Como surgiu o EAD

Descubra como surgiu o EAD e sua evolução até os dias de hoje. Conheça as principais vantagens e desafios dessa modalidade de ensino que ganhou espaço


Você sabe o que é o EAD e como ele tem ajudado milhares de pessoas a conquistar o sonho do ensino superior? Descubra agora!

Nos últimos anos, o Ensino a Distância (EAD) cresceu significativamente no Brasil, permitindo que um número cada vez maior de jovens possa entrar no ensino superior e iniciar a sua carreira profissional.

Segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), entre 2011 e 2021 o número de ingressantes nessa modalidade cresceu 474%. 

É um crescimento muito impactante no setor educacional!

Em 2011 apenas 18,4% do total dos estudantes de ensino superior faziam cursos EAD, mas, dez anos depois, esse valor subiu para 62,8%, mostrando que os benefícios e a qualidade desse formato de ensino são inquestionáveis.

Com o EAD, jovens de diferentes regiões e classes sociais, que antes não poderiam estudar por falta de condições financeiras ou por não ter uma faculdade em sua cidade, podem ter acesso à educação de qualidade.

Assim sendo, com a popularização do acesso à internet e aparelhos tecnológicos, essa modalidade se tornou um grande facilitador na vida de todos que pensam em cursar uma graduação, sendo muito importante saber o que é EAD e considerá-lo como opção.

Como surgiu o EAD? 

O Ensino a Distância é uma modalidade de ensino que permite o acesso a conteúdos educacionais por meio de plataformas digitais, sem a necessidade de comparecer a uma sala de aula física.

A forma como surgiu o EAD remonta ao ensino no final do século XIX, que inovou com a utilização de correspondência postal para enviar materiais educacionais. No entanto, foi com o desenvolvimento da tecnologia que ele se tornou mais popular.

A partir da década de 1960, com a popularização das primeiras tecnologias de comunicação a distância, surgiram as primeiras propostas de ensino a distância, como a televisão educativa e o uso de fitas de áudio e vídeo para transmitir conteúdo educacional.

No Brasil, esse modelo ganhou força a partir da década de 1990, quando as primeiras universidades começaram a oferecer cursos a distância e foi criada a Secretaria de Educação a Distância (SEED), com o objetivo de fomentar e regularizar a oferta de cursos EAD no país.

Então, com a popularização da internet e dos aparelhos informatizados, como celulares e notebooks, a modalidade passou a ser ainda mais acessível e eficiente, permitindo que diversas instituições de ensino ofereçam cursos de graduação e pós-graduação em EAD.

MEC e EAD

No Brasil, o MEC (Ministério da Educação) tem um papel fundamental na regulamentação e fiscalização do Ensino a Distância, pois desde o surgimento dessa modalidade de ensino, ele tem atuado para estabelecer normas e diretrizes que garantam a qualidade dos cursos e a proteção dos direitos dos estudantes.

Em 1995, o MEC criou a SEED com o objetivo de fomentar e regulamentar a oferta de cursos a distância no país. Ela é responsável por estabelecer as diretrizes de oferta de cursos EAD, além de avaliar e autorizar a abertura de novos cursos e instituições.

Além disso, o Ministério criou o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos no país, incluindo os cursos EAD.

Essa avaliação leva em consideração diversos critérios, como a qualidade do material didático, a formação dos professores, a infraestrutura e os resultados obtidos pelos alunos.

Do outro lado, especificamente para o EAD, o MEC criou o sistema e-MEC, que permite o registro, avaliação e acompanhamento mais próximo dos cursos a distância.

Com isso, as instituições que desejam oferecer cursos EAD devem obter autorização do MEC e se submeter a avaliações de qualidade periódicas dos cursos oferecidos.

Vantagens do EAD 

menina estudando por EAD

Sabendo o que é EAD, é importante saber quais são os mitos e verdades sobre EAD, descobrindo quais são os reais benefícios e vantagens desse formato de ensino tão popular atualmente. 

Confira algumas das vantagens de estudar EAD:

  • Flexibilidade de horários: uma das maiores vantagens é a possibilidade de estudar no seu próprio ritmo, adaptando os horários de estudo à sua rotina pessoal e profissional.
  • Economia de tempo e dinheiro: estudar a distância elimina a necessidade de se deslocar até uma universidade, economizando tempo e dinheiro com transporte e alimentação.
  • Acesso a cursos de instituições de prestígio: muitas das melhores universidades do país oferecem cursos EAD, permitindo o acesso a uma formação de qualidade, independente da localização geográfica do estudante.
  • Possibilidade de conciliar trabalho e estudo: nesse formato é possível conciliar os estudos com o trabalho, permitindo uma formação teórica enquanto atua profissionalmente.
  • Material de estudo online: os materiais de estudo estão sempre disponíveis online, permitindo o acesso a conteúdos atualizados e a possibilidade de revisar o conteúdo a qualquer momento.

EAD ou Semipresencial? 

Assim como o EAD, o Semipresencial é uma modalidade de ensino que se tornou popular nos últimos anos, especialmente por oferecerem uma alternativa flexível para aqueles que desejam obter uma formação educacional.

Embora ambos os formatos possuam semelhanças, existem algumas diferenças importantes que devem ser consideradas durante a escolha. As principais características de cada modelo são:

Características do Ensino à Distância

  • É totalmente online, sem a necessidade de comparecer a uma sala de aula presencial.
  • Os alunos têm flexibilidade para definir o próprio ritmo de estudo e acessar o conteúdo em qualquer lugar do mundo.
  • A interação com os professores e outros alunos é feita principalmente por meio de plataformas digitais, como fóruns de discussão e chats.

Características do Ensino Semipresencial

  • Combina atividades online e presenciais, com encontros presenciais regulares em um campus universitário.
  • Os alunos têm a oportunidade de interagir pessoalmente com professores e outros alunos.
  • O conteúdo é dividido entre aulas presenciais e atividades online, oferecendo uma combinação de teoria e prática.

Conhecendo as vantagens de cada modelo de ensino, a escolha se facilita, não é mesmo? Mas, o mais importante é estar matriculado em uma instituição de qualidade reconhecida.

Então, para saber mais sobre os cursos a distância, visite a nossa página de EAD: com certeza temos o curso ideal para você!

Farmacêutico: como é a profissão, onde estudar e mais!
Esteticista: como é a profissão, onde estudar e mais!
Engenheiro Químico: como é a profissão, onde estudar e mais!

POSTS RELACIONADOS

emec