6 mitos sobre cursos de graduação EaD

O EaD sofre por boatos e teorias infundadas que prejudicam alunos interessados em conquistar progresso profissional e pessoal. Acesse já e entenda!


A educação a distância, ou comumente conhecida EaD, sempre esteve envolta em alguns mitos por ser uma modalidade diferente da usualmente conhecida, a modalidade presencial.

Esses conceitos nem sempre condizem com a realidade de quem opta por estudar a distância.

A seguir, listamos alguns mitos sobre EaD que se popularizaram. Por isso, saiba que essa modalidade tem o intuito de desenvolver o profissional com a mesma qualidade que uma graduação presencial.

Confira!

1. EaD é mais fácil

Sem dúvidas, o primeiro mito relacionado à EaD é a promessa de uma formação mais fácil.

Dentro deste contexto estariam um menor comprometimento do aluno, otimização do tempo seja do curso ou da dedicação do discente e um rigor acadêmico mais brando.

É importante considerar que ao contrário disso, a modalidade tem seus próprios processos e métodos de ensino e aprendizagem, o que não significa que estão aquém da graduação presencial.

Afinal, todo curso superior possui grade curricular e os processos de avaliações padronizados.

Embora fique evidenciado uma maior autonomia para quem decide-se por cursos de graduação EaD, é essencial enxergar que a dedicação e autodisciplina são essenciais para um resultado promissor.

Logo, se de um lado o aluno pode fazer seus próprios horários, ainda que isso não seja um padrão, este mesmo aluno terá de desenvolver um policiamento de seu tempo e empenho.

2. Menor exigência

Outro mitos sobre EaD que acerca a modalidade é que trata-se de uma graduação que exige menos do aluno. Essa crença errônea é inclusive uma das razões para que ocorra a evasão.

A ilusão de que aprende-se fácil pois os conceitos são mais enxutos é uma ideia comum, mas que deve ser combatida em respeito ao entendimento de que o que se faz diferente é a dinâmica do curso, e não seu nível de exigência.

3. Infraestrutura

Ao pensar em um curso de graduação EaD, é comum imaginar que o aluno não terá disponível uma infraestrutura nivelada à de um curso presencial. No entanto, a EaD acercar-se de um ambiente on-line com metodologia moderna, possuindo como aliada a tecnologia.

O aluno do EaD pode usufruir dos campus da universidade ou de instituições parceiras para que o mesmo possa ter um ambiente adequado para realizar a prova obrigatoriamente presencial, ter acesso aos laboratórios, salas de informática e contato direto com tutores ou professores que poderão auxiliá-lo em suas dúvidas.

4. Autonomia plena

Um mitos sobre EaD que deve ser melhor analisado é o da autonomia plena. Ainda que exista flexibilização nos horários e nas atividades, algumas dessas podem depender da interação com outros alunos e com a instituição.

Como exemplo, temos os exercícios propostos pelos professores ou tutores que dependam que o aluno emita sua opinião, troque experiências com colegas ou elabore até mesmo uma dissertação nos fóruns de discussão ou chats de conversa, disponíveis no ambiente on-line das EaDs e que fomentam a importância da interatividade no processo de aprendizado.

5. Falta de credibilidade

Destacamos que a modalidade atende todos os quesitos necessários e exigidos pelo MEC, tais como confiabilidade, experiência acadêmica e qualificação docente e metodológica, além de auxílio da ABED para validar sua idoneidade.

Faz-se imprescindível ressaltar que a modalidade consagrou-se há muito e possui os mesmos critérios de avaliação de qualidade de ensino que a presencial, inclusive garantidos por lei.

6. Útima opção

O último dos mitos sobre EaD que listamos é o preconceitto a ser combatido de que os cursos seriam uma opção secundária para graduar-se.

Deve-se destacar que a escolha por ingressar nessa modalidade não diz respeito à falta de acesso do aluno a uma universidade, mas uma resposta natural ao contexto que estamos inseridos.

Atualmente estamo conectados com o mundo graças à internet. Como reflexo, o acesso às informações e à troca de experiências também passaram a possuir uma diversidade maior de possibilidades.  

Por isso, é necessário sempre estar atento sobre as informações e em como comprovar as afirmações.

E se tem interesse na modalidade a distancia, saiba mais visitando nossa graduação EaD.

 

Leia também:

Como surgiu o EAD

Saiba como aproveitar disciplinas na segunda graduação EAD

POSTS RELACIONADOS

emec