Diversas áreas de atuação e perspectivas de carreira para Biomédicos

Explore as possibilidades da Biomedicina e descubra como ela está transformando a saúde e o bem-estar. Desde diagnósticos até pesquisas avançadas.


Esse profissional é encarregado por realizar a identificação, classificação e o estudo de microrganismos causadores de doenças. Ele também pesquisa doenças e trabalha na produção e desenvolvimento de remédios e vacinas para tratamento e cura de doenças e vírus. Além disso, ele pode realizar exames e fazer a interpretação dos mesmos, com o objetivo de identificar se há alguma anomalia ou doença no paciente.

O Biomédico pode atuar com a realização de análise clínica ou de imagem. Ele também pode atuar na área de pesquisa, identificação e classificação de micro-organismos que causam patologias nos humanos. Assim, também será o responsável pelo desenvolvimento de medicamentos e vacinas para tratar as patologias causadas por esses micro-organismos.

Os biomédicos podem desempenhar suas funções em vários ambientes, entre eles podem ser destacados os hospitais, as clínicas, os laboratórios de análise clínica e de diagnóstico por imagem, os institutos de pesquisas, órgãos públicos de saúde e vigilância sanitária e as faculdades.

O que faz um Biomédico

Esse profissional realiza estudos de microrganismos, do comportamento de células e tecidos, para identificar a causa das doenças. Além disso, esses profissionais realizam testes e análises, para o desenvolvimento de tratamentos, remédios e vacinas que proporcionam a cura das enfermidades.

Esse profissional pode realizar diversos trabalhos, entre eles análise clínica, que consiste no exame do sangue, urina e tecidos para detectar possíveis doenças e elaborar diagnóstico, também pode fazer a análise ambiental que consiste na inspeção de produtos químicos e microbiológicos com o objetivo de detectar riscos para o meio ambiente e apoiar planos de recuperação.

Além disso, esse profissional pode realizar a análise bromatológica, que consiste em análises químicas e microbiológicas para medir a qualidade e o nível de contaminação dos alimentos. 

O Biomédico que trabalha nesse segmento realiza relatórios técnicos, perícias, assina laudos e faz consultorias. Ademais, pode trabalhar com a realização de perícia criminal, nesse segmento o profissional vai ajudar a desvendar os crimes a partir de matérias orgânicas como sangue ou tecidos humanos.

Como atua um Biomédico

A atuação do Biomédico no mercado de trabalho vai ser de acordo com o segmento que ele escolheu, assim cada área em específico vai determinar uma atuação específica. No caso do profissional atuar na área de biomedicina estética sua atuação será voltada a realização de procedimentos estéticos, a exemplo de: 

  • Aplicação de toxina botulínica tipo A;
  • Mesoterapia/intradermoterapia;
  • Peelings químicos;
  • Preenchimentos semi-permanentes; 
  • Carboxiterapia;
  • Luz intensa pulsada; 
  • Laser fracionado;
  • Radiofrequência;
  • Técnicas para minimizar celulites, estrias, flacidez ou gorduras localizadas.

Esse profissional pode atuar como fisiologista do esporte, nesse âmbito o Biomédico pode atuar diretamente com o cliente ou com a equipe técnica que acompanha o mesmo, e sua função é desenvolver estratégias que melhorem o treino do atleta ou ajudar na reabilitação, tudo isso em conjunto com os profissionais da educação física, fisioterapeutas, nutricionistas e médicos.

No mais o Biomédico também pode ter a sua atuação voltada para a análise clínica que é a área mais tradicional e mais procurada nessa profissão. o profissional realiza análises laboratoriais buscando identificar doenças ou anomalias em amostras biológicas. São os exames de sangue, biópsias, toxicológicos, entre outros. Ademais, pode também pode atuar com o diagnóstico de tomografia computadorizada e ressonância magnética, assistência à reprodução humana e embriologia.

Onde atua um Biomédico

O mercado de trabalho para o Biomédico é bem diversificado e ele pode atuar em vários segmentos, segundo o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), existem 33 áreas de atuação para o biomédico, isso faz com que os locais de trabalho para o profissional sejam diversificados. 

O primeiro é o setor público, assim ele pode trabalhar realizando perícia criminal e seu local de trabalho será os laboratórios dos institutos de criminalística. Outro ambiente em que esse profissional pode atuar é na iniciativa privada, medindo a qualidade e nível de contaminação dos alimentos, assim estaria atuando na indústria alimentícia.

No mais, o Biomédico pode atuar em hospitais privados ou públicos no diagnóstico laboratorial e complementar, gerando os resultados, realizando coleta de amostras e análises. Nesse mesmo ambiente o profissional pode atuar realizando o processamento do sangue e suas sorologias para identificar doenças como Malária, Chagas, Sífilis, Hepatite B e C e HIV e garantir a segurança das transfusões de sangue.

Ademais, pode-se destacar a docência também como um ramo de atuação desse profissional que pode ministrar aulas tanto na faculdade de biomedicina como na de medicina. Outro local é em consultório realizando a aplicação de acupuntura, que consiste na aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo para regular o fluxo de energia corporal.

Conheça o curso de Biomedicina da Unit

O curso é um bacharelado em Biomedicina, com duração de 4 anos, possui 8 semestres, o aluno pode optar por estudar de manhã ou à noite e conta com 37 matérias que incluem anatomia e fisiologia humana, fora as optativas. Isso com o intuito de formar profissionais aptos a atuar nas mais diversas áreas que a carreira proporciona.

Esse curso é da área da Saúde, sendo assim prioriza as disciplinas voltadas às ciências biológicas, segue abaixo algumas das matérias que são disponibilizadas na grade curricular da graduação:

  • Método Científico;
  • Anatomia Sistêmica e Funcional;
  • Fundamentos Antropológicos e Sociológicos;
  • Processos Patológicos;
  • Hematologia Clínica e Banco de Sangue;
  • Experiência Extensionista IV;
  • Parasitologia Clínica;
  • Saúde coletiva;
  • Experiência Extensionista V;
  • Endocrinologia Clínica.

Essas são algumas matérias.  Além dessas tem as optativas que o aluno pode escolher e tem as matérias práticas que são disponibilizadas desde o primeiro semestre, para que o aluno possa aprender na prática e tenha contato com os laboratórios que são espaços semelhantes ao que o aluno vai trabalhar depois de formado. Segue abaixo os laboratórios disponibilizados na Unit para os alunos de Biomedicina:

  • Laboratório Central de Biomedicina;
  • Laboratórios de Química;
  • Laboratória de Bromatologia;
  • Laboratório de Microbiologia e Imunologia;
  • Laboratório de Bioquímica e Biofísica;
  • Laboratório de Biologia e Biotério.

Esses são só alguns dos laboratórios que a faculdade disponibiliza, para que o aluno durante toda a graduação tenha contato com a prática forense e possa desenvolver as características necessárias para ser um excelente biomédico.

POSTS RELACIONADOS

emec