Gestor Comercial: desafios e oportunidades no mercado de trabalho

Saber gerir as vendas de uma empresa é um dos principais focos dos gestores. Veja mais sobre Gestão Comercial e sua expansão no mercado!

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A Gestão Comercial exerce um papel de suma importância na área de vendas de uma empresa, são através de suas estratégias que a qualidade e produtividade da empresa aumenta e com isso pode ficar a frente da competitividade do mercado. 

As empresas que mais têm profissionais dessa área são de importação e exportação, por lidar de uma forma ampla com vendas e negociação. 

Não só importação e exportação, mas também são encontrados em outras empresas, como de logísticas e entre outras. 

Já que sua responsabilidade é ajudar a empresa alcançar objetivos pontuais para o seu crescimento, dessa forma qualquer ramo no qual queira destaque e está ligado a vendas, precisa desses profissionais atuando em suas empresas.

Outro fator que colabora para essa profissão ser reconhecida é que o Brasil é um país que sua renda é bastante ligada ao setor terciário, ou seja, formado pelo comércio e serviços. 

Portanto, um país que o foco é o comércio e o serviço, profissões ligadas a esses fatores têm grande chance de empregabilidade e a demanda não diminui, então quanto mais profissionais qualificados nessa área, melhor.

Como está o mercado de trabalho em Gestão Comercial

Por ser uma função multidisciplinar, vai criar estratégias para o Marketing,  no setor de Administração, departamento de Recursos Humanos e entre outros. 

Com a finalidade de embutir dentro da empresa meios que possam fazer todos os setores cooperarem de forma ativa para conseguir que a empresa se destaque no mercado e consiga bons percentuais de venda.

De tal maneira que essa profissão se torna bastante valorizada e importante para qualquer empresa privada, porque o Gestor Comercial desempenha um papel que está ligado a toda empresa e o seu funcionamento.

É evidente que após a pandemia, muitas empresas tiveram que se reinventar e criar formas de conquistar o público e aumentar seu número de vendas, apesar do mundo estar inserido em uma crise global. Isto é, o Gestor Comercial precisou de muita perspicácia para não permitir  a empresa a fracassar e perder credibilidade e poder de venda e compra no mercado.

Portanto, foi um momento em que a profissão de gestão comercial teve bastante visibilidade, nesse momento as empresas entenderam o quão importante é o desempenho do gestor comercial para a ascensão.

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Quem se forma em Gestão Comercial trabalha onde

Qualquer empresa ou indústria que queira estabelecer vendas maiores e alcançar um maior número de consumidores e clientes, é essencial a presença desses profissionais, podem ser encontrados em:

  • Empresas;
  • Indústrias;
  • Bancos;

De tal maneira que o profissional de Gestão Comercial estabeleça em cada uma dela, ações que são cabíveis para a realidade de cada uma.

Principais áreas de atuação de Gestão Comercial

O Gestor Comercial tem funções que colabora para o crescimento da empresa no mercado, contribuindo para aumentar suas vendas e com isso o seu capital. Confira algumas das atuações desses profissionais:

Prospecção de Novos Clientes

A sociedade a todo momento está apresentando novos comportamentos e preferências. Desse modo, o gestor comercial vai acompanhar como o seu público alvo está se comportando e verificar quais são as mudanças que ocorreram. Em seguida, definir quais são os fatores que vão precisar ser adaptáveis para alcançar o público.

Gestor de Contas e Carteira de Clientes 

Essa atuação anda de mão dada com o anterior. Já que será o responsável de promover a satisfação do cliente, após analisar as pesquisas que foram realizadas e colocar em prática o que foi definido. 

Gestor de parcerias 

Hoje em dia muitas empresas buscam parcerias para otimizar os seus negócios e esses gestores avaliam quais são as especialidades de cada uma. Além de verificar qual é o público em comum.

Desenvolvimento de Estratégias de Vendas 

Para finalizar a venda existe um processo no qual deve ser levado em consideração, para não falhar.

Ao mesmo tempo que precisa manter um olhar atento, o gestor comercial precisa estabelecer o caminho correto para o negócio ter sucesso. 

Gestor de Inteligência Comercial

Sua atribuição é garantir novas oportunidades para a empresa, é evidente que só vai acontecer, se todos os setores da empresa estejam cientes de como deve ser sua atuação e como otimizar os processos. 

Nesse sentido, o gestor comercial vai aplicar de tal forma os conhecimentos adquiridos na sua graduação para ficar claro como devem agir.

Perfil do profissional de Gestão Comercial

Como foi dito durante todo o texto que os gestores comerciais são de grande importância para o funcionamento e boas vendas de uma empresa. De tal maneira que suas estratégias são capazes de manter o negócio em ascensão. Verifique habilidades dos gestores comerciais:

  • Visão Sistemática: Esses profissionais devem enxergar de forma micro e macro, para que possa avaliar como a empresa está e como pode ficar se certas estratégias forem estabelecidas;
  • Inteligência Emocional: Para ser maduro em suas decisões e saber lidar com os imprevistos é importante ter inteligência emocional, para entender que nem tudo está ao seu controle só dessa forma consegue definir estratégias reais e eficazes;
  • Comunicação: Como vai nortear todos os setores da empresa para alcançar um objetivo em comum, é necessário comunicar de forma clara e efetiva os passos que precisam ser seguidos.

É interessante que os Gestores Comerciais estejam atentos às novidades tecnológicas para implantar dentro da empresa equipamentos e sistemas capazes de otimizar e facilitar os seus processos. Além disso, seu olhar atento com a sociedade é crucial, para estar ciente do comportamento e preferências. 

Curso de Gestão Comercial da Unit

O curso de Gestão Comercial pode ser encontrado na Unit na modalidade 100% EAD.

A Unit é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Com uma grade curricular que ajuda os seus alunos a atuarem em diferentes ambientes e negócios, disciplinas como:

  • Contabilidade gerencial; Fundamentos da Economia; 
  • Direito aplicado;  
  •  Comunicação; 
  • Vendas;
  •  Marketing;
  •  Logística;  
  • Empreendedorismo, etc. 

Essas aulas são realizadas através da plataforma digital (AVA) que tem também questionários e materiais atualizados.

De tal maneira que o profissional seja capaz de aplicar dentro da sua rotina toda noção que aprendeu durante sua graduação. 

O aluno só precisa comparecer no final do período para a realização das provas e tem a sua disposição videoconferência com tutores e colegas, um momento de estabelecer uma rede de contato.

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