3 dicas imperdíveis para conciliar trabalho e faculdade

Conciliar trabalho e faculdade é um grande desafio, mas não é impossível. Com força de vontade, metas traçadas e muita organização, você pode viver uma experiência incrível e transformadora. 

Antes de assumir o compromisso de estudar e trabalhar durante a graduação, pare por um instante e pense sobre como sua vida está organizada atualmente.

Depois, observe cuidadosamente as tarefas às quais você se dedica, veja o que é prioridade e se é possível conciliar com uma faculdade.

 

Você está preparado para estudar e trabalhar durante a graduação?

estudando em casaSe você tem pouco tempo, mas ainda assim quer ou precisa estudar, talvez o ensino a distância seja uma opção mais interessante para você. A graduação online tem a mesma validade que a presencial, com a vantagem de poder ser feita do conforto do seu lar.

Por outro lado, se você precisa de mais apoio para estudar e seu horário de trabalho permite frequentar um curso superior diariamente, a modalidade presencial pode ser o que você busca.

Tenha em mente que não há um momento ideal para estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Considere suas responsabilidades e converse com as pessoas mais próximas antes de tomar uma decisão.

 

3 dicas para quem quer estudar e trabalhar durante a graduação

Agora que você já refletiu e está preparado para enfrentar esse desafio, nós trouxemos algumas dicas super interessantes para você se dar bem:

mulher organizando as tarefas na agenda 1. Organize-se

O primeiro passo para ser bem-sucedido em qualquer coisa é se organizar. Liste o que precisa ser feito, quanto tempo você tem para isso e use as vantagens da organização para ter sucesso.

Para isso, usar uma agenda para anotar as datas importantes, como avaliações e entregas de trabalho. Estabeleça uma rotina regular de estudos para revisar o que foi aprendido.

Assim, você não deixa tudo para a última hora e mantém tudo em dia.

 

2- Use a tecnologia a seu favor

tecnologia

Quem trabalha e estuda ao mesmo tempo sabe quanto o tempo é valioso. A tecnologia pode ser sua grande aliada, fazendo com que você economize tempo com atividades rotineiras.

Há diversos aplicativos de gerenciamento de atividades que podem ajudá-lo, como o Trello e o Asana. Aproveite o seu tempo livre e teste qual funciona melhor para você.

 

3- Evite procrastinar

Se você é do tipo de pessoa que deixa as coisas para depois, mesmo que elas possam ser resolvidas rapidamente, está na hora de aposentar isso!

you can do this

A procrastinação é um hábito que irá prejudicá-lo muito durante a faculdade, por isso, é importante eliminá-lo o quanto antes.

 

Conclusão: estudar e trabalhar durante a graduação é possível

celebrating

Depois dessa leitura, você já deve ser capaz de avaliar se estudar e trabalhar durante a graduação é algo que funciona para você.

O segredo para conciliar as duas coisas está em ser sincero e realista com a sua situação atual.

Também é importante avaliar seu nível de comprometimento. Se começar a estudar ou trabalhar for comprometer seu desempenho em uma das duas atividades, talvez isso não seja a opção certa.

Por fim, converse com aqueles que serão diretamente afetados por sua escolha. Quem tem filhos ou mora com os pais, por exemplo, pode precisar de mais apoio nessa nova etapa da vida.

 

Curtiu? Leia também: 

Graduação EaD: Mitos e Verdades

capa-sem-medo-do-reconhecimento-duvidas-graducacao-online

Tire todas as suas dúvidas sobre graduação online

Neste e-book, você conhecerá como funciona o Ensino a Distância (EaD) e ainda descobrirá 7 vantagens dessa modalidade!

👇 Preencha o formulário rapidinho e faça o download agora:


Gostou do conteúdo? 

Continue acompanhando nosso Blog para conferir tudo sobre o Ensino Superior.  🎓

VER MAIS CONTEÚDOS