Universo gamer desvendado: atuação, habilidades e muito mais!

Pensa em seguir a carreira de Gamer? Acesse nosso blog e conheça tudo sobre o que um gamer faz, o curso e muito mais!


Você tem afinidade com tecnologia, cálculos e interesse por jogos? Então o curso de jogos digitais pode ser a escolha ideal para a sua carreira!

Ao interagirmos com jogos feitos sob altas tecnologias e evolução, podemos imaginar o trabalho e responsabilidade que carrega o profissional responsável por isso. O gamer (ou profissional de jogos digitais) se encarrega por todo processo de criação, desenvolvimento e até vendas do jogo ou programa final. Aliás, vale também ressaltar que esse profissional não é responsável apenas por jogos.

Se você se identificou e quer saber mais sobre esse curso e essa profissão, continue lendo esse artigo, saiba mais informações e fique por dentro de tudo!

O que faz um Gamer

O profissional em jogos digitais faz desde a montagem dos jogos, até o lançamento dos mesmos. Ele tem a função de criar e desenvolver games de modo geral, e as partes mais detalhadas do projeto, como os personagens, os efeitos, as imagens e a construção gráfica. Além disso, é esse profissional que dita as regras do jogo e como ele será planejado e utilizado pelos consumidores finais.

No entanto, mesmo que o principal foco da maioria dos profissionais em jogos digitais seja voltado para o lado gamer, eles também podem fazer as animações digitais que aparecem em televisões e cinemas, por exemplo. Para isso, além de estratégias que gerem o bom desenvolvimento nas filmagens ou imagens, são necessárias algumas ferramentas, como um bom computador, softwares de edição, animação, mesa digitadora, caso sejam emitidos alguns sons, é necessário um microfone, dentre outras ferramentas. 

Diferentes áreas de atuação de um Gamer

Atuar em grandes empresas de jogos digitais é uma excelente opção, mas não é a única. Diante de algumas oportunidades no mercado, esse profissional pode atuar em empresas de comunicação, sites, serviços para produtoras, e muitos outros. É através desse trabalho que os gamers podem desenvolver jogos educativos, jogos publicitários e até programas voltados para projetos na área da saúde.

 Em jogos digitais podem se destacar áreas como:

Game Designer

É esse profissional que cria o roteiro do jogo, sejam as regras, os níveis, os desafios, roteiros e recompensas. Normalmente, esse tipo de atuação acontece por demanda, quando as produtoras dos jogos solicitam que um Game Designer faça tais criações e ajustes, para, consequentemente, chamar mais atenção do público.

Game Tester

Dentro dessa área, o profissional atua em programas e jogos que ainda não foram lançados com o objetivo de testar o jogo. Assim, sua função é realizar avaliações diante de algum protocolo para que (se necessário) sejam realizados ajustes, bem como testar a qualidade do jogo.

Game Developer

O profissional em jogos digitais é quem desenvolve jogos, como também programas que garantem o bom funcionamento desses jogos. Através de códigos e de um bom roteiro de programação, é possível manter as boas regras e funcionamento do jogo!

Marketing

Além de criar e desenvolver jogos, alguns desses profissionais ficam responsáveis por fazer o marketing, promoções e o  pré-lançamento dos programas, utilizando as mídias e redes sociais da empresa para produzir conteúdos. Dessa forma, quando o game for lançado, muitas pessoas já estarão à espera para comprá-lo.

Produtor executivo

É a área encarregada de realizar a entrega do produto final, ou seja, quem realiza as vendas após toda a finalização do jogo. Após passar por todos os processos, esse é o momento da empresa e do profissional lucrarem com as produções.

Então, torna-se indispensável que seja realizado um trabalho em equipe, já que cada profissional se encarregará de atuar em áreas diferentes e muito complexas. Cada uma das áreas apresenta salários diferentes que variam também de acordo com a empresa e demanda. Tais valores podem variar entre R $3.690,00 a R $18.000,00 reais.

O que precisa para se tornar um Gamer

Para se tornar um Gamer existem duas opções: através da graduação em Jogos Digitais ou cursos e capacitações que disponham de conteúdos voltados para atuação nessa área. Porém, vale ressaltar que grandes empresas optam por profissionais que possuem o nível superior na área, visto ser algo que garante uma ampla bagagem de conhecimento, como também um título de especialista. 

Aliás, devido à alta tecnologia dos computadores e programas que, na maioria das vezes, estão em língua inglesa, é essencial que o profissional possua curso de outros idiomas. Afinal, há um grande espaço de tempo até que alguns jogos façam lançamentos em português.

Conheça o curso de Jogos Digitais na Unit

O curso de Jogos Digitais na Unit capacita os estudantes para que estes possam trabalhar com o desenvolvimento de jogos digitais, promovendo conhecimento e visão estratégica a partir da criação e da produção de games, sendo assim, o aluno tem acesso a assuntos de qualidade específicos da profissão, para que concluam o ensino superior capacitado para atuar no mercado de trabalho.

O curso tem duração média de cinco semestres, o que equivale a dois anos e meio, podendo ser realizado de forma presencial ou EAD. Dentre as disciplinas que compõem a grade curricular estão:

  • Algoritmos;
  • Animação de jogos;
  • Design narrativo;
  • Animação de jogos;
  • Desenvolvimento de jogos, dentre outros.

Mas vale lembrar que o mercado de trabalho demanda profissionais capacitados e atualizados, sendo assim, é importante buscar outros meios para se especializar além da graduação, como por exemplo, através de uma pós-graduação e cursos.

POSTS RELACIONADOS

emec