Tem idade certa para fazer faculdade? Saiba se deve entrar aos 18 anos

Está em dúvida sobre quando deve entrar na faculdade? Leia nossas dicas e descubra se é bom fazer faculdade aos 18 anos ou se é melhor esperar!


Salvo raras exceções, é possível dizer que, quando estão prestes a completar 18 anos, as pessoas não têm muitas certezas na vida. Com a pressão do aumento das responsabilidades e as transformações acontecendo no corpo, ficar em dúvida é até natural.

Ainda assim, você está se perguntando se vale a pena começar a faculdade aos 18 ou é melhor esperar para decidir mais tarde e esta é uma daquelas questões para as quais não há uma única alternativa possível: 

A resposta pode tanto ser sim quanto não, dependendo de cada situação.

Por isso, antes de tomar essa decisão, você deve levar em consideração alguns fatores bem importantes.

Quer saber quais são? Vamos te explicar.

 

Vantagens de começar o curso aos 18 anos

Em primeiro lugar, você precisa entender a importância da escolha de uma profissão. Essa é uma decisão que trará reflexos em toda a sua vida.

Quando pensam em começar uma faculdade aos 18 anos e construir uma carreira, as pessoas não fazem isso pensando em mudar de profissão lá na frente. Muito pelo contrário: o sonho de todo mundo é alcançar a realização exercendo aquela atividade.

Vai dizer que já não teve aquela fase de querer ser astronauta? Jornalista? Quem sabe até diplomata, cientista ou professor?

No entanto, se essa indecisão é coisa do passado e, mesmo terminando o Ensino Médio, já “pintou” aquela identificação com determinada área do conhecimento, não perca tempo e matricule-se no vestibular mais próximo.

estudantes do ensino medio

Fazer faculdade depois do ensino médio é uma boa opção

São várias as vantagens para quem junta o Ensino Médio com a faculdade: ainda que se escolha um curso longo, com duração de cinco anos, você provavelmente irá se formar antes dos 25.

Então, mesmo tão jovem, terá a chance de se estar à frente do mercado e se especializar mais cedo em uma segunda graduação ou uma pós. Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente, investir em conhecimento tornou-se um requisito básico.

 

Tem dúvidas sobre a carreira? Talvez seja melhor esperar

mulher com duvidas

Por outro lado, se mesmo se submetendo a uma infinidade de testes vocacionais, você ainda tem duas, três ou até mais profissões com as quais você se identifica – e, ainda sim, não conseguiu tomar partido de nenhuma delas – esperar um pouco antes de prestar vestibular talvez seja a decisão mais sensata.

Mas, atenção: é muito importante que você use esse período para sanar todas as suas dúvidas.

Procure conhecer, na prática, a rotina de cada uma de suas profissões – visitas agendadas se configuram como uma boa oportunidade – e busque informações sobre o mercado de trabalho e salário, especialmente se o fator financeiro for preponderante para você.

Ah! Uma boa dica é fazer um exercício de imaginação e tente imaginar como seria o seu desempenho naquela profissão.

 

Continue estudando e se especializando antes de entrar na faculdade

garoto estudando para o vestibularÉ importante que você aproveite esse período que ainda não está numa faculdade para revisar os conteúdos do Ensino Médio, afinal de contas, é preciso estar afiado para o vestibular.

Além disso, você pode também dar aquela turbinada no aprendizado de uma língua estrangeira. Quem sabe não rola até um intercâmbio fora do país?

O mais importante é que você não fique parado e desfrute desse tempo (que não deve ser tão longo, no máximo um ou dois anos) para fazer alguma coisa útil e que enriqueça o seu currículo antes de você escolher uma graduação.

Já decidiu em que curso pretende ingressar? Então conta para a gente como foi esse processo nos comentários. O seu depoimento pode ser o empurrão que faltava para ajudar a outros estudantes indecisos!

 

Gostou? Leia também:

Como escolher uma faculdade e estudar para o vestibular?

Fazer faculdade a distância vale a pena?

7 aplicativos para estudar para o vestibular

vida-de-estudante

Neste e-book, trouxemos um panorama das principais diferenças entre o Ensino Médio e a Faculdade. Confira como essa nova rotina irá te transformar! 😁

👇 Preencha o formulário abaixo e faça o download: 

 

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec