O que faz um Nutricionista e suas diferentes áreas de atuação

Pensa em seguir a carreira de Nutricionista? Acesse nosso blog e conheça tudo sobre o que faz, quais são as diferentes áreas de atuação, o curso e mais.


Cada dia mais as pessoas vem cuidando da sua alimentação, buscando alimentos mais naturais e saudáveis pensando em prevenir o desenvolvimento de algumas doenças, por outro lado ainda é grande e tendencioso o aumento de pessoas com obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT’s), pensando nisso o nutricionista tem um papel fundamental não só na alimentação, como também na saúde das pessoas.

Se você se interessa por essa profissão e quer saber mais sobre, continue lendo esse artigo e descubra mais sobre.

O que faz um Nutricionista

O nutricionista é o profissional que estuda o alimento e os impactos que eles causam no organismo, sendo assim ele através da alimentação irá promover, recuperar e manter a saúde das pessoas, podendo atuar em várias áreas, como nutrição clínica, marketing nutricional, nutrição coletiva, indústria de alimentos, dentre outras.

Veja a seguir, de forma geral, algumas das atividades desenvolvida por esse profissional estão:

  • Elaborar planos individualizados conforme as necessidades das pessoas;
  • Recomendar, quando necessário, suplementos alimentares;
  • Realizar o controle de qualidade dos alimentos em restaurante e refeitórios;
  • Elaborar diagnóstico nutricional do paciente;
  • Desenvolver e examinar produtos que podem ser utilizados na alimentação;
  • Elaborar fichas técnicas;
  • Realizar avaliação antropométrica, dentre outras.

Diferentes áreas de atuação de um Nutricionista

Como citado anteriormente, o nutricionista pode atuar em diversas áreas, conheça quais são elas e as atividades desenvolvidas em cada uma.

Nutrição Clínica

A nutrição clínica é a área de atuação mais conhecida pelas pessoas, nela o nutricionista realiza o atendimento clínico individualizado para que possa elaborar, conforme as necessidades do paciente, seu plano alimentar.

Sendo assim, ele irá investigar o estilo de vida, os hábitos alimentares, o estado de saúde do paciente, o histórico familiar de doenças, além disso é realizado a antropometria do paciente, ou seja, medição de peso, altura, mensuração de massa magra e gordura, como também solicita exames de sangue para analisar como está colesterol, diabetes, função real, por exemplo.

O nutricionista também orienta o paciente a respeito do que evitar, quais opções preferir, como ler o rótulo dos produtos, ou seja, busca promover uma educação alimentar.

Indústria de alimentos

Nessa área de atuação, o nutricionista irá controlar a qualidade dos alimentos que são produzidos e fiscalizar o processo de produção.

Ele irá ensinar os colaboradores sobre higiene do local, dos utensílios, das vestimentas, como os produtos de limpeza podem ser utilizados e armazenados, a forma de manusear os alimentos, ou seja, o que deve e o que não deve ser feito no local de produção dos alimentos.

Além disso, o nutricionista é o responsável pela elaboração das fichas técnicas, dos manuais de boas práticas, dos rótulos alimentares.

Marketing nutricional

Através do marketing nutricional, o nutricionista faz um estudo do produto para que possa identificar o público alvo, qual o valor nutricional daquele produto, ou seja, fornece informações aos consumidores a respeito das características nutricionais.

Além disso, ele pode ajudar na construção de materiais informativos e campanhas publicitárias.

Nutrição coletiva

Diferente da nutrição clínica, na nutrição coletiva o cuidado é voltado para um grupo de pessoas, geralmente os nutricionistas dessa área trabalham em cozinhas industriais, restaurantes, refeitórios ou na área da vigilância sanitária.

O nutricionista além de definir qual será o cardápio servido, respeitando os hábitos e costumes alimentares daquela população, também irá acompanhar o processo de preparação dos alimentos, orientar os colaboradores a respeito da forma correta de manipular os alimentos e o que deve ser evitado.

Deve também, analisar e selecionar os fornecedores, controlar as mercadorias recebidas identificando a data de recebimento e qual foi o fornecedor, definir cronograma de limpeza, fiscalizar os colaboradores.

Além disso, diariamente após a finalização da preparação dos alimentos a serem servidos, o nutricionista deve recolher uma pequena amostra de cada alimento e depois armazenar por cerca de 48 horas, isso porque, caso alguma pessoa que consumiu daquele alimento passe mal é feita uma análise para saber se foi aquela comida o real motivo desse mal estar.

Pensando em garantir a qualidade dos alimentos preparados, os nutricionistas que atuam como vigilantes sanitários irão fiscalizar os estabelecimentos, observando o estoque, o ambiente de preparo dos alimentos, a higiene dos colaboradores e do local.

O que precisa para se tornar um Nutricionista

Se você deseja ser um Nutricionista é necessário possuir o diploma no curso superior de Nutrição, sendo assim tem que ingressar em uma universidade, pública ou particular, que seja reconhecida e aprovada pelo Ministério da Educação (MEC).

Mas não basta apenas possuir o diploma, é preciso também estar adequadamente registrado no Conselho Regional de Nutrição (CRN) do estado onde irá atuar.

Além disso, é interessante fazer uma especialização através de uma pós-graduação, residência multiprofissional ou cursos profissionalizantes para ampliar a possibilidades de atuação e se destacar no mercado do trabalho. 

Conheça o curso de Nutrição da Unit

O curso de Nutrição na Unit conta com uma infraestrutura de qualidade para aprendizagem e pesquisa, além de contar com um ambulatório de nutrição, o qual oferece atendimento gratuito à comunidade local.

Tem duração média de 4 anos (8 semestres), sendo ofertado na modalidade de bacharelado, nos turnos matutino, vespertino e noturno, além de contar com um excelente corpo docente. Em relação às disciplinas que compõe a grade curricular estão:

  • Anatomia humana;
  • Bioquímica da nutrição;
  • Higiene e microbiologia dos alimentos;
  • Tecnologia de alimentos;
  • Administração de Unidade de Alimentação e Nutrição;
  • Avaliação e semiologia nutricional, dentre outras.

Além disso, é necessário realizar o trabalho de conclusão de curso (TCC) e o estágio obrigatório supervisionado. 

POSTS RELACIONADOS

emec