Mercado de trabalho para jogos digitais: Oportunidades e desafios

Jogos digitais são uma forma de entretenimento virtual que se popularizou rapidamente. Abrangem desde jogos para dispositivos móveis até consoles e PC.


Jogos digitais é a profissão responsável pela criação de jogos interativos que podem ser usados em tópicos como entretenimento, educação, ou, ainda, negócios. Atualmente, os Jogos Digitais estão ganhando mais visibilidade no mercado, já que sua atuação não é somente limitada à criação de gamers para um público específico, mas sim para diversos perfis. 

Muitas empresas estão usando as habilidades desses profissionais para a elaboração de simuladores de negócios, com a finalidade de apresentar a sua equipe cenários como a realidade da empresa, quais são os objetivos e como chegar até eles. 

Também estão presentes na educação, já que muitos sites educativos ou escolas contratam esses profissionais para fornecer jogos interativos que envolvam os conteúdos estudados em sala de aula. 

Além disso, os Jogos Digitais estão ganhando tanta expansão e importância no mercado que tem sido frequentemente usado na área médica, na criação de simuladores de cirurgia e outros procedimentos..

Como está o mercado de trabalho em Jogos Digitais 

 É comum encontrar setores educacionais contratando esses profissionais na criação de jogos educativos, já que os seus alunos estão tão acostumados com os estímulos da tela,  que o aprendizado acaba fluindo melhor através dela. Portanto, o designer de games vai precisar unir a diversão dos jogos na absorção do conteúdo. 

Segundo a Revista Exame, o Brasil é o 5° país com mais números de celulares, e um dos responsáveis pela criação de  aplicativos são os profissionais dessa área. Dessa forma, o número de empregabilidade tem crescido cada vez mais. 

Diante disso, os Jogos Digitais não é mais uma profissão restrita somente ao entretenimento, sua atuação é de suma importância em várias áreas e contribui para o crescimento de vários setores no mercado, usando como ponto de partida os artefatos oferecidos pela tecnologia.

Quem se forma em Jogos Digitais trabalha onde

O meio está propício para a atuação desses profissionais, ou seja, há grande procura por designers qualificados para atuar em uma empresa visando o desenvolvimento de jogos ou de simulação, em ambientes como:

  • Indústria;
  • Empresas de Jogos;
  • Agências Publicitárias;
  • Cinema, etc.

Além disso, também existe a possibilidade de trabalhar na modalidade home office. Isso permite ao profissional desenvolver jogos e simulações sem precisar estar presencialmente nos departamentos da empresa. Também é possível prestar seus serviços de forma autônoma.

Principais áreas de atuação do Jogos Digitais 

Juntamente com o crescimento da tecnologia no mercado, vários setores de diferentes segmentos estão usando-a em suas rotinas com o intuito de agilizar e melhorar a produtividade da equipe, angariando melhores resultados. Conheça mais sobre a atuação dos formados em Jogos Digitais: 

Game Designer 

Nesta atuação, o designer será responsável por planejar o projeto do jogo, incluindo as etapas da sua produção, além de executar tudo o que foi proposto, oferecendo um jogo interativo, divertido e criativo, com regras estabelecidas.

Após toda a criação, o designer vai reavaliar o jogo para ver quais são as falhas e de que forma pode melhorar o conteúdo.  

Programador 

É o responsável sobre como os personagens do jogo vão se comportar, como por exemplo, como serão os seus movimentos. Isso significa que sua principal atuação será na aplicação de instruções lógicas no jogo digital, baseado em seus conhecimentos em programação.  

Produtor de Jogos

Vai monitorar a equipe durante a  produção do jogo, ou seja, delegar tarefas,  estabelecer prazos, entre outros. Afinal, para o jogo funcionar de acordo com o objetivo proposto no seu planejamento, é crucial ter um responsável que ficará de olho em todas as etapas. 

Engenheiro de Som 

Aqui, sua atuação consiste em implantar os sons no jogo, criando uma trilha sonora no estilo do público alvo e no andamento do jogo, com o intuito de oferecer uma experiência completa e imersiva aos jogadores. 

Testador de Games 

Neste ramo, precisa conhecer profundamente toda a estratégia traçada para o jogo e ter um olhar analítico para reconhecer as falhas que podem ter no jogo, realizando tais observações a partir das suas jogadas. Basicamente, é o responsável por testar o jogo e viver a experiência oferecida.

Perfil do profissional de Jogos Digitais 

O profissional dessa área precisa ter uma personalidade singular, com certos aspectos que vão contribuir na criação e no seu desempenho da sua função. Sua profissão é totalmente ligada a tecnologia, um fator que pede dos seus profissionais habilidades nesta área.

Além disso, afinidade com matemática é fundamental, já que o profissional vai precisar lidar com algoritmos, dados e programação. Diante disso, precisará de raciocínio lógico para ser ágil. Veja outras características fundamentais: 

  • Criatividade: Como vai criar jogos interativos com vários objetivos específicos, precisa ousar na imaginação e criatividade para propor novas ideias que ainda não estão no mercado;  
  • Paciente: Nem sempre a primeira tentativa de implantar algo no jogo vai apresentar, de cara, bons resultados. Por essa razão, a persistência é um dos aliados dos profissionais durante o processo de criação;
  • Inovador: É um meio cheio de inovações, por isso, é fundamental que seus profissionais estejam constantemente pesquisando e prestando atenção às novidades do mercado. 
  • Fluência em inglês: É um dos requisitos para o sucesso, visto que muitos softwares tem sua linguagem e programação em inglês.

Curso de Jogos Digitais da Unit 

O curso de Jogos Digitais pode ser encontrado na Unit na modalidade presencial. A instituição é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

A Unit reconhece como o mercado de trabalho está atrativo para o formando em Jogos Digitais, por isso disponibiliza uma graduação com equipamentos de ponta e tecnológicos, além de laboratórios adequados para as aulas práticas sob orientação de professores qualificados para aplicação dos conteúdos.

Se você tem interesse nessa área, a Unit é a instituição capacitada para te oferecer o curso de Jogos Digitais! Venha para a Unit! 

POSTS RELACIONADOS

emec