Como é a Faculdade de Fisioterapia?

O aluno da Faculdade de Fisioterapia é capacitado para atuar na recuperação física e melhora na coordenação, articulação e movimentos de vários pacientes.


Se tem interesse pela área da saúde, mas está em dúvida sobre qual curso fazer, descubra aqui tudo o que você precisa saber sobre a faculdade de fisioterapia e as possibilidades da carreira!

Parece ser um desafio decidir com o que quer trabalhar e consequentemente qual o curso de faculdade permitirá trabalhar com aquilo que gosta. E na área da saúde, essa dúvida parece se tornar ainda maior.

Com tantas profissões e cursos, como Enfermagem, Terapia Ocupacional, Odontologia, Medicina, Farmácia, Nutrição, entre outras opções, é comum ficarmos perdidos na hora da escolha.

E para ajudar neste momento difícil, reunimos neste artigo todas as informações necessárias para que esclareça como é o curso e a atuação profissional do fisioterapeuta.

Como é a faculdade de Fisioterapia?

A Fisioterapia é um ramo da ciência da saúde que é especializada no estudo do movimento do corpo humano, com foco nas articulações, ligamentos e agrupamentos musculares. O curso tem duração de 5 anos e fornece a titulação de bacharel em fisioterapia.

As disciplinas da faculdade de fisioterapia são organizadas em quatro grandes áreas gerais definidas pelo MEC nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de fisioterapia.

Ciências Biológicas e da Saúde

Essa área de estudo abriga todas as matérias que se encarregam dos conteúdos teóricos e práticos sobre os tecidos celulares, sistemas corporais, órgãos, estrutura óssea, e tudo que envolve o funcionamento do corpo humano.

Algumas das disciplinas deste grupo são: Anatomia, Biologia celular e molecular, Fisiologia humana, Saúde Pública, Citologia, Histologia e Patologia.

Ciências Sociais e Humanas

Os estudos sociais tem como objetivo estudar a formação psicológica e comportamental do ser humano na sociedade envolvendo conhecimentos culturais, sociais, hábitos de saúde, alimentação, entre outros.

As seguintes disciplinas fazem parte deste grupo: Psicologia Aplicada à Saúde, Ciências Sociais, Antropologia Social e Ética.

Conhecimentos Fisioterapêuticos

As matérias deste ramo são as responsáveis pelo ensino dos conhecimentos específicos da Fisioterapia, desde a sua história de formação e aspectos metodológicos até o estudo das funções e disfunções do movimento corporal e aplicações práticas.

Normalmente, as matérias fornecidas são: Método de Avaliação Clínica e Funcional, Cinesioterapia, Hidrocinesioterapia, Métodos de Avaliação Laboratorial e por Imagem, Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho e Recursos Terapêuticos Manuais.

Conhecimentos Biotecnológicos

Embora muito associados ao curso de biomedicina, os conhecimentos biotecnológicos são pensados para que o aluno tenha contato com os avanços tecnológicos da área e aprenda como eles impactam no conhecimento e como podem ser aplicados em ações fisioterapêuticas.

As seguintes matérias compõem este grupo: Biossegurança, Bioquímica Básica, Metodologia Científica, Microbiologia, Biologia Celular e Molecular, Biotecnologia aplicada à Saúde.

Essas são as disciplinas mais comuns, mas é possível que a grade curricular sofra alterações entre uma e outra faculdade de fisioterapia.

Como é a profissão de fisioterapeuta?

O fisioterapeuta é o profissional da saúde especializado na recuperação e prevenção de problemas musculares e da capacidade motora dos indivíduos. Nos tratamentos são aplicadas técnicas de massagens e exercícios específicos.

A sua atuação ocorre por meio de diagnósticos fisioterapêuticos que avaliam as condições musculares e motoras do paciente com objetivo de identificar a gravidade de possíveis lesões e providenciar o tratamento adequado.

O fisioterapeuta pode trabalhar em uma instituição (CLT) ou de forma autônoma (como PJ). 

No primeiro caso, irá atuar em hospitais e clínicas especializadas, sendo responsável pela avaliação e aplicação dos procedimentos de recuperação dos pacientes com traumas musculares e motores.

E como PJ, o fisioterapeuta também realiza o tratamento completo, da aplicação de diagnósticos à execução dos tratamentos necessários. Porém, neste caso é comum que o atendimento seja feito diretamente na residência do paciente. 

Contudo, o formado em fisioterapia só poderá atuar após ter o seu registro aprovado no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) e no Conselho Federal de Fisioterapia Ocupacional e Terapia Ocupacional (COFFITO).

Quanto ganha um fisioterapeuta?

A fisioterapia é um dos ramos da saúde que mais tem crescido nos últimos anos e a remuneração tende a variar em cada região do país, pois não há um piso salarial definido como padrão para todo o país.

Apesar disso, o salário de um profissional em início de carreira é em média de R$ 2.138,00. Já para profissionais com mais experiência e cursos de especialização, o salário pode chegar a mais de R$5.200,00.

Quantas horas dura a jornada de trabalho?

Por determinação da Lei  8.856, de 1º de março de 1994, o fisioterapeuta deve trabalhar apenas 30 horas semanais.

Quais são as áreas de atuação do fisioterapeuta?aluna-da-faculdade-de-fisioterapia

A faculdade de fisioterapia proporciona ao aluno o conhecimento teórico e prático de diversos segmentos dentro da área da Fisioterapia. Isso capacita o aluno a atuar em diversas funções logo no início da carreira e depois se especializar na que preferir.

As possibilidades de atuação para o formado em fisioterapia são bastante amplas. A COFFITO é a responsável por reconhecer e legalizar todas as especializações profissionais, sendo elas:

  • Fisioterapia Respiratória
  • Fisioterapia Neurofuncional
  • Acupuntura
  • Quiropraxia e Osteopatia
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional
  • Fisioterapia Esportiva
  • Fisioterapia do Trabalho
  • Fisioterapia Dermatofuncional
  • Fisioterapia em Saúde Coletiva
  • Fisioterapia Oncofuncional
  • Fisioterapia Uroginecofuncional
  • Fisioterapia Uroginecofuncional

Agora que você conhece mais sobre o curso em si, confira a página da nossa faculdade de fisioterapia e obtenha mais informações para começar o quanto antes a construir uma carreira na fisioterapia!

 

Leia mais:

Conheça tudo sobre a área de Fisioterapia

A importância no oferecimento de cursos na área da saúde

O crescimento do mercado de trabalho na área de Enfermagem

POSTS RELACIONADOS