Mercado de trabalho para Empreendedorismo Digital

O meio digital é uma ótima forma de negociação, ainda mais para aqueles que conhecem técnicas que o ajudam a ter sucesso.


O Empreendimento Digital atualmente está sendo bastante utilizado, pois consiste no funcionamento de um negócio on-line, comercializando pela internet serviços ou produtos sem a necessidade de deslocamento por parte dos clientes para efetuar a compra. 

Dessa forma, se tornou mais fácil ter um negócio próprio, principalmente para aqueles que não tem o poder aquisitivo de montar uma estrutura para receber os seus clientes. Além disso, o Empreendedorismo Digital é uma oportunidade de atingir mais clientes de diferentes  localidades, sendo assim, o comerciante não fica limitado a apenas uma esfera específica. 

Afinal, por meio da internet, várias pessoas podem conhecer produtos e serviços e se interessar em adquirir, através do site ou outras plataformas utilizadas pelo Empreendedor. Dessa forma, é um excelente meio para que novos empreendedores recém chegados ao mercado, possam divulgar o seu trabalho e estabelecer um público alvo.

Nesse sentido, essa é uma das áreas com mais crescimento no mercado, visto que a tecnologia e o advento da internet são umas das mais potencializadoras do mercado nacional.

Como está o mercado de trabalho em Empreendedorismo Digital

De acordo com os dados divulgados pela Global Entrepreneurship Monitor, no Brasil, cerca de 58 milhões de brasileiros com idade entre 18 e 64 anos estão em atividades empreendedoras. Esta quantidade só tem a aumentar, porque os meios digitais, a exemplo as redes sociais, estão sendo aliadas para a divulgação de produtos e serviços. 

Além das plataformas e aplicativos de compra e venda, o empreendedor pode cadastrar o serviço que está oferecendo e o público pode conhecer e adquirir. Muitas pessoas estão usando o empreendimento digital para ter mais autonomia e não precisar de vínculo empregatício, enquanto outras usam para conseguir uma renda extra. 

Outro fator contribuinte do crescimento do Empreendedorismo Digital é a rotina dos brasileiros. Hoje em dia, são raros os momentos em que se tem a oportunidade de sair de casa para comprar alguma coisa ou contratar um serviço. Isso acontece graças à facilidade e as inúmeras possibilidades que o digital oferece. 

Como está o mercado de trabalho em Empreendedorismo Digital

Quem se forma em Empreendedorismo Digital trabalha onde

O empreendedor digital vai utilizar a internet como meio de promover e vender seus produtos ou serviços. Para isso, utilizará dos artefatos e plataformas disponíveis por ela, como:

  • Redes sociais;
  • Hotmart;
  • Aplicativos;
  • Sites e blogs.

Uma estratégia boa para os empreendedores digitais que não tem um produto ou serviço específico a ser oferecido, é divulgar e vender o de terceiros, ganhando comissão e não se limitando somente a um segmento. 

Principais áreas de atuação do Empreendedorismo Digital

O mundo digital permite que vários tipos de produtos e serviços possam ser divulgados e adquiridos, não se limitando somente a um setor. Conheça as principais atuações do empreendedor no meio digital:

E-commerce

Nesta área, o empreendedor pode vender produtos produzidos por ele mesmo ou revender, por exemplo refeições caseiras, confecção de artigos decorativos, entre outros. 

Em resumo, vai oferecer na internet os produtos disponíveis para o público, usando de aplicativos ou sites, além das redes sociais a sua disposição.

Caso o empreendedor ainda não tenha condições suficientes para criar e manter uma loja virtual, pode usar das plataformas de marketplace.

Produtor de Conteúdo

Para aqueles que têm afinidade com escrita e marketing, empreender através de conteúdos disponibilizados na internet é uma boa alternativa, a exemplo de:

  • Blogs;
  • Chamadas nas redes sociais;
  • Infográficos;
  • E-books;
  • Imagens e vídeos.

Basicamente vai vender os seus serviços para uma marca que queira potencializar sua chegada ao público-alvo. Esses profissionais devem ser extremamente criativos e atentos à sociedade, para que seus conteúdos sejam versáteis e agregadores.

Não há dúvidas que é uma boa oportunidade de unir a escrita com o marketing e o empreendimento, tendo a oportunidade de ganhar dinheiro sem precisar sair de casa. 

Marketing e Afiliados

Uma das tendências mais usadas é trabalhar como afiliado de um produto ou serviço desenvolvido por outra pessoa, já que é muito comum atuarem na divulgação de cursos e ganhando através de porcentagens. 

Sua responsabilidade é influenciar o público a comprar determinado produto ou serviço e auxiliá-los no seu direcionamento até a página do item. Vale ressaltar que o seu sucesso nessa função depende somente dele e o quanto de pessoas está alcançando, por essa razão é crucial identificar qual o tipo de público tem interesse em determinados produtos e serviços, assim ofertando de maneira assertiva e para o perfil correto.

Perfil do profissional de Empreendedorismo Digital

O Empreendedor Digital necessita ser alguém focado no meio digital para entender quais são os comportamentos mais repetitivos dos seus usuários. Por essa razão, o empreendedor é uma pessoa observadora, porque não pode perder nenhuma oportunidade de avaliar como está a sociedade, quais as suas tendências e o que o público está consumindo.  

O principal intuito por trás disso é apresentar produtos de acordo com o que a sociedade  deseja no momento. Por isso, é importante ser um bom comunicador para convencer os clientes de comprar os produtos e serviços que são ofertados, assegurando que todas as etapas da compra sejam efetivadas de maneira segura e eficaz.  

Curso de Empreendedorismo Digital da Unit 

O curso de Empreendedorismo Digital pode ser encontrado na Unit na modalidade 100% EAD. A Unit é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Os estudantes têm à sua disposição aulas com os principais assuntos da área por meio de uma plataforma digital atual e moderna. Na grade curricular do Empreendedorismo Digital estão presentes disciplinas relacionadas ao:

  • Startups;
  • Marketing Digital;
  • Inteligência Artificial;
  • Planejamento e Construção de Produtos Digitais.

Essas abordagens permitem ao aluno entender melhor do planejamento do negócio e de sua comercialização, permitindo agir no mercado com mais confiança e informação.

Com isso, o estudante só precisa ir a instituição no final do período para realizar as  provas e atividades finais. Além disso, todo o contato entre colegas e tutores acontece por meio de videoconferência, funcionando como uma excelente oportunidade para fazer networking e troca de experiências. 

POSTS RELACIONADOS

emec