A Engenharia Mecânica está orientada ao projeto, à execução e à operação das máquinas e das ferramentas.
Essa formação é responsável pela aplicação dos princípios da Física, bem como das ciências dos materiais para conceber, analisar, fabricar e manter os sistemas mecânicos.
O engenheiro mecânico é o profissional que está à frente dos projetos, produções e manutenções que requerem sistemas mecânicos, como motores (automóveis, aviões, navios, usinas, entre outros exemplos).
Quem termina uma graduação em Engenharia Mecânica pode atuar em várias áreas que envolvam esses sistemas mecânicos, como as indústrias automobilísticas, navais ou aeronáuticas.
O engenheiro mecânico também está habilitado para atuar no setor de energia, realizar consultoria e aprofundar-se cientificamente, em universidades e centros de pesquisas.
O estudante de Engenharia Mecânica encontrará nos primeiros dos 5 anos de sua formação matérias e conceitos fundamentais das engenharias, para aprofundar-se, posteriormente, nos princípios mais específicos da mecânica.
A Física é uma matéria chave na faculdade de Engenharia Mecânica. Termodinâmica, Análise estrutural, Eletricidade, Cinemática e Ciências dos materiais são exemplos de temáticas abordadas no curso.
O aluno também terá outras matérias além das vertentes diretas da Física, como Computação, Álgebra, Estatística, Química, Desenho Técnico e Economia. Também deverá cumprir um Estágio Supervisionado e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso.
Como ocorre com os profissionais das outras Engenharias, o mercado de trabalho apresenta-se fértil, abrangente e potencialmente lucrativo ao engenheiro mecânico.
A graduação em Engenharia Mecânica é uma formação de sólida tradição, que mantém boas perspectivas de remuneração e saída laboral.
Claudio de Oliveira, Graduado em Engenharia Industrial Elétrica (1988) e mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (1997), ambos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente com o controle supervisório de sistemas a eventos discretos. Na área de Ciência da Computação, tem experiência com a programação de computadores, com a construção de compiladores e teoria de linguagens formais. Possui 22 (vinte e dois) anos de experiência no magistério superior e há 7 anos coordena o Curso de Engenharia Mecatrônica e a 03 anos coordena o Curso de Engenharia Elétrica da UNIT.
Presencial
Matutino | Noturno
Bacharelado
Carga horária: 4200 horas
Duração do curso: 10 semestres
____________________
Realize o seu cadastro!