Como funciona a graduação a distância?

A formação via EaD trouxe grandes benefícios e vantagens para quem deseja melhorar o currículo e conquistar melhores oportunidades profissionais. Saiba mais!


É cada vez maior o número de pessoas que hoje estão fazendo a modalidade de graduação a distância. Basta ter um computador com conexão para a internet, que não há mais a necessidade de ir até a faculdade frequentar aulas todos os dias.

Isso permite que, com o corre-corre do dia a dia,  seja possível administrar melhor o tempo dos estudos com o trabalho, outros compromissos, e até com o merecido descanso.

Quer saber como funciona a faculdade a distância? Siga com a leitura!graduacao-a-distancia

O que é a graduação a distância?

A graduação a distância é também conhecida como EaD (Ensino a Distância). No lugar de ter que assistir as aulas em uma sala de aula presencial, como nas graduações mais tradicionais, a graduação a distância utiliza a maravilhosa tecnologia da internet para fornecer ao aluno aulas, conteúdos, materiais e discussões.

Este modelo não é completamente novo. Antes da internet, existiam diversas formas de Ensino a Distância, como o famoso Telecurso 2000.

O aprendizado de forma não presencial também já foi feito por rádio e cartas. Já na era da tecnologia de comunicação de massa, o e-mail também foi um importante instrumento na transmissão de conhecimentos.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem

ambiente-virtual-de-aprendizagemCom o avanço e disseminação da banda larga, hoje o conteúdo das aulas pode ser transmitido por meio de vídeos e outros materiais que são fornecidos pela plataforma on-line da instituição, chamada de Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Além de assistir às videoaulas, o aluno pode enviar e receber documentos, participar de fóruns de discussão com os colegas e tutores, tirar dúvidas, acessar uma variedade de conteúdos extra-aula e multimídias, etc.

É possível também resolver as questões mais burocráticas como consultar mensalidades, baixar boletos, fazer solicitações à secretaria acadêmica, entre outras.

O que é exigido presencialmente?

As avaliações devem ser feitas presencialmente, por exigência do MEC, para garantir que é o aluno mesmo quem está sendo avaliado. Tais avaliações podem incluir provas, trabalhos em grupo ou individuais e seminários.

Ao final do curso, é também exigido a entrega de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que deve ser desenvolvido individualmente e apresentado a uma banca avaliadora, tal qual na graduação presencial.

vantagens-graduacao-a-distancia

Quais são as vantagens?

Se ainda tem dúvidas sobre como funciona a faculdade a distância, lembre que na correria da rotina muitas vezes é difícil conciliar horários de trabalho e estudos, até porque muitas vezes eles conflitam.

E nesse caso, não há horários fixos para as aulas da graduação a distância: você pode assistir quando achar mais conveniente.

Em vez de ter que ir até a faculdade, é possível assistir as aulas do seu computador, e em qualquer lugar. Via de regra, é possível gerenciar o próprio tempo muito melhor, já que o curso está disponível 24 horas por dia e pode ser acessado no horário de melhor conveniência.

Não somente isso, mas a relação com os professores e tutores se dá de forma diferente da graduação presencial, uma vez que eles são orientados a responder mais frequentemente e diretamente aos alunos. Nesse sentido, a proximidade com os educadores pode ser até maior em alguns casos.

E a validade do diploma?

Como exigido pelo MEC, o conteúdo de uma graduação a distância é o mesmo de uma presencial. Isso quer dizer que você aprende os mesmos conhecimentos que alguém que adota o meio tradicional.

Igualmente, o diploma tem a mesma validade, e é reconhecido cada vez mais pelo mercado de trabalho, tendo-se em vista o mesmo rigor do ensino presencial na avaliação dos alunos.

Se ainda restam dúvidas de como funciona a faculdade a distância, baixe o e-book "Sem medo do reconhecimento: tire todas as suas dúvidas sobre os cursos de graduação on-line". E se já é formado, torne seu currículo ainda mais atrativo com uma segunda graduação!

 

 

Leia também: 

Graduação EAD: mitos e verdades

Saiba como aproveitar disciplinas na segunda graduação EAD

Inovação no EAD: Conheça as 5 melhores tecnologias

Segunda graduação ou pós-graduação: qual a melhor opção?

E-book: Sem medo do reconhecimento: tire todas as suas dúvidas sobre os cursos de graduação on-line

ebook-sem-medo-do-reconhecimento-duvidas-graducacao-online

Tire todas as suas dúvidas sobre graduação on-line

Neste e-book, você encontrará as principais  informações sobre como funciona o Ensino a Distância (EaD), e ainda descobrirá 7 vantagens dessa modalidade.

Preencha o formulário abaixo e faça o download. 👇

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec