Curso Jogos Digitais: mercado de trabalho, áreas de atuação, salário

Explore o mundo dos Jogos Digitais e mergulhe em aventuras emocionantes. Crie, desenvolva e divirta-se com nossa formação especializada.


Os jogos digitais são jogos que podem ser jogados em dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e videogames. Eles podem ser baixados ou comprados online, ou adquiridos em mídias físicas, como DVDs ou cartões de memória. 

Os jogos digitais podem ser de vários tipos, desde jogos simples e casuais até jogos complexos e envolventes que podem levar horas ou até mesmo dias para serem completados. Alguns exemplos de jogos digitais populares incluem "Fortnite", "Candy Crush" e "The Elder Scrolls V: Skyrim".

Como é a carreira para quem trabalha com Jogos Digitais 

A carreira em jogos digitais pode ser muito gratificante e desafiadora. Existem muitas oportunidades em diferentes áreas, desde desenvolvimento de jogos até design e marketing. Para trabalhar nesta indústria, é importante ter habilidades técnicas, criatividade e paixão pelos jogos. 

É também importante estar sempre atualizado sobre as últimas tendências e tecnologias no mundo dos jogos digitais. Como a indústria está em constante evolução, é importante estar sempre aprendendo e se adaptando a novas situações.

Mercado de trabalho para Jogos Digitais

O mercado de trabalho para jogos digitais tem crescido significativamente nos últimos anos, devido ao aumento da popularidade deste tipo de entretenimento. Existem muitas oportunidades de emprego em diferentes áreas, desde desenvolvimento de jogos até design e marketing. 

Algumas das principais empresas de jogos digitais incluem Activision Blizzard, Electronic Arts e Ubisoft. Além dessas empresas, há também muitas startups e empresas independentes que trabalham com jogos digitais. Para se destacar nesta indústria, é importante ter habilidades técnicas, criatividade e paixão pelos jogos.

Design sem nome (53)-1

Áreas de atuação em Jogos Digitais

Existem várias áreas de atuação em jogos digitais, incluindo desenvolvimento de jogos, design de jogos, programação, arte e animação, produção, teste e garantia de qualidade, marketing e vendas, e muito mais. 

As carreiras para desenvolvedores de jogos podem incluir desenvolvedor de jogos, designer de jogos, programador de jogos, artista de jogos, e muito mais. Essas carreiras envolvem criar e desenvolver jogos, desde a concepção inicial até o lançamento final. 

Desenvolvedores de jogos podem trabalhar em uma variedade de plataformas, incluindo consoles de jogos, dispositivos móveis, computadores e até mesmo na web. Eles podem trabalhar em equipes grandes ou pequenas, dependendo do tamanho e escopo do projeto. É importante ter habilidades técnicas, criatividade e paixão pelo desenvolvimento de jogos para seguir essa carreira.

Algumas outras áreas de atuação comuns incluem:

  • gestão de comunidades de jogos;
  • desenvolvimento de estratégias de monetização;
  • suporte ao cliente e operações de servidor.

Abaixo será explicado o que é cada uma dessas áreas citadas:

Gestão de Comunidades de Jogos

A gestão de comunidades de jogos é o processo de gerenciar e desenvolver a comunidade de jogadores em torno de um jogo específico. Isso inclui moderação de fóruns e redes sociais, organizar eventos e torneios, responder a perguntas e preocupações dos jogadores, e promover o jogo para atrair novos jogadores. O objetivo da gestão de comunidades de jogos é manter os jogadores satisfeitos e engajados, e ajudar a construir uma base de fãs leal para o jogo

Desenvolvimento de estratégias de monetização

O desenvolvimento de estratégias de monetização é o processo de criar maneiras de gerar receita a partir de um jogo ou aplicativo. O é permitido incluir coisas como vendendo o jogo por si só, oferecendo compras dentro do aplicativo, ou vendendo publicidade dentro do jogo. 

O objetivo do desenvolvimento de estratégias de monetização é encontrar maneiras eficazes de gerar receita a partir do jogo, a fim de torná-lo lucrativo e sustentável a longo prazo. 

Suporte ao cliente e operações de servidor

Suporte ao cliente e operações de servidor são duas áreas importantes no desenvolvimento e gerenciamento de jogos. O suporte ao cliente envolve fornecer ajuda e suporte aos jogadores, respondendo a perguntas, resolvendo problemas e lidando com preocupações. 

As operações de servidor envolvem gerenciar e manter os servidores que hospedam o jogo, incluindo atualizações e manutenção, monitoramento do desempenho e resolução de problemas. Ambos são importantes para manter os jogadores satisfeitos e garantir que o jogo esteja sempre disponível e funcionando corretamente.

Em geral, as habilidades e conhecimentos necessários para trabalhar em cada área variam amplamente, mas é comum que as pessoas que trabalham em jogos digitais tenham interesse em tecnologia, criatividade e jogos em geral.

Salário para quem trabalha com Jogos Digitais

Os salários para quem trabalha com jogos digitais podem variar amplamente, dependendo do cargo, da localização, da experiência e de outros fatores. Em geral, os cargos mais altos, como gerente de produto ou diretor de arte, podem ter salários mais altos, enquanto os cargos mais técnicos, como programador ou designer de jogos, podem ter salários médios. 

Além disso, as empresas de jogos em regiões com altos custos de vida, como a Califórnia ou o Reino Unido, podem pagar salários mais altos do que em outras áreas. Porém, um gamer profissional ou pro-player como também são chamados, podem receber entre R$ 3.000 e R$ 20.000, quem traz esse dado é o site ctrplay.

Contudo, o salário de um pro-player como sabe-se pode variar bastante, ficando a cargo do jogo em que ele joga, seu nível de habilidade, o país em que ele vive e a equipe ou organização em que ele joga. Alguns pro-players podem ganhar milhões de dólares por ano, enquanto outros podem ganhar apenas algumas centenas de dólares.

Além de seu salário, muitos pro-players também podem ganhar dinheiro com patrocínios e publicidade. É importante notar que a carreira de um pro-players pode ser curta, então é importante que eles economizem e investem seu dinheiro de maneira inteligente.

POSTS RELACIONADOS

emec