ocorrer entre cursar a faculdade de Marketing ou de Mídias Digitais, Administração ou Economia, ou ainda, sobre como continuar progredindo na carreira, essa modalidade é ideal no seu caso.

Aqui o mentor te ajudará a conhecer a sua vocação profissional, seus pontos fracos e fortes, vai auxiliar no planejamento de cursos e especializações, e todo o necessário para que alcance o sucesso profissional. 

Empreendedorismo

Nessa modalidade o mentor é especialista em ajudar no desenvolvimento empresarial. Do planejamento inicial para a abertura até a organização interna e maximização dos resultados, o mentor atuará para melhorar o seu negócio independente do estágio atual.

E se tem o desejo de abrir o próprio negócio, mas não sabe qual atividade comercial ou então quer melhorar os processos internos e o desempenho da empresa, esta também é a melhor opção que ajudará a solucionar o que precisa.

Finanças

Ter uma vida financeira saudável não diz respeito apenas a ter um bom salário, mas principalmente em saber lidar com o dinheiro que possui. Mas com tantas despesas e imprevistos, cuidar bem das finanças pode ser um grande desafio.

É pensando nessas dificuldades que os mentores financeiros atuam com um diagnóstico completo e um planejamento detalhado para que consiga lidar melhor com o dinheiro.

Seja para conseguir economizar, obter uma nova fonte de renda ou mesmo para investir seu dinheiro de modo eficiente. 

Liderança

Comandar uma equipe de trabalhadores não trata apenas de delegar funções, propor metas e analisar relatórios. Ao contrário, requer diversas habilidades para saber lidar com seus funcionários e ajudá-los a extrair o melhor de suas qualidades. Em outras palavras, é ser um autêntico líder de equipe.

E essa tarefa normalmente não é fácil, e por isso existem mentores especialistas no desenvolvimento de competências de liderança para que seja feita da maneira mais correta e eficaz possível uma gestão estratégica de pessoas.

Nesse caso, ser mais comunicativo, saber criar um ambiente de desenvolvimento, com feedbacks construtivos e tantas outras habilidades podem ser aprendidas com o programa de mentoria.

Portanto, seja qual for a sua necessidade, existe um mentor qualificado para te ajudar a conquistar o seu objetivo profissional.

Pois poder aprender com o conhecimento e a experiência de outros profissionais é o caminho mais rápido para o sucesso.

 

Leia mais:

O que é mentoria de carreira?

Coaching, Mentoring e Consultoria: qual é a diferença?

Mentoring: o que é? Como ser um bom mentor?

10 características de um líder de sucesso