Enfermeiro: profissão, onde estudar e mercado de trabalho

A atuação do enfermeiro é essencial em diversas áreas da saúde, desde o cuidado com o paciente até a gestão de equipes e serviços.


Os profissionais de Enfermagem são os responsáveis por cuidar, tratar e por atender os pacientes, junto com os demais membros das equipes da área da saúde. O curso de Enfermagem capacita os profissionais para atuarem na prevenção, promoção, proteção e restabelecimento da saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais do setor.

Desse modo, é de suma importância compreender um pouco mais a respeito da profissão do Enfermeiro, como se tornar, como é o curso e sua grade curricular, quais são as áreas de atuação, onde estudar para ingressar nesta carreira promissora e dentre outras informações pertinentes para se tornar um bom profissional.

Como é a profissão de Enfermeiro

O enfermeiro se dedica ao cuidado da saúde de pessoas doentes, trabalhando em conjunto com outros profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e fisioterapeutas. A prática do seu trabalho está direcionada para coletar informações a respeito da condição de saúde do paciente, para assim definir os procedimentos que serão aplicados pela equipe de enfermagem.

Além disso, o profissional atua com a administração de medicamentos prescritos, realização de curativos, higiene do paciente, realiza exames, aplica injeções, triagem de casos, organizar prontuários, zela pela organização e limpeza do ambiente hospitalar, separa instrumentos cirúrgicos e coordena equipes, dentre outras ações, ou seja, o enfermeiro é o profissional responsável pelo atendimento direto e mais próximo ao paciente e por coordenar equipes de saúde.

É importante ressaltar que atuar como enfermeiro não significa que é um auxiliar do médico. O  seu trabalho é de trabalhar em conjunto com os profissionais da saúde, a fim de promover o bem-estar do paciente. Portanto, as funções são integradas, mesmo que  ocorram de modo independente.

Como é o curso de Enfermagem

O curso de Enfermagem deve ser devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e a duração da graduação em Enfermagem nas faculdades brasileiras é de, aproximadamente, cinco anos. 

O curso de Enfermagem capacita os profissionais para prevenir, promover, proteger e restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais do setor.

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de enfermagem, definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o conteúdo essencial de um curso de graduação deve contemplar três grandes eixos, são elas:

  • Ciências Biológicas e da Saúde;
  • Ciências Humanas e Sociais;
  • Ciências da Enfermagem (Fundamentos, Assistência, Administração e Ensino).

Durante a graduação, são realizadas diversas atividades práticas em laboratórios. Além disso, é obrigatória a realização do estágio supervisionado em hospitais, ambulatórios, clínicas, rede básica de serviços de saúde e comunidades. Para concluir a graduação, o aluno precisa fazer e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Como é a grade do curso de Enfermagem

A grade curricular do curso de Enfermagem é elaborada para fornecer aos alunos uma base sólida de conhecimentos teóricos e práticos necessários para atuar na área da saúde como enfermeiros. Verifique aqui as disciplinas que compõem a matriz do curso de Enfermagem da Unit.

Onde estudar Enfermagem

O curso de Enfermagem pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. Atualmente, ela está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado do país.

Dessa forma, a UNIT tem o compromisso com a empregabilidade do aluno, mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios.

Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade e intercâmbio, através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição origem.

Nesse sentido, infere-se que o estudante na Unit está preparado para se tornar um profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho nacional e internacional!

Curso de Enfermagem da Unit

A presença do enfermeiro, durante toda a perspectiva histórica desde o surgimento da profissão, é indispensável e singular para o estabelecimento da assistência e condições de saúde da população.

O curso de Enfermagem da Unit proporciona o desenvolvimento na prática profissional de competências técnicas e comportamentais  para que os profissionais formados estejam preparados, apresentando  diferencial técnico científico para atuar no mercado de trabalho.

Os egressos são aptos para realizar triagens, fornecer os primeiros atendimentos, coletar exames, fazer a administração medicamentosa, monitorar o estado de saúde dos pacientes, preencher prontuários e outras funções importantes desse profissional.

Portanto, não perca tempo! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você, venha ser um aluno da UNIT!

POSTS RELACIONADOS

emec