Análise de Infraestrutura: entenda as tarefas e importância

Saiba como o que um analista de infraestrutura, onde atua, como atua, quais os requisitos para se tornar um. Entenda a importância e onde estudar.


O mundo tecnológico possui suas virtudes, principalmente se comparado aos tempos sem muitas dessas ferramentas importantes, no entanto, mesmo esse sendo um universo altamente hábil, inteligente e eficiente, ainda assim possui seus desafios intrínsecos, é nesse ponto que a atuação desse profissional em foco, o analista de infra-estrutura de redes e sistemas computacionais, entrar.

Como qualquer área com alto grau de eficiência, existe um “plano de fundo” tornando tudo possível, como os profissionais que trabalham nos bastidores da televisão ou teatro, você vê o espetáculo completo com aquele elenco e atores em um cenário perfeito, porém, para chegar até aquele resultado houve todo um processo.

O analista de infra-estrutura é um dos participantes que age para tornar tudo possível, é uma das peças fundamentais, trabalhará como um “anjo da guarda”, sabe? Não, ele não trabalha com proteção nesse campo, embora muitas vezes funcione assim, mas, muito mais que isso, ele garantirá o funcionamento de tudo. 

Está curioso para saber como se tornar um e quais habilidades necessárias? Fica mais um pouco e dá uma olhada no que tem a seguir, talvez até o fim do post você procure imediatamente onde iniciar os estudos, portanto, está no lugar certo. Aqui mesmo. Garanta seu futuro na área que mais cresce no Brasil e no mundo: A área tecnológica.

O que faz um analista de infraestrutura

Esse profissional abrange uma área relativamente grande de funções, a infra-estrutura é a base do sistema tecnológico, e abarca todos os componentes importantes: software, hardware, sistemas, servidores, armazenamento, componentes de gerenciamento, periféricos, redes, bancos de dados e soluções de borda e nuvem.

Dessa maneira, esse profissional atuará organizando e supervisionando os recursos tecnológicos de uma empresa (qual seja o local da estrutura tecnológica citada), também faz manutenção e dá suporte de sistemas de computador e data center, podendo desse jeito também desenvolver melhorias no sistema. 

Habitualmente, terá sempre contato com programação e estará atento a localizar falhas técnicas para organizar operações para corrigir.

De acordo com o site br.indeed.com, as principais funções desse profissional são:

  • implantar, gerenciar e monitorar os serviços de TI;
  • administrar sistemas e ambientes computacionais, mapeando pontos fracos, riscos e vulnerabilidades;
  • coletar métricas e dados de uso para elevar a eficiência e o desempenho;
  • acompanhar e garantir o tráfego seguro e fluido das informações críticas;
  • planejar e instalar a estrutura tecnológica;
  • realizar procedimentos de manutenção preventiva e corretiva;
  • inspecionar a conformidade com as políticas de recursos computacionais;
  • zelar pela segurança dos dados;
  • fazer o controle de acesso aos ambientes corporativos;
  • criar perfis de uso e conceder privilégios;
  • elaborar políticas de proteção, acesso e backup;
  • desenvolver barreiras para possíveis invasões, violações ou vazamentos, bem como procedimentos de emergência;
  • prestar atendimento e suporte técnico, respondendo a chamadas e tíquetes de clientes e colegas de outros departamentos;
  • implantar servidores e configurar clusters com foco em alta disponibilidade
  • acompanhar o lançamento e implantação de atualizações;
  • elaborar scripts para automação de rotinas;
  • usar soluções de inteligência artificial e aprendizado de máquina para agilizar o trabalho e alcançar melhores resultados;
  • desenvolver e implementar projetos de melhoria contínua.

Diferentes áreas de atuação de um analista de infraestrutura

Um analista de infraestrutura como pode ser interpretado, pode atuar em qualquer empresa de tecnologia, como também empresas que possuem setor de tecnologia, dada a necessidade. Como existem diversos outros modos de ser um atuante nesse campo profissional, dentre alguns exemplos de área de atuação, estão:

  • Os analistas de infraestrutura podem trabalhar em uma organização como consultores ou possuir seu próprio negócio de manutenção de computadores e laptops;
  • Também podem atuar em qualquer empresas com grandes ou médios portes de sistemas de TI, de modo imprescindível aliás, para o correto funcionamento desses sistemas;
  • Atua em conjunto com outros profissionais em TI também, por isso, se existe um analista de sistemas, administrador de rede, entre alguns outros profissionais, 90% de chance de haver necessidade de um analista de infraestrutura;
  • Pode e deve atuar em parques industriais;
  • Importante destacar que pode atuar tanto em organizações privadas, tanto em organizações públicas, cabendo a necessidade de cada;
  • Como também pode atuar em segmentos de empresas econômicas.

Como visto, é uma área profissional bastante ampla, como a maioria das esferas de tecnologia são, podendo esse escolher dentre oportunidades oferecidas.

O que precisa para se tornar um analista de infraestrutura

São necessários alguns requisitos para tornar-se um analista de infraestrutura, possuir algum entendimento dos sistemas operacionais, compreensão do firewall, política de segurança, política de compartilhamento, conhecimento acerca de software e hardware, entendimento sobre banco de dados, compreensão ao menos o básico de redes de computadores em geral.

E, como a tecnologia possui linguagem em sua  maioria inglês, é necessário algum entendimento da língua inglesa para atuar nesse ramo.

Esse profissional costuma se reportar diretamente à alta direção da empresa, por isso precisa ser fluente na comunicação, saber comunicar problemas e soluções em linguagem técnica para pessoas que não são da área, ter senso de liderança (como você será trabalhando com outras equipes e pessoas), além de excelente gestão de processos, disciplina, iniciativa, comprometimento e organização.

Conheça o curso de analista de infra-estrutura da Unit

A Universidade Tiradentes (Unit) oferta em seus campus o curso de analista de infra-estrutura de redes e sistemas computacionais, é um curso tecnológico, menor do que licenciatura ou bacharel, possui 04 semestres (02 anos).

Durante a graduação você vai poder aprender e desenvolver as competências necessárias para tornar-se um analista e estar mais que preparado para atuar no mercado de trabalho, com eficiência e plenitude nas suas funções.

Nela, contém variados conteúdos que oferecem uma visão ampla do que é preciso estar ciente para exercer a profissão.Para que a sua formação seja possível, esse curso possui diversas disciplinas de Introdução a redes de computadores, introdução ao devops e SRE, administração de sistemas operacionais, laboratório de programação para redes, até mesmo startups, incubadoras e negócios e administração de serviços e roteamento de redes em grande escala e muitos outros conteúdos.

A metodologia utilizada para esse curso será híbrida, isto é, online e presencial, com as datas presenciais voltadas ao desenvolvimento prático das competências e habilidades técnicas e comportamentais ministradas e esperadas, a dimensão online fará o papel de complementar o ensino tornando a experiência eficiente e completa.

Junte-se a nós e venha fazer parte do futuro.

POSTS RELACIONADOS

emec