Gestão de Qualidade: funções, oportunidades e mais!

A qualidade dos produtos ou dos serviços é a garantia de destaque em meio a um mercado cada vez mais competitivo.


Com um mercado cada vez mais competitivo e o número de Indústrias e produção aumentando, é necessário oferecer ao público produtos de qualidade e que se destaquem em meio aos outros.

Dessa forma, o Gestor de Qualidade vai verificar todo o processo de produção e como estão sendo realizadas as etapas de qualidade, tudo isso para assegurar que ao final, o produto esteja de acordo com o que foi planejado. Não há dúvidas que se uma empresa deseja apresentar bons produtos, é preciso a implementação de estratégias que contribuam para isso. 

Por isso,  o Gestor de Qualidade será o responsável que vai conhecer minuciosamente o produto e o que é necessário para ser bom e, com isso, vai aplicar os procedimentos corretos. 

Nesse sentido, diante de um mercado acelerado e amplo, o Gestor de Qualidade é ainda mais procurado para ajudar a empresa a permanecer produzindo muito mais e com qualidade.

Como está o mercado de trabalho em Gestão de Qualidade

O mercado para esses profissionais é propício já que estão inseridos na indústria, em setores corporativos, ambiental, de saúde, entre outros.

Nesses campos, podem  atuar como auditor ou prestando consultorias, principalmente em empresas de pequeno porte que não tem condições de manter um funcionário desse tipo em seu quadro de funcionários. No entanto, suas atribuições são de suma importância que é necessário estarem contratando. 

A maioria das empresas precisam de certificados de qualidade, por exemplo da ISO ou ABNT, assim esses profissionais vão atuar para que a empresa consiga a certificação. No Brasil, a demanda por esses funcionários está crescendo cada vez mais, dessa forma, contribuindo para um índice alto de empregabilidade, já que tem muito serviço e pouca mão de obra. 

Além disso, a tecnologia está sendo uma das responsáveis por facilitar a jornada de trabalho desses funcionários, pois sistemas de software e equipamentos tecnológicos são utilizados como uma forma de acelerar as produções mantendo a qualidade.

Áreas de atuação do Gestor de qualidade

Quem se forma em Gestão de Qualidade trabalha onde

O objetivo central do Gestor de Qualidade é assegurar qualidade ao produto, mesmo passando por várias etapas, ou seja, não permitir que falhas possam prejudicar a qualidade do que está sendo produzido. Além disso, o Gestor de Qualidade pode avaliar como determinado serviço está sendo executado, ou seja, não se limita a qualidade de produtos, também de serviços. Confira onde estes profissionais podem atuar:

  • Indústria;
  • Auditoria;
  • Empresas.

Ainda mais podem prestar consultorias para empresas de pequeno porte que não podem mantê-los no seu quadro de funcionários, mas precisam dos seus serviços frequentemente. 

Principais áreas de atuação de Gestão de Qualidade

O formado em Gestão de Qualidade pode atuar em diversas áreas dessa profissão, porque está apto para gerenciar inúmeras funções. Conheça as principais:

Coordenação e Certificação de Qualidade

É uma das mais populares, já que o profissional vai preparar a empresa para estar de acordo com os padrões que o ISO, INMETRO e a ABNT exige. Afinal, a auditoria vai verificar se essas empresas estão funcionando de acordo com as normas estabelecidas por ela, quando recebem uma certificação de qualidade e estão aptas para fornecer seus produtos aos consumidores.

Modelagem de Processos

Neste setor sua atuação consiste em mapear os padrões de qualidades que foram estabelecidos e implementar nos processos de produção. Como também vai determinar quais serão os indicadores de qualidade e apresentá-los aos demais profissionais e gestores, além de estabelecer estratégias para melhorar os resultados.

Auditoria

O Gestor de Qualidade pode desempenhar o seu papel de avaliação diretamente nos órgãos responsáveis pela certificação. Assim vai inspecionar se a empresa está cumprindo com todos os requisitos para renovar o seu certificado e o selo de qualidade.

Como também pode ser auditor interno, sendo funcionário da própria empresa e participando das rotinas administrativas e acompanhado os processos e fazendo apontamentos para a melhoria.

Consultoria

Muitas empresas de pequeno porte não têm condições de ter um Gestor de Qualidade no seu quadro de funcionários, mas constantemente precisam dos seus serviços. 

Por essa razão busca sugestões de qualidade para consultorias, para verificar e também para implementação de melhorias. Assim vai tornar mais ágil e produtivo sua produção, garantindo a qualidade em seus processos e obtendo a sua certificação.

Perfil do profissional de Gestão de Qualidade

O Gestor de Qualidade vai lidar com relatórios, dados e números, por isso é importante entender da área da exata para tornar mais fácil sua atuação. Além disso, deve ser bons comunicadores, já que vai coordenar a equipe e repassar os resultados para os gestores e através dos seus comandos a produção será realizada.

Vale salientar que é importante agir com atenção, porque qualquer erro ou falha durante o professor pode impactar no produto final. Então, tem que estar verificando e avaliando como o produto está reagindo em todas as etapas. 

Além disso, é importante estar atento a novidades no mercado e a novos equipamentos para implementar na empresa novas formas de acelerar a produtividade sem perder a qualidade.

Curso de Gestão de Qualidade da Unit 

O curso de Gestão de Qualidade pode ser encontrado na Unit na modalidade 100% EAD.

A Unit é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Com aulas de acordo com a grade curricular da formação, o curso de Gestão de Qualidade na Unit busca focar nas exatas e nas legislações relacionadas ao consumo por meio do  Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com aulas atualizadas. 

Além disso, há uma parte reservada para apostilas com conteúdos do curso e questionários  para o aluno avaliar como está o seu desempenho, funcionando também como uma oportunidade de revisão e aprofundamento do conteúdo.

Na Unit EAD, o aluno só precisa ir ao campus ao final dos períodos para as realizações de provas. Além disso, os alunos também têm à sua disposição videoconferências com os colegas de turma e tutores, podendo ser um momento de tirar dúvidas e crescer mutuamente.

POSTS RELACIONADOS

emec