Mercado de trabalho para Designer Educacional: oportunidades e perspectiva

O mercado de trabalho para Designer Educacional está em expansão, com demanda crescente por profissionais que desenvolvam soluções educacionais inovadoras.


O Designer Educacional atua como um planejador dos conteúdos que vão ser repassados em sala de aula, promovendo conteúdos interativos e significativos, colaborando diretamente com o planejamento do projeto pedagógico de ensino de uma instituição. 

Ou seja, vai avaliar quais são os tópicos essenciais para estar no currículo da instituição, articulando com os conteúdos de cada matéria. 

Hoje em dia, há dois níveis que diferenciam os profissionais dessa área:

  • Higher-level: É o nível macro, em geral vai definir a modalidade, público-alvo e o formato de cada um. Nesse nível, o Designer Educacional abrange mais no seu projeto o planejamento dos cursos, capacitações e vídeos educativos, por exemplo.  
  • Low-level: Tem um trabalho mais minucioso ao que se diz respeito ao desenvolvimento de um capítulo de livro, dos planejamentos das aulas, etc. 

Aliás, muitas empresas de jogos infantis estão contratando esses profissionais para auxiliar na elaboração do design e do conteúdo dos jogos, sendo mais uma alternativa de atuação, principalmente para aqueles que têm afinidade com a tecnologia e dispositivos digitais.

Nesse sentido, é fácil perceber a relevância desses profissionais no âmbito educativo. A educação é uma das maiores preocupações da sociedade, por isso, vários investimentos são feitos, tanto pela rede privada, quanto a pública. 

Como está o mercado de trabalho em Designer Educacional

O Designer Educacional tem a sua disposição um mercado promissor, já que sua atuação é fundamental em instituições de ensino que estão procurando métodos atuais que contribuam para uma melhor aprendizagem. Dessa forma, esses profissionais vão se responsabilizar de apresentar propostas relevantes para o ensino.

Com a mídia digital, os Designers Educacionais estão abrangendo o seu trabalho para sites, blogs e usando as redes sociais como meio de educação, pedindo retorno pelos seus materiais disponibilizados. 

É através de suas habilidades que o profissional atua na  construção de planejamentos  pedagógicos, encontrando meios estratégicos de facilitar o ensino dos educadores e promover um aprendizado mais interativo e facilitador. 

Além disso, a tecnologia pode ser um dos agentes de agilidade para o ensino, dessa forma os Designers Educacionais podem encontrar  praticidade na hora de educar aos alunos, através de vídeos animados e jogos educativos. 

Diante desse cenário, o meio educacional está ganhando mais visibilidade e influência na sociedade. Portanto, o profissional de Designer Educacional encontra mais facilidade de empregabilidade na sua área.

Mercado de trabalho para Designer Educacional

Quem se forma em Designer Educacional trabalha onde

O Designer Educacional atua diretamente na educação, colaborando para a promoção de um ensino prático, atualizado e moderno. Pode-se encontrar os profissionais da área em:

  • Instituições de ensino pública ou privada;
  • Empresas de jogos infantis;
  • Editoras.

Além disso, também podem prestar consultoria a empresas ou  instituições, trabalhando de forma autônoma.

Principais áreas de atuação do Designer Educacional

Dentro de uma instituição de ensino ou em uma editora, o Designer Educacional vai atuar de algumas maneiras, conheça as principais:

Planejamento

O Designer Educacional reúne todos os conteúdos que deverão ser repassados em sala de aula. 

Após isso, organiza de maneira cronológica como os conteúdos devem ser abordados e cria uma interdisciplinaridade entre eles.

Tudo isso contribui para um aprendizado mais completo do aluno. 

Coordenar 

Nesta área, o Designer Educacional pode orientar os professores na abordagem do conteúdo,  verificando se está seguindo a lógica do projeto de planejamento pedagógico.

Também pode coordenar em editoras a construção dos materiais didáticos, assegurando que serão elaborados de acordo com o que foi proposto. 

Promoção de estratégias Educacionais

Nesta função, o Designer Educacional vai inserir, dentro do contexto escolar, mecanismos atuais que possam facilitar a absorção dos conteúdos. 

Para que isso possa ocorrer, é necessário observar a necessidade dos alunos e tentar encaixar algo que seja proveitoso.

Por exemplo, vídeos e jogos interativos que tenham a ver com os conteúdos que estão sendo ministrados em sala de aula. Logo que, hoje em dia, as crianças passam muito tempo nas telas e estão acostumadas aos seus estímulos.

Perfil do profissional de Designer Educacional

O Designer Educacional tem um diferencial que é usar a tecnologia a favor da educação. Por isso, é necessário ser criativo e interdisciplinar para mesclar esses dois aspectos. 

Como vai ser o responsável pela elaboração de um planejamento de conteúdos, é importante estar buscando meios de aprofundar os seus conhecimentos e pesquisando como utilizá-los de maneira atual e moderna. 

Também é crucial esses profissionais entregarem os seus trabalhos no prazo, sendo responsável e organizado para cumprir com suas demandas. 

Aliás, esses são os profissionais que devem estar atentos a novidades, pesquisas e o comportamento da sociedade e os avanços tecnológicos para inserir dentro do meio educacional.

Com uma sociedade que muda suas dinâmicas constantemente, é crucial estar atento como devem ser integrados aos conteúdos para facilitar o ensino e a absorção dos alunos. 

Curso de Designer Educacional 

O curso de Designer Educacional pode ser encontrado na Unit na modalidade 100% EAD.

A Unit é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Os estudantes têm a possibilidade de assistir às aulas de acordo com sua disponibilidade, por meio de uma plataforma digital com aulas atualizadas. 

Além disso, tem a sua disposição materiais didáticos digitais atualizados, servindo como aprofundamento dos conteúdos. Com uma grade curricular abrangente para área, o curso dispõe de disciplinas com competências digitais e metodologias do ensino.

O curso Designer Educacional em EAD na Unit possibilita aos seus alunos videoconferências com os colegas e com os tutores, com a intenção de aproximar o estudante dos colegas e, juntos, adquirirem mais aprendizados.

Diante disso, seu aprendizado é conforme o seu esforço e sua dedicação aos estudos, pois a Unit oferece de forma abrangente um ensino de qualidade e atualizado.

POSTS RELACIONADOS

emec