Blog Unit - Universidade Tiradentes

Tecnologia e inovação no ensino superior a distância

Escrito por Unit | Mar 15, 2022 6:41:19 PM

A internet proporcionou uma mudança significativa nos métodos de aprendizagem. Os alunos trocaram as horas em bibliotecas pela pesquisa on-line, uma forma mais ágil de acessar conhecimento técnico de qualidade e atualizado.

Mais recentemente novas tecnologias da informação e da comunicação também proporcionaram uma revolução igualmente impactante na educação brasileira. O ensino a distância é uma nova forma de adquirir conhecimento fora do espaço físico da universidade e do contato presencial com o professor.

As vantagens do método o tornam mais acessível em termos de custo e flexibilidade. Permitindo que mais pessoas invistam no seu futuro profissional. 

Continue lendo e saiba mais sobre os impactos do avanço tecnológico no ensino superior a distância e as vantagens para o aluno que opta por essa metodologia. 

 

O ensino superior a distância é o método do futuro?

 

Há quem diga que futuramente o ensino a distância será a modalidade predominante e não mais a presencial. Um passo nessa direção é o uso de softwares de análise de dados que permite o planejamento de aulas exclusivas. Levando em consideração o ritmo de estudo e as dificuldades específicas de cada aluno, estes novos sistemas proporcionam uma experiência de ensino única.

 

Outro fator que coloca o ensino superior a distância em destaque é a popularidade desse formato. Os custos são mais acessíveis e os horários de estudo flexíveis. Quem está fora da universidade por não conseguir arcar com os custos da graduação encontrou uma saída para investir na carreira.

 

Mesmo quem possui condições financeiras, muitas vezes encontra-se impossibilitado de conciliar trabalho e estudos. Seja pelo horário das aulas ou pelo ritmo puxado da faculdade, o estudo acaba ficando de lado. O EaD permite que o aluno encontre seu próprio ritmo de aprendizado e o estude nos horários que tem disponíveis.

 

Acessibilidade é a palavra-chave do ensino a distância e a característica que tem feito essa metodologia de estudos crescer tanto. E quanto mais a tecnologia avança, mais propício torna-se esse formato para alunos de graduação e pós-graduação.

 

Benefícios do avanço tecnológico no ensino a distância

 

O maior questionamento que o ensino superior a distância recebe é sobre a qualidade da formação devido a falta diária do espaço físico das universidades. Este até pode ter sido um obstáculo inicial, mas atualmente as tecnologias da comunicação estão muito avançadas.

 

O avanço tecnológico permite que as barreiras do EaD sejam compensadas por inovações eficazes em manter o contato entre colegas e professores, apesar da distância física. 

 

Instituições como a Unit EaD, por exemplo, oferecem cursos a distância com aulas ao vivo que permitem interação constante com o professor e os colegas. Não muito diferente de uma experiência em sala de aula tradicional.

 

Os chats e fóruns ainda permitem um aprofundamento dos conteúdos trabalhados com uma tecnologia simples, mas muito eficaz. É possível tirar dúvidas sem preocupação com limites de tempo e com espaço para que todos da turma exponham sua opinião.

 

Elaborando o conhecimento teórico e prático, é mais uma forma de aprimorar a aprendizagem com a interação entre alunos e professores, mesmo a grandes distâncias.

 

Vantagens do ensino superior a distância

Assistir uma aula gravada em alta resolução e com boa qualidade de som permite um entendimento mais claro da explicação do professor. E a disciplina necessária para manter bons resultados sem depender de cobranças desenvolve a autonomia do aluno, tornando-o independente e focado.

 

Por desenvolver conteúdos em multiplataformas, o aluno adquire conhecimentos a partir de perspectivas diversificadas. Recursos textuais, visuais e audiovisuais são empregados para auxiliar e acabam por criar um método de estudo complementar entre si. Tendo tantas opções disponíveis, o difícil é não aprender.

 

O EaD não cria obstáculos na formação como muitos ainda acreditam. Pelo contrário, é uma metodologia inovadora que promove o desenvolvimento de habilidades vantajosas tanto no estudo quanto no mercado de trabalho. Esse detalhe já foi percebido pelos empregadores que estão de olho em formandos do ensino superior a distância.

 

A Unit EaD é uma instituição atualizada com os métodos de ensino mais vantajosos. Utiliza tecnologias inovadoras incentivando a interação dos cursos on-line e favorecendo a qualidade da aprendizagem.

 

Gostou da universidade do futuro? Então conheça os cursos da Unit e venha fazer parte dessa mudança!

 

Leia também:

Inovação no EAD: Conheça as 5 melhores tecnologias

6 mitos sobre cursos de graduação EaD