Faculdade EAD: conheça todas as vantagens

O EAD tem possibilitado que milhões de brasileiros possam estudar a faculdade dos sonhos e melhorar de vida graças às vantagens que oferece. Saiba mais!


A distância para ir até a faculdade não é mais impeditivo para fazer um curso de graduação. Conheça as vantagens do EAD e comece o seu curso já!

O ensino superior foi por muito tempo visto como algo destinado a um pequeno grupo de pessoas que possuíam dinheiro para pagar as mensalidades e que moravam nos grandes centros urbanos, pois somente nesses lugares existiam faculdades.

Mas este cenário foi bastante alterado nos últimos anos. A expansão dos cursos de graduação com novos centros universitários ofertando cursos com valores mais acessíveis possibilitou a entrada de mais pessoas.

E neste cenário, um recurso que contribuiu significativamente para a inserção de novos alunos foi a modalidade do Ensino à Distância. Dados da Abres, Associação Brasileira de Estágios, mostram a contribuição desse formato no ensino superior.

Analisando o período entre 2018 e 2020, as matrículas no modelo EAD subiram 33,78% enquanto no formato presencial elas caíram 12,82%. Considerando os 8,68 milhões de graduandos em 2020, 35,78% estudam em cursos à distância.

Os números destes últimos dois anos com a pandemia do Covid-19 ainda não estão disponíveis. Porém, como a sociedade precisou se adaptar ao trabalho e estudo não presenciais, presumir um crescimento ainda maior do EAD é bastante seguro.

Neste período foi visto que tanto o trabalho remoto quanto a educação superior à distância são perfeitamente funcionais e entregam resultados iguais aos presenciais. Inclusive, esse fato levou a muitas profissões a adotarem o trabalho remoto no fim da pandemia.

Outro fator que contribuiu para aumentar o número de matriculados em cursos de graduação à distância foi a desmistificação do mito de que neste formato o ensino não possuía qualidade.

Hoje, é amplamente reconhecido, principalmente pelo MEC e outros órgãos como a Capes, que o EAD possui a mesma qualidade dos cursos presenciais, além de expandir possibilidades metodológicas devido aos diversos recursos tecnológicos disponíveis.

Com isso, essa modalidade é a solução para aqueles que antes só poderiam sonhar em entrar na faculdade. E se você ainda não conhece as vantagens do EAD, indicamos a seguir diversos motivos que fazem esse formato ser o ideal em muitos casos.

Conhecendo as vantagens do EAD

O Ensino à Distância veio para solucionar problemas de acesso à universidade para as pessoas que moram longe das grandes cidades, para quem não dispõe de muito dinheiro ou por algum outro motivo não poderia frequentar cursos presenciais.

Por isso, a principal característica do formato à distância é permitir a inclusão de todas as pessoas no ensino superior, independente da sua condição social e financeira.

Se você sempre quis fazer o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, por exemplo, ou outra graduação, é possível que o EAD seja ideal para o seu caso.

Veja quais são os benefícios dessa modalidade de ensino.

Economia financeiramulher sentada estuda as vantagens do ead enquanto calcula as contas em uma calculadora

Uma das características do EAD é oferecer cursos com valores mais acessíveis, pois como a universidade não possui alguns dos custos para manter os locais físicos, ela pode proporcionar preços mais atrativos aos alunos.

E o aluno que opta por esse formato, além de pagar uma mensalidade menor, ainda economiza o dinheiro que iria gastar com transporte e alimentação fora de casa. Assim, é possível fazer um curso de graduação dispondo de um investimento menor.

Flexibilidade de tempo

Um dos grandes empecilhos de quem não conseguia ir à faculdade presencial é o horário. Sair do trabalho e enfrentar o congestionamento do fim do dia ou acordar na madrugada para chegar cedo na universidade, nem sempre é fácil, sem falar no tempo para estudar.

Diante disso, o EAD oferece uma organização que permite ao aluno se organizar dentro da sua disponibilidade de tempo. Assim, se você só pode estudar no meio da tarde ou mesmo durante a madrugada, com o EAD é possível sem ter nenhum prejuízo.

Protagonismo do aluno

Um dos diferenciais do formato à distância é permitir que o aluno tenha protagonismo no seu aprendizado, isto é, ele tem liberdade para estudar da melhor forma para o seu próprio aprendizado e consultar o professor quando possuir dúvidas.

Assim, o aluno não fica preso ao ritmo de toda uma sala. Se ele quiser ir se avançar no conteúdo ou mesmo tomar um tempo maior em um tópico específico, não será impedido pelo cronograma geral.

Recursos tecnológicos

A faculdade presencial ainda é muito ligada ao ensino mais tradicional, o professor falando na sala de aula, um texto impresso para discutir, conteúdo na lousa para copiar. E nem sempre as pessoas se adaptam a esse formato, sentindo dificuldade em aprender.

Com o avanço tecnológico, diversos recursos podem ser usados para facilitar o estudo. E o EAD permite utilizá-los com facilidade, vídeos, apresentações visuais, filmes, podcast, além das várias funcionalidades disponíveis nos Ambiente Virtual de Aprendizagem, AVA.

Desse modo, se você tem mais facilidade em aprender com filmes e apresentações visuais, poderá contar com vários deles, da mesma forma se preferir escutar podcasts e audiobooks. O EAD se beneficia por aderir a várias preferências de aprendizado.

Com as vantagens do EAD, o desejo de possuir um diploma de nível superior não é mais um sonho distante. Se tem interesse em entrar na faculdade por meio dele, confira mais sobre a faculdade EAD da Unit e faça parte do mundo universitário!

 

Leia mais:

Como funciona a graduação a distância?

Saiba como aproveitar disciplinas na segunda graduação EAD

Inovação no EAD: Conheça as 5 melhores tecnologias

Vale a pena fazer uma pós-graduação EaD?

capa-sem-medo-do-reconhecimento-duvidas-graducacao-online

Tire todas as suas dúvidas sobre graduação online

Neste e-book, você conhecerá como funciona o Ensino a Distância (EaD) e ainda descobrirá 7 vantagens dessa modalidade!

👇 Preencha o formulário rapidinho e faça o download agora:

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec