Blog Unit - Universidade Tiradentes

Descubra a área da pedagogia empresarial

Escrito por Unit | Mar 7, 2022 2:04:17 PM

Com o aumento dos formados em Pedagogia, cresce também a competitividade e a necessidade de se destacar no mercado de trabalho e conquistar as melhores vagas. 

Por outro lado, novos campos de atuação surgem e inovam o mercado, as profissões são dinâmicas e as possibilidades também se expandem. Que tal conhecer mais uma, o universo da pedagogia nas empresas?

Acompanhe!

O que é pedagogia empresarial?

 

Trata-se de uma vertente da Pedagogia que se dedica a promover apoio no espaço organizacional sempre que se planeje implementar mudanças, seja a criação de novas filiais ou a necessidade de que os colaboradores trabalhem melhor em equipe.

 

O objetivo do pedagogo é promover a integração entre os diferentes setores e profissionais ao exercitar e relembrar aspectos fundamentais para a companhia, como criatividade na hora de propor soluções para problemas e outras características que contribuem para o sucesso dos negócios.

 

A pedagogia nas empresas também se preocupa com a qualificação profissional dos colaboradores. Por isso, também busca maneiras eficientes de promover a aquisição de novos conhecimentos e o aprimoramento de habilidades técnicas ou comportamentais. Isso inclui workshops, palestras com personalidades relevantes da área, cursos de atualização, dinâmicas de grupo etc.

 

Qual a importância da pedagogia empresarial?

 

A intervenção pedagógica nos ambientes empresariais é fundamental para posicioná-los competitivamente. Ao investir em treinamento organizacional, prepara-se os colaboradores para atender às principais demandas técnicas do mercado de trabalho com qualidade. Além disso, expande-se a compreensão e assimilação de questões nem sempre debatidas no dia a dia do trabalho.

 

Também potencializa a atividade humana, tornando a equipe mais produtiva, integrada e comprometida com resultados. Investir no desenvolvimento do capital intelectual dos colaboradores ajuda a humanizar o processo laboral, reter talentos na organização e atualizá-los diante de novas realidades sociais.

 

Quando um profissional sente que o seu trabalho está sendo valorizado, a tendência é que se crie um vínculo mais estreito com a empresa e mais compromisso com os objetivos gerais da organização.

 

O que é preciso para ser um pedagogo empresarial de sucesso?

 

  • O primeiro passo é fazer uma graduação em Pedagogia. Geralmente, os cursos duram quatro anos e são oferecidos na modalidade Licenciatura, o que lhe permite dar aulas e desenvolver outras atividades educacionais nesse sentido;

  • Caso precise conciliar o curso com outras responsabilidades, como trabalho ou família, considere o ensino a distância. Seu diploma tem o mesmo valor que o de um curso presencial, com a vantagem de poder estudar quando e onde quiser;
  • Em seguida, você pode fazer uma pós-graduação. Além de estudar com mais profundidade uma área de seu interesse, você mostra aos empregadores que está disposto a investir na sua qualificação profissional, que está interessado em se atualizar continuamente e viver novas experiências;
  • Também é importante participar de eventos relacionados à Pedagogia e acompanhar as tendências e novas abordagens desenvolvidas ao redor do mundo. Isso o mantém estimulado e ajuda na hora de se conectar e dialogar outros profissionais, fortalecendo sua rede de contatos.

 

 

Gostou do conteúdo? Leia também:

4 passos para se tornar um líder de sucesso

7 dicas para você aprender como e onde fazer networking

10 palestras TED que vão te ajudar a alavancar sua carreira