Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD: como se encaixa no mercado de trabalho

A tecnologia colabora com a sociedade de diversas formas e por isso profissões ligadas a ela tem grande prestígio.


O Analista de Desenvolvimento de Sistemas tem muito alcance atualmente, visto que toda a dinâmica do mercado de trabalho tem o impacto da tecnologia. 

Uma vez que suas funções são importantes para o desenvolvimento de uma empresa, já que vai projetar, documentar, implementar e testar os sistemas instalados. Além de fornecer manutenção e reparos e assegurando de um sistema operacional propício para a realidade corporativa. 

Por essa razão sua presença é importante em vários setores e segmentos, porque sua finalidade é cabível para diversos fins. Diante disso, essa profissão vai ampliando seu espaço e ganhando mais destaque. 

Não importa se é da rede privada ou pública é possível encontrá-los atuando, nos hospitais eles vão desempenhar um papel relevante, ajuda na agilidade dos diagnósticos. 

A partir de sistemas de prontuários que ajudam o médico a preencher e já apresentando possíveis patologias. Enfim, em cada campo que estiverem envolvidos é notável a aceleração dos processos da organização.

Como está o mercado de trabalho em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

No ano de 2018 os Analistas de Desenvolvimento de Sistemas ficaram em segundo lugar das profissões mais contratadas naquele ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

E ainda mais com a pandemia essas contratações aumentaram ainda mais, já que as pessoas tiveram que lidar com o remoto para continuar realizando suas atividades. 

Um dos segmentos que utilizou bastante foi o da educação, muitas escolas e instituições do nível superior tiveram que se adaptar a esse novo formato da educação. 

Assim, as empresas que fornecem internet tiveram que planejar uma maneira de oferecer internet rápida para inúmeras pessoas, sendo um momento de pressão nesse setor.

Desse modo, muitos profissionais dessa área foram contratados, a fim de ser um agente contribuinte para ajudar a atender essa demanda da sociedade, ou seja, implantando sistemas e software que pudessem otimizar significativamente o acesso à internet.

Quem se forma em Análise e Desenvolvimento de Sistemas trabalha onde

É comum encontrar esses profissionais em alguns ambientes que usam bastante a tecnologia ao seu favor para acelerar os processos da rotina empresarial. Conheça alguns deles:

  • Instituições;
  • Empresas de internet;
  • Departamentos tecnológicos;
  • Indústrias, etc.

Principalmente nas empresas de pequeno porte esses profissionais atuam através de consultoria, ajudando nas implantações e no reparos de falhas. 

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Principais áreas de atuação do Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Uma das formações mais completas da tecnologia, promovendo ao seu formando atuar de diversas maneiras nesse ramo, tais como:

Desenvolvimento de Software

Essa é uma das especialidades mais procuradas nesse mercado, são os responsáveis por desenvolver Software de acordo com a necessidade de uma determinada empresa.

A partir de códigos e linguagens de programação, dando uma sequência lógica para resultar no funcionamento do sistema. 

Sendo usadas em programas de sistemas para:

  • Celulares; 
  • Internet;
  • Caixas Automáticos;
  • Tablets.

Administração de Banco de Dados 

Todo programa computacional apresenta um banco de dados para que seu funcionamento ocorra. Nesta área o analista vai desenvolver bancos de dados, instalar e configurar no software criado. Uma das utilidades desse banco de dados é garantir o sigilo das informações contidas.

Administração de Redes

Nessa atuação vai se responsabilizar por toda a Infraestrutura de TI de uma empresa, ou seja, realizando instalações, parametrizações, configurações nos sistemas já Informatizados. Além de assegurar a segurança das informações que são compartilhadas naquela rede. 

Produção de Software

Neste setor é importante ter conhecimento sobre a engenharia de software para participar do processo de produção. Participando nas etapas de produção, que são:

  • Documentar;
  • Arquitetar;
  • Desenvolver;
  • Testar;
  • Aperfeiçoar o sistema de software.

Infraestrutura de TI 

Nessa área seu foco vai ser implementar soluções computacionais usando o hardware para parques computacionais, infraestruturas de rede, integração entre hardware e Software. Com a intenção de atender a demanda da empresa e implantar sistemas cada vez mais eficientes.

Consultoria 

Toda empresa que quer implementar sistemas tecnológicos precisa dos serviços desses profissionais. No entanto, não são todas que têm condições de manter um profissional desse porte no seu quadro de funcionários.

Por essa razão pagam por consultorias, para que eles possam está implementando e quando necessário realizar reparos. 

Perfil do profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O profissional de TI precisa ser capaz de realizar determinadas funções e com atenção para que sejam feitas de acordo com o esperado e proporcione um bom funcionamento aos sistemas instalados. Algumas características vão ajudar na sua performance, tais como:

  • Analítico: Pessoas que trabalham na tecnologia devem ser capaz de olhar para o problema e formular uma solução cabível;
  • Raciocínio lógico: Um dos fatores essenciais para o bom desempenho da sua função, precisam ser ágeis para resolver determinadas situações e realizar reparos. Além disso tecnologia envolve bastante números, por isso ser perspicaz é fundamental;
  • Liderança: Muitas vezes vão ser responsáveis por liderar equipes voltadas a tecnologia, precisa ser capaz de apontar a direção com clareza e firmeza;
  • Paciência: Lidar com sistemas pode ser muito estressante, requer bastante paciência e atenção, principalmente perseverança dos seus profissionais. 

Além disso, a fluência no inglês é fundamental, visto que muitas das linguagens computacionais são no inglês. Vale ressaltar que é uma das áreas que mais necessita está acompanhando os avanços do mercado.

Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unit 

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode ser encontrado na Unit na modalidade EAD.

Sendo uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

A grade curricular do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unit é completa com matérias precisas para a atuação do profissional. Pode-se encontrar disciplinas como:

  • Banco de Dados;
  • Redes e Cloud Computing;
  • Testes de Software;
  • Desenvolvimento Web;
  • Desenvolvimento Mobile, entre outras.

Além de oferecer a cada semestre uma disciplina de inglês, ajudando o aluno a ganhar domínio na língua inglesa. Essas disciplinas são acessadas por meio de uma plataforma digital (AVA) com aulas, conteúdos e questionários atualizados sobre os assuntos. 

O aluno só precisa comparecer na instituição somente para a realização das provas nos finais de período. Ainda mais com videoconferência com tutores e colegas, sendo uma oportunidade de aprofundamento dos aprendizados e construir um networking de sucesso.

POSTS RELACIONADOS

emec