Matemático: uma jornada na profissão, curso e oportunidades de estudo!

Tem interesse em cursar matemática, mas não sabe por onde começar? Ou tem dúvidas sobre a grade curricular? Saiba mais em nosso blog!


A matemática é o conhecimento mais antigo produzido pela humanidade, atualmente ela é considerada como uma das melhores profissões do país. O profissional que atua nessa área é responsável pelo cálculo, desenvolvimento, resolução de problemas e elaboração de fórmulas e modelos.

A atuação do matemático no mercado de trabalho tem se expandido de maneira significativa e, por esse motivo, vem exigindo uma formação mais eficiente de seus profissionais. 

Muitos conhecem a matemática pela complexidade do conteúdo. A graduação nessa área exige seriedade, dedicação e atualização constante do aluno, pois através do estudo dos princípios, teoremas e regras é que o matemático visa promover soluções, inclusive de questões relevantes do nosso dia a dia.

Nesse sentido, convém analisar um pouco mais acerca dessa profissão, bem como sobre a graduação em Matemática, sua grade curricular e outros tópicos importantes.

Como é a profissão de Matemático

O Matemático é o profissional que dedica-se ao estudo e trabalho com matemática, sendo a resolução de problemas a base da sua atuação.

As atividades de um matemático podem variar de acordo com a área de atuação. Embora a maioria desses profissionais optem por dedicar-se ao ensino, ministrando aulas para quaisquer níveis escolares, eles também podem vir a trabalhar em outros ramos, exercendo, portanto, outras funções.

Dessa forma, confira a seguir as principais áreas de atuação desse profissional, bem como as funções específicas destas.

  • Análise Numérica – Tradução de modelos matemáticos para linguagem de computador;
  • Matemática Industrial – Melhoramento e maximização da produtividade de uma empresa;
  • Matemática Aplicada – Aplicação da matemática em diferentes setores da economia;
  • Matemática Computacional – Desenvolvimento de algoritmos para softwares;
  • Matemática Financeira – Realização de cálculos de projeção, prevendo acontecimentos.

Como é o curso de Matemática

O curso superior de Matemática possui duração média de quatro anos, podendo ser do tipo licenciatura ou bacharelado, essas duas habilitações possuem algumas disciplinas em comum, mas é importante frisar que cada uma delas orienta e forma profissionais diferentes.

A Licenciatura em Matemática forma professores para lecionar tanto no ensino fundamental como no médio, através de disciplinas voltadas à educação, tais como: Didática e Pedagogia. Já o Bacharelado em Matemática prepara profissionais para atuar em qualquer aplicação da Matemática, como na área da computação, por exemplo.

No curso de Matemática o aluno vai desenvolver capacidades importantes como a de identificar e solucionar problemas concretos de diversas áreas do conhecimento através dos conceitos matemáticos. Para o melhor acompanhamento do curso, é fundamental que o estudante tenha grande capacidade de concentração e, claro, goste de números.

É válido mencionar que alguns cursos de bacharelado em Matemática focam mais em determinadas aplicações dessa Ciência Exata, por isso é essencial na hora de escolher seu curso, analisar a grade curricular da instituição em que você deseja ingressar.

O que faz um Matemático

Onde estudar Matemática

O curso de Matemática pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).  

A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. Atualmente, ela está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado do país. 

Dessa forma, essa instituição tem o compromisso com a empregabilidade do aluno, mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios. 

Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade, intercâmbio, através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição origem.

Curso de Matemática da Unit

A Matemática é uma ciência que se dedica ao estudo das quantidades e formas por meio de números, expressões, figuras geométricas, aplicando-os, nas mais diversas vertentes do raciocínio lógico e também nas áreas acadêmicas. Nesse sentido, o curso de Matemática da Unit direciona o aluno que tem interesse em profissionalizar os conhecimentos da disciplina.

Os alunos da Unit são capacitados para atuar no mercado de trabalho na análise e na utilização dos conhecimentos matemáticos em outras áreas do conhecimento, tais como: Economia, Engenharia e Informática. O curso possui duração de três anos, ou seja, seis períodos e aborda conceitos matemáticos que são estudados desde a educação básica até o ensino superior.

Durante a graduação, os estudantes conhecem práticas e ferramentas que os tornam aptos para realizar funções profissionais e solucionar problemas na área. Ademais, os futuros matemáticos adquirem características que os permitem promover a realização de pesquisas, bem como atuar em áreas estratégicas, como finanças e estatística, seja no setor público ou no setor privado.

Sendo assim, infere-se que o curso de Matemática da Universidade Tiradentes oferece todas as ferramentas necessárias para a formação de um profissional com as competências e habilidades que o mercado de trabalho exige.

Portanto, não perca tempo! Se matricule já no curso e venha ser um aluno da UNIT! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você!

POSTS RELACIONADOS

emec