Jogos Digitais: entenda a profissão, curso e onde estudar!

Tem interesse em realizar uma graduação em Jogos Digitais, porém tem dúvidas sobre a grade curricular do curso? Saiba mais em nosso site.


Os jogos digitais estão presentes no nosso cotidiano e vão além do entretenimento. Com o avanço dos recursos tecnológicos, o desenvolvimento de programas e a chegada da realidade virtual, os jogos tornaram-se cada vez mais reais e criativos.

Para atender a essas novas demandas, muitos profissionais do ramo passaram a realizar cursos superiores voltados para os Jogos Digitais. Essa área está em constante crescimento devido às diversas possibilidades de uso, inclusive nas áreas médicas e corporativas.

Muitas empresas até têm utilizado os jogos para melhorar a qualificação dos seus funcionários e, na área da Medicina, os jogos digitais estão sendo adotados para treinar médicos e para realizar tratamentos, por exemplo.

Tudo isso demonstra que o mundo dos jogos digitais ainda é muito inexplorado, e, portanto, tende a crescer muito mais. Sendo assim, convém analisar um pouco mais sobre o profissional e o curso de Jogos Digitais.

Como é o profissional de Jogos Digitais

O profissional de Jogos Digitais é responsável por projetar, desenvolver e implantar jogos para computadores, aparelhos móveis e internet. Ele é apto para desenvolver aplicações em linguagens visuais e interativas e manusear recursos de interatividade em aplicações lúdicas e softwares.

Além de trabalhar diretamente na produção dos games, esse profissional também pode ser responsável por uma parte mais específica do desenvolvimento dos jogos, como também pode até vir a ser o gestor de todo um projeto.

As possibilidades de atuação para o profissional de Jogos Digitais são muitas, uma vez que o mercado nessa área é bastante amplo. Dentre as principais áreas de atuação, estão:

  • Game designer: responsável pela execução da ideia e do projeto;
  • Programador: cuida dos comportamentos e movimentos dos personagens;
  • Produtor de jogos: faz a gestão e a supervisão de toda a produção de um jogo.

Como é o curso de Jogos Digitais

O curso de Jogos Digitais é uma graduação de nível superior com titulação tecnológica que possui uma duração média de dois anos. Tal faculdade integra abordagens dos conhecimentos provenientes da área da Informática e Desenho, sendo que grande parte das disciplinas associa a teoria à prática, ou seja, os estudantes têm a chance de realizar muitas atividades em laboratórios.

Durante os quatros semestres da graduação o estudante aprende também a fazer uso de softwares específicos para a construção gráfica, modelagem de cenários, animação de personagens e edição de imagens.

Além disso, ao longo do curso o futuro profissional da área de Jogos Digitais é capacitado para atuar na definição do roteiro dos jogos, estabelecendo regras e condições para avançar nas fases de um determinado game, por exemplo.

Vale mencionar que muitas faculdades costumam exigir que o aluno produza um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no período final da graduação.

Jogos Digitais

Como é a grade do curso de Jogos Digitais

A grade curricular consiste em um conjunto de matérias que o aluno terá contato desde o primeiro até o último semestre de conclusão do curso.

A grade curricular do curso do curso de Jogos Digitais é bem dinâmica, abrangendo às Ciências Exatas, computação gráfica, matemática para jogos, física para jogos digitais, estrutura de dados e sistemas operacionais.

Veja aqui as principais matérias que comumente são encontradas na grade curricular do curso de Jogos Digitais da Unit. Lembrando que o conjunto de disciplinas pode variar de instituição para instituição, bem como o nome das disciplinas.

Onde estudar Jogos Digitais

O curso de Jogos Digitais pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).  

A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. Atualmente, ela está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado do país. 

Dessa forma, essa instituição tem o compromisso com a empregabilidade do aluno, mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios. 

Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade, intercâmbio, através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição origem.

Curso de Jogos Digitais da Unit

O curso de Jogos Digitais da Unit prepara o aluno para atuar no desenvolvimento de jogos digitais, proporcionando conhecimento e visão estratégica mediante a criação de games e soluções interativas.

Na Unit, o aluno encontrará um curso bem estruturado e abrangente. Isso porque cada estudante terá a chance de valorizar a sua formação dando mais ênfase em áreas específicas, como empreendedorismo, ilustração, direção de arte, game design, programação, entre outras.

Além disso, esse profissional também será capacitado para atuar em diferentes segmentos no mercado de trabalho como a televisão, agências de publicidade e até mesmo no ramo da saúde, uma vez que certos jogos podem ajudar no tratamento de doenças.

Dessa forma, infere-se que o curso de Jogos Digitais da Universidade Tiradentes oferece todas as ferramentas necessárias para a formação de um profissional com as competências e as habilidades que o mercado de trabalho exige.

Portanto, não perca tempo! Se matricule já no curso e venha ser um aluno da UNIT! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você!

POSTS RELACIONADOS

emec