O que faz um Engenheiro de Produção: Como trabalha, onde atua e mais!

O engenheiro de produção é um profissional responsável por gerenciar processos produtivos e otimizar a eficiência em empresas de diversos setores.


Se você gosta de assuntos voltados para economia, administração e matérias como física, matemática e química é bem provável que você se identifique com a engenharia de produção.

O Engenheiro de Produção é um profissional encarregado de assegurar a eficiência dos processos produtivos de uma empresa, como também de garantir que os custos de produção se mantenham baixos.

Toda empresa que trabalha com linha de produção é importante ter um profissional capacitado para dimensionar e avaliar os processos produtivos, sendo assim é importante ter um Engenheiro de Produção, já que este através de seus conhecimentos técnicos, de gestão de pessoas, administração e um pouco de economia irá auxiliar no desenvolvimento organizacional da empresa.

Se você tem interesse em seguir essa área de atuação, continue lendo esse artigo e descubra mais sobre essa profissão.

O que faz um Engenheiro de Produção

 O objetivo do trabalho desenvolvido por um Engenheiro de Produção é aperfeiçoar o processo produtivo e garantir sua eficiência, visando manter os custos de produção baixos.

Esse profissional é capaz de equilibrar os custos, gerenciar as linhas produtivas, organizar e monitorar a produção, gerenciar as linhas produtivas, determinar toda a estrutura da organização, além de participar de etapas relacionadas desde a escolha da matéria prima até a distribuição do produto final. 

Conheça a seguir algumas atribuições desse profissional:

  • Projeta sistemas de controle para coordenar atividades e planejamento de produção para certificar que os produtos atenderão os padrões de qualidade;
  • Busca formas de produzir produtos ou parte deles, ou prestar serviços com eficiência máxima;
  • Revisa programas de produção, especificações de engenharia, fluxos de processo e outras informações para entender os métodos e atividades nas manufaturas e serviços;
  • Elaborar procedimentos de controle de qualidade para solucionar problemas de produção ou minimizar custos;
  • Conversa com clientes sobre as especificações do produto, com os fornecedores sobre compras, com os gerentes sobre capacidade de produção, e com os times sobre o status do projeto.

Diferentes áreas de atuação de um Engenheiro de Produção

O engenheiro de produção pode trabalhar em indústrias mecânica, siderúrgica, química, civil, petróleo, de alimentos, serviços de órgãos públicos, empresas privadas, na área da docência e pesquisa. 

Além disso, esse profissional possui uma formação científica e tecnológica o que permite atuar em diferentes áreas, afinal o é amplo o ramo da Engenharia de Produção. Conheça a seguir algumas áreas de atuação:

Planejamento e controle da produção 

Quando o profissional atua nessa área o objetivo é garantir a excelência na atividade que irá ser desenvolvida, o engenheiro de produção atua identificando os recursos necessários para a produção de determinado item, trabalha com a programação de máquinas, com sistemas de compra e estoque e com gerenciamento de equipes.

Logística e distribuição

Além de pensar no desenvolvimento dos itens é importante pensar como esse produto irá chegar ao consumidor final preservando todas as suas características. Sendo assim, o engenheiro de produção irá desenvolver estratégias de logística e distribuição para prevenir qualquer prejuízo ao produto antes que ele chegue ao consumidor.

Engenharia de produto

Trabalhando nessa área, o engenheiro de produção irá pesquisar e analisar sobre a possibilidade de desenvolver um determinado produto para o mercado, na maioria dos casos ele atua em projetos de novos produtos. Dessa forma, é necessário saber identificar quais são as melhores estratégias para garantir a eficiência na produção e lucratividade.

Segurança no trabalho 

Para que a produção dos itens seja realizada de forma eficiente é importante também pensar no bem-estar, conforto e segurança dos funcionários, sendo assim o engenheiro de produção irá desenvolver planos de ação para garantir qualidade de trabalho ao funcionário. 

Custos de produção

Quando se trata de sistema de produção é importante pensar na série de custos, desde os gastos até os lucros, sendo assim um engenheiro de produção irá calcular e buscar reduzir os custos produtivos, mas sem interferir na qualidade do produto. 

O que precisa para se tornar um Engenheiro de Produção

Se você deseja ser um engenheiro de produção é necessário possuir o diploma no curso superior de Engenharia de Produção, sendo assim tem que ingressar em uma universidade, pública ou particular, que seja reconhecida e aprovada pelo Ministério da Educação (MEC).

Mas não basta apenas possuir o diploma, é preciso também estar adequadamente registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado onde atua.

Além disso, é interessante que saiba outra língua, como por exemplo, a língua inglesa, já que o mercado de trabalho possui grandes oportunidades em multinacionais. 

Conheça o curso de Engenheiro de Produção da Unit

O curso de Engenharia de Produção na Unit tem como objetivo formar profissionais capacitados e capazes de dominar e compreender as competências requeridas, agindo sempre com ética, responsabilidade e de forma humana.

O curso tem duração média de 5 anos (10 semestres), sendo ofertado na modalidade presencial nos turnos matutino e noturno, além disso, conta com um excelente corpo docente. Em relação às disciplinas que compõe a grade curricular estão:

  • Cálculo I e II;
  • Gestão de qualidade;
  • Práticas de engenharia de produção
  • Física elétrica e magnetismo;
  • Fenômenos de transporte;
  • Sistemas de informações gerenciais;
  • Logística, dentre outras.

Além disso, é necessário realizar o trabalho de conclusão de curso (TCC) e o estágio obrigatório supervisionado com no mínimo 160 horas.  

POSTS RELACIONADOS

emec